Relacionamento Entre Primos: Algum Problema?

“Primos não podem namorar”. Esta frase já foi dita milhões de vezes por parentes mais antigos, e é uma das regras sociais mais fortes entre os brasileiros. A regra geral diz que os primos não podem namorar, mas algumas vezes não dá para resistir. Mas nem sempre primos foram proibidos de namorar, sabia?

Você sabia que na Idade Média os primos eram os melhores partidos para casamento? Para manter o núcleo real entre parentes, os reis e nobres costumavam se casar com primo, sejam de primeiro grau ou distantes. Isso acontecia para que ninguém precisasse dividir as riquezas como dinheiro, ouro e terras, e os valores continuassem em uma mesma família. Também era uma forma de manter o sobrenome entre os seus, já que dar o sobrenome de família para alguém de outra classe social era quase um pecado para as sociedades anteriores.

Relação entre Primos

Relação entre Primos

Ainda nos tempos atuais, em algumas culturas, o casamento entre pessoas da mesma família ainda é forte. Em tribos da África e alguns grupos sociais esquimós, o casamento entre parentes ainda é bastante estimulado pelos laços eternos. Contudo, uma relação entre irmãos é errada e não aceita em todas as culturas. Irmãos, desde os períodos remotos, é uma relação não aceita pela proximidade. E como namorar entre primos ficou errado?

Por que Namorar com um Primo é Errado?

Apesar de acontecer, o motivo pelo qual o relacionamento entre primos é considerado errado é pela proximidade familiar. Na maior parte das famílias os primos são amigos criados juntos, em uma mesma casa e até dormem na mesma casa. Em festas sempre estão juntos, feriados importantes familiares, e os pais costumam criar os primos como irmãos, como uma extensão dos seus próprios filhos.

Os primos são como irmãos, e relacionamento entre irmãos não é bem aceito pela sociedade. Eles crescem juntos e é difícil para os pais imaginar crianças que cresceram juntos, com laços de sangue e criação semelhante, envolver-se em relação sexual, namorar e quem sabe ter filhos. Contudo, socialmente não é difícil de encontrar parentes que são namorados e até casaram e com filhos.

Genética é um dos Motivos pelos quais Primos não podem Namorar

A genética não é de acordo também com uma relação entre primos. Os laços familiares podem causar problemas na geração de novas crianças, pois os filhos são mais propensos em desenvolver doenças genéticas que os demais casais. Um casal que não possui laços parentes corre um risco de até 2% de ter um filho com má formação ou outro tipo de doença metabólica ou fisiológica. Este percentual sobre para 10% em casais que são primos de primeiro grau, com percentual diminuindo à medida que o grau de parentesco fica mais próximo.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=jy24959__Uc[/youtube]

O parentesco próximo aumenta as chances de doenças surgirem. Se uma mulher possui em sue DNA a propensão para que seu filho nasça com problemas de formação, quando engravidar de um parente próximo terá duas vezes mais chances, porque seu parente também deve ter os genes da doença. Os riscos aumentam em doenças graves como câncer.

A má formação do bebê é bem relativa, mas não deve ser ignorada em casos de filhos de relacionamentos entre primos. Infelizmente a genética não pode controlar o surgimento de algumas doenças, mas pode informar as chances do casal de não desenvolver doenças em seus filhos. Contudo, com um mapa genético os pais podem saber e prever as possíveis doenças da criança.

O que fazer se você quer ter um Relacionamento com Primo?

Escolher ter a relação com um primo vem com uma grande carga emocional. Relações com primos sempre foram tabus e desaprovadas. Ter uma relação com primos mais distantes é mais simples, sem o estigma de não ser socialmente aceito.  Mas se for um primo com o qual você cresceu junto, a relação pode enfrentar um grande problema.

Quando uma mulher se encontra interessada em um primo ou um homem e uma prima, há muito trabalho a ser feito antes do processo de namoro começar. Ambos precisam estar de acordo que este relacionamento pode ser complicado, porque os parentes vão ser afetados pela decisão do casal. Pode não haver qualquer aceitação até dos amigos, principalmente se os primos se parecem fisicamente.

Esconder a Relação ou não?

Se o casal é jovem, o melhor é ter paciência para não enfrentar os problemas mais adversos ao entrar no jogo da relação. Antes de contar, que tal esperar a relação amadurecer? A amizade é o primeiro passo para se ter uma relação mais profunda que muitas vezes culmina na união. Tenha cuidado para não levar o namoro de seu primo mais longe do que você quer sem se sentir confortável.

Encontros secretos não são um bom meio de entrar em cena com o namoro com um primo ou prima. Se há um sentimento forte e a relação é estável, por que não contar? Você pode melhorar a imagem da relação para a maioria. Um relacionamento aberto é o começo saudável para qualquer casal. Falando uns com os outros e com os seus familiares, é possível ter a oportunidade de expressar suas preocupações e reconhecer os sentimentos de outros parentes. Eles podem até aceitar se os parentes se sentirem envolvidos.

Amor

Amor

Escolher namorar um primo é um evento de mudança de vida para você e todos os membros de sua família. Você pode dizer que o namoro não tem relação ou pensamento de casamento, mas pode ter e os parentes vão considerar isso. Tenha em mente que o namoro flui naturalmente em compromissos mais profundos quando ambos os parceiros estão de acordo e compartilhar sentimentos mútuos de amor. Depois de todos os negativos foram discutidos, se você ainda deseja continuar na relação, proceda com cautela.

Aspectos Legais de uma Relação com os Primos

O casal também precisa levar em consideração o aspecto legal de ficar sério com uma prima de primeiro grau e as ramificações legais, se o casamento é considerado. Nos Estados Unidos o casamento entre primos de primeiro grau é proibido, mas no Brasil não há problema. Alguns países permitem o casamento, mas exigem que a verificação da infertilidade seja mostrada para se obter a aplicação de um licença de casamento.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Relacionamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *