Pilares de Um Relacionamento

Tomar a decisão de dividir a sua vida com outra pessoa é algo muito sério que exige maturidade e certeza a respeito do que se está fazendo. Além de amor é necessário que o casal tenha um acordo entre si baseado em alguns dos principais pilares de relações saudáveis. Quantos casais de amigos seus já se separaram mesmo tendo um grande amor um pelo outro?

A questão chave para que o relacionamento se mantenha a longo prazo é o respeito, saber conceder em alguns pontos e conversar argumentativamente em outros dos quais não se abre mão. A seguir vamos falar um pouco sobre os pilares fundamentais de relacionamentos duradouros, você pode começar a refletir se já os tem em sua vida com o seu par.

Falta de Pilares Leva ao Fracasso das Relações

O motivo principal do fracasso de muitas relações é o fato de que não se estabelecem os pilares que sustentam a estrutura do casal. O amor não é o bastante quando as dificuldades – sejam financeiras, de convivência, familiares, de saúde etc – começam a surgir. Pessoas que tem relacionamentos pautados por acordos mútuos tem mais chances de serem felizes juntas.

Para quem está se perguntando quando é o momento mais adequado para iniciar o estabelecimento dos pilares da relação dizemos que é no início. Geralmente as pessoas entram em novas relações na ponta dos dedos tentando evitar ao máximo incomodar o outro, tanto que acabam não deixando aparente coisas que tem grande importância para si mesmas. Ao conhecer alguém com quem se pretende construir uma relação é bom iniciar um diálogo a respeito dos limites de cada um.

Pilares Podem Ser Reformados

Além de entender a importância de estabelecer os pilares do relacionamento é essencial compreender que eles podem ser reformados com o passar do tempo ou até mesmo substituídos. No dia a dia o casal percebe quando algo não vai bem e geralmente isso diz respeito ao rompimento com algum pilar. Nesse momento o melhor é sentar e conversar sobre o que está acontecendo e decidir se pode ser necessário estabelecer novas linhas-guias para a relação.

Pilares Fundamentais de Um Relacionamento

A seguir listamos alguns dos pilares fundamentais para um relacionamento, mas queremos deixar claro que dependendo de cada casal eles podem mudar um pouco.

– Amor em Constante Transformação

O amor certamente é o pilar principal de um relacionamento, afinal ele é o motivo pelo qual as pessoas resolvem se relacionar. No entanto, deve-se ter em mente que o sentimento do casal irá se transformar conforme o tempo passar. Inicialmente se vive um momento de forte encantamento que muitos chamam de paixão, depois passa a ser um sentimento misto desse encantamento com o costume com o outro.

Finalmente chegamos ao estágio do amor construído, isto é, aquele que se afirma no dia a dia. Ter paciência para viver essas etapas e compreender que o amor se transforma sem ficar se cobrando para manter a mesma paixão eternamente é o segredo para permanecer juntos a longo prazo.

– Diálogo

A comunicação plena, sem ruídos entre o casal, é fundamental para que o relacionamento tenha mais chances de dar certo. Algo que funciona para evitar brigas recorrentes é estabelecer um momento em que os dois conversarão em sua intimidade e debaterão com vozes de igual relevância os rumos que irão tomar. Não se deve ficar guardando sentimentos negativos, quando algo de ruim acontecer é essencial verbalizar na forma de uma conversa adulta e sem acusações vazias que só visam transferir as culpas.

– Compartilhamento da Liberdade

Estar num relacionamento não é e nem deve ser o mesmo que estar preso, algumas pessoas confundem o status de união com ser uma única pessoa. Mesmo que haja muito amor é essencial que ambos tenham seus amigos próprios e momentos de lazer em separado. Um comportamento saudável e que deve ser pensado como um dos pilares do relacionamento.

– Respeito Mútuo

Somente com respeito é possível manter qualquer tipo de relacionamento, no dia a dia é imprescindível que ambos aprendam a conviver com as particularidades de cada um. Não se pode ser feliz quando se está numa relação em que a base é a agressividade ou em que uma das partes não preserva a sua individualidade acima da ideia do casal.

– Sonhar junto

Um relacionamento é verdadeiramente sólido quando o casal começa a sonhar e planejar projetos juntos. Embora seja fundamental ter uma vida individual também é positivo ter conquistas do time do relacionamento. A segurança do casal depende dessa capacidade de concentrar suas aspirações numa direção única. Sonhar junto é um sinônimo de amar.

– Poder Ser Você Mesmo

Relacionar-se com alguém que está o tempo todo tentando mudar quem você é pode ser extremamente frustrante e acarretar no fim do relacionamento assim como afetar a autoestima. Por isso a possibilidade de ser você mesmo dentro do relacionamento é um dos pilares mais relevantes. Basicamente significa não precisar mudar de ideologia, de time de futebol, de comportamento, de gosto ou qualquer outro aspecto.

Tarcísio Meira e Glória Menezes - Exemplo de Casal com Pilares Fortes

Tarcísio Meira e Glória Menezes – Exemplo de Casal com Pilares Fortes

– Fidelidade

Antes de qualquer coisa devemos deixar claro que compete a cada casal determinar como desejam estabelecer a sua relação e se irão ou não manter relações sexuais com outras pessoas. A questão importante é a de ter um acordo mútuo bem definido em que ambos se sintam felizes e plenos. Estando os dois de acordo não há nada que esteja descartado. Ressaltamos ainda que existem outros tipos de fidelidade – tão ou mais relevantes – como a de não deixar o parceiro sozinho em situações difíceis ou agir contra a vontade do mesmo para atingir seus objetivos.

– Valores Conjuntos

Cada indivíduo possui a sua própria escala de valores, comportamentos e questões que são de grande relevância para si. Quando se inicia um relacionamento é natural que se tenha uma escala dos dois. Esse grupo de valores pode compartilhar questões que estão presentes na escala individual de ambos e ter outros que são específicos do casal.

– Regras da Boa Convivência

Boa parte dos casais espera ansiosamente para dar o grande passo de morar juntos, porém, antes de começar o sonho romântico de dormir e acordar na mesma cama é fundamental estabelecer regras de convivência. Essas regras se referem tanto ao espaço de cada um como a acordos financeiros de compartilhamento de contas, por exemplo. É legal sentar e conversar longamente a respeito de divisão de responsabilidades para que ninguém se sinta fazendo mais ou menos pelo casal.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Relacionamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *