A Importância da Admiração No Amor: Como Isso Influencia No Relacionamento

Admiração e Idealização

Admiração é uma emoção que consiste em aprovação, encanto, gosto em estar na presença do outro. Nos relacionamentos amorosos, idealização é um sentimento, que consiste principalmente em se concentrar nos aspectos positivos da pessoa e procurar intensifica-los, ignorando, ou pelo menos dando pouca importância, aos aspectos negativos.

Admire

Admire

A atividade de idealização é tipicamente parte da emoção de admiração, mas não necessariamente vice-versa.A admiração tipicamente consiste em perceber que alguém está acima da pessoa, em algum aspecto, enquanto a idealização normalmente é quando a pessoa vê uma pessoa acima de seu estado próprio.

Uma pessoa pode idealizar a outra e considerar que ela está acima do que realmente é, mas não considera a outra acima dela própria.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Wdpt90mVMxc[/youtube]

Admiração e Romantismo

A admiração está relacionada ao amor romântico, pois ambos envolvem idealização. Idealização é geralmente entendida como melhorar os fatos de uma forma que eles possam parecer mais otimistas. Assim, a idealização está associada com as ilusões positivas que as pessoas possuem. A admiração é diferente na medida em que geralmente é mais confiável ou objetiva.

Ela normalmente não está associada a uma cognitiva distorção dos fatos que ocorrem na vida da pessoa, mas sim com um maior peso de avaliação para a própria pessoa em questão. É possível admirar alguém sem ter ilusões positivas, mas nas idealizações, ilusões positivas são fundamentais para as pessoas.

Admiração e idealização não apenas compreendem uma crença cognitiva no grande valor do outro, mas também a aprovação desta situação. Neste sentido, os dois são diferentes de inveja, que também envolve a crença na superioridade do outro, mas está associada a uma atitude negativa em relação a ele.

É interessante notar que, enquanto a literatura sobre a inveja é bem ampla, há estudos muito limitados com relação ao tema da admiração. Isso provavelmente expressa a maior prevalência e impacto da inveja nas sociedades modernas.

Admiração Geral e Específica

A admiração romântica é percebida como essencial no relacionamento amoroso, uma vez que facilita uma união prazerosa. No entanto, quando se admira alguém, é possível nos colocar em uma posição inferior e isso pode ser doloroso e prejudicial a todas as pessoas.

Se de fato o amor envolve uma relação estreita e igualitária, como pode a admiração, que envolve uma distância causada pela relação inferior-superior, ser tão central no amor romântico? A distinção entre a admiração geral e específico é essencial para lidar com essa questão.

A admiração por alguém pode ser geral no sentido de que eu vejo essa pessoa geralmente como superior a mim. A admiração específica pode referir-se meramente a alguns aspectos em que o ser amado está acima de mim. Neste caso, o valor geral, pode ser igual.

 Seja-Feliz

Por exemplo, a esposa pode admirar a sabedoria ou senso de humor de seu marido, mas ainda supor que seu valor total seja igual ou até mesmo inferior ao dela.

Assim, é possível falar sobre uma “admiração inferior”, que ocorre quando admiramos apenas um aspecto particular de uma pessoa (por exemplo, sua força física), mas ainda a consideramos inferior no geral, quando se leva em conta um aspecto mais significativo, por exemplo, sua integridade moral.

Às vezes, a admiração pode ser ambígua, no sentido de não ser detalhada. Assim, geralmente podemos admirar uma pessoa por ela ser maravilhosa, sem a necessidade de isolar qual de suas características específicas se sobressai para que se considere que ela seja maravilhosa.

Aqui, a avaliação é baseada em uma impressão geral sem nenhuma preocupação comparativa significativa sobre se ela é superior, igual ou inferior a nós.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=DUN7Z2ev7Ds[/youtube]

Admiração e Desprezo

O oposto de admiração é o desprezo. Considerando que, na admiração a outra pessoa seja avaliada como superior a nós, o desprezo, é frequentemente associado com repulsa pelo outro, que é sempre avaliado como inferior a nós. Em ambas as emoções, o foco está sobre o objeto e seu valor comparativo.

Tal como no caso de admiração, também podemos distinguir entre desrespeito geral e específico. O desprezo pode referir-se a um aspecto específico, tal como a maldade da pessoa sobre o dinheiro ou a necessidade de ser o centro das atenções, mesmo que a pessoa no seu todo não seja considerada totalmente inferior.

A importância da admiração por relacionamentos amorosos em longo prazo fica evidente, ao passo que o desprezo é um dos sinais mais significativos para o pedido de divórcio. Admiração e Autoestima

A admiração é principalmente agradável já que a consideramos como outra boa qualidade para melhorar a nossa autoestima. Nesta atitude, sentimos que compartilhamos do sucesso de uma pessoa bem sucedida com os quais estejamos nos relacionando.

Isso é verdadeiro, mesmo se não fizermos nada para contribuir para o sucesso do outro e, nossa única associação possa ser que estamos de alguma forma perto da pessoa admirada. Quando a admiração faz parte do amor romântico, a distância nesse estado pode ser compensada pela proximidade psicológica.

Ser apaixonado por alguém que admiramos nos dá a boa sensação de estar perto de uma pessoa assim, compartilhamos suas virtudes. Gostamos de admirar, ser admirado, e estar na companhia daqueles que admiramos.

Admiração e Amor

Na admiração, obviamente, existe paixão, onde tudo é percebido como excepcional. Mas isso faz parte do amor romântico, depois que a fase de paixão já passou?

Segundo estudiosos, a experiência complexa do amor romântico envolve dois padrões básicos de avaliação referente à atração, ou seja, uma atração pela aparência física, e pelo merecimento, ou seja, avaliar positivamente as características pessoais. Amar alguém exige a presença de ambos os padrões.

Na paixão, onde o elemento de atração tem maior peso, a admiração geral transborda da atração para outras características. Após a fase da paixão, quando uma informação mais específica da pessoa fica mais visível, a admiração por características pessoais fica mais forte na relação.

Desta vez, haverá uma admiração a partir do padrão de merecimento, que é agora mais detalhado, para o padrão de atração, o qual geralmente diminui com maior familiaridade entre o casal.

É claro que podemos admirar pessoas sem amá-las. No entanto, o amor sempre envolve algum tipo de admiração, mas não necessariamente do tipo em que a admiração geral faz com que o amante se sinta inferior.

No relacionamento romântico, a admiração é geralmente dirigida a aspectos específicos. O amante pode dar maior peso aos aspectos em que o amado seja superior, mas a comparação geral não costuma fazê-lo inferior.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Relacionamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *