Compartilhar Senhas é Uma Boa? – Relacionamento na Era Digital

Estar em um relacionamento significa abrir espaço para muitas coisas. Uma das partes vai ter que abrir espaço no seu guarda roupa, dar a chave, ligar quando for se atrasar, talvez justificar alguns gastos. Mas compartilhar suas senhas e sua vida fora do que o outro pode tocar também? Este é um assunto que tem deixado muitos casais com a pulga atrás da orelha. Afinal, dar ou não dar as suas senhas para o parceiro?

Senha

Em uma nova expressão de intimidade, os jovens cada vez mais trocam suas senhas de acesso a diversos sites on-line, e-mail e contas de mensagens instantâneas, páginas do Facebook e até mesmo senhas de contas bancárias. Para muitos casais, principalmente entre os adolescentes, a troca de senhas tornou-se uma medida de confiança, a versão digital de um anel de promessa ou uma firmação de um compromisso sério.

Um estudo de uma instituição norte americana mostrou que em 2011 cerca de um terço dos adolescentes fazem o compartilhamento de senhas, a maioria delas do sexo feminino. E o fenômeno dificilmente é limitada a mulheres ou os jovens, como muitos casais também compartilham o acesso a contas online com uma união mais estável e com os membros acima dos 20 anos de idade. Segundo alguns dos estudiosos, as senhas são um dos males e um dos pilares da intimidade no século 21.

Compartilhar uma Senha é uma Prova de Amor?

Pode parecer uma expressão inocente de amor e confiança ou de gestão familiar ainda eficiente, mas dar as senhas a seu companheiro de longa data ou não pode ter algumas consequências de risco, especialmente se a relação chegar ao fim. Há muitos riscos sociais e legais associados com o compartilhamento de senha que os membros de um casal ignoram quando partem para esta parte de intimidade da relação.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=ShHd8RmG_tk[/youtube]

Um monte de gente pode se sentir como se não tivesse nada a esconder de um amigo ou de um cônjuge ou um parceiro romântico. Muitos começando declarando e seguem pensando assim: “Eu sou um livro aberto.” Contudo, é muito mais complicado do que isso. Tudo parece ser uma boa ideia quando você está na relação. Você se amam e confim um no outro e pode parecer que este símbolo é puro, mas pode não ser.

Curiosamente, há muitas pessoas pensando que compartilhar uma senha de e-mail ou rede social é um símbolo incrivelmente corajoso de confiança mútua. Contudo, quando a relação acaba, uma das partes começa apagar as coisas e ler dados do outro, a tentar mudar tudo mas o dano já está feito.

Riscos de Dar a Senha a seu Parceiro

Pense bastante antes de dar esta prova de amor. Quando você dá o seu acesso a um amigo, namorado ou esposa para ver e usar informações pessoais muitas vezes não pensa que também está dando o seu acesso amigo para outras informações das pessoas que foram enviado para você que foram destinados somente para seus olhos.

Você corre o risco de ser bloqueado de sua conta porque alguém tem a senha e pode alterá-la a qualquer momento, sem prévio aviso. Você pode, em meio a uma simples briga de namoro, estar dando uma porta de entrada para uma vingança de consequências trágicas. Sem uma arma na sua cabeça ou chantagem, você está dando a alguém um meio de alguém se passar por você. Maldade existe no mundo e jamais pode ser descartada.

Por mais que você corra para mudar as senhas, ainda haverá um tempo entre o fim do namoro ou casamento para uma maldade pequena que pode destruir sua vida ou causar problemas. Ele pode mudar tudo, mandar e-mails expondo sua vida ou com apenas alguns cliques copiar todos os contatos para a sua conta e continuar as maldades posteriormente. Pode expor sua vida pessoal de forma absurda e você, infelizmente, vai ter apenas o papel de correr atrás do prejuízo.

Quando Informações Simples Podem Virar Motivo de Briga

A verdadeira ameaça não vem com um segredo que vem através de e-mail, mas sim que a informação está sendo tirada de um contexto. Se você não está lá para explicar o que significava este e-mail, então talvez terá um leitor a apreender e e interpretar de forma errada, e suas informações podem levar a um problema.

Muitas brigas podem acontecer com mensagens erradas, conversas tiradas de contexto e até fim da relação. Infelizmente é um risco a se correr quando se está com a vida tão ligada ao outro que acaba dando todas as suas senhas. O outro irá acompanhar sua relação com seus amigos e parentes e a cada nova mensagem, nova conversa haverá uma nova história a ser contada, um novo bate papo. Vai cansar com o tempo, não? Este é apenas um dos problemas que você pode ter.

Bate Papo Pode dar Brigas

Defenda sua Privacidade

Não importa o quanto você ama alguém, você tem direito à privacidade e seus e-mails, mensagens privadas e mensagens instantâneas são privadas. Você pode ser bem íntimo de uma pessoa e ainda ter a sua privacidade.

Assim como você não quer que seu namorado ou namorada esteja em cada conversa que você tem com os seus melhores amigos, você não quer os ter em todos os aspectos de sua vida digital. Ninguém precisa de outro ser dentro de sua cabeça 24 horas por dia, sete dias por semana, não é mesmo?

Privacidade é algo bom para o casal. Não é preciso ter algo a esconder para gostar de um espaço só seu. Seja na Internet ou fora dela, manter uma vida privada da relação com o outro é uma forma sadia de manter traços bacanas na relação, de manter cada uma sua forma de pensar e agir.

Uma parte grande de um relacionamento é saber onde traçar a linha entre o que é seu e o que é do outro. Em qualquer relacionamento há partilha de um monte de coisas, mas, por exemplo, dar a senha do Netflix não é bem a mesma que partilhar a senha do Facebook ou a senha de e-mail. Nem todas as senhas são criadas iguais, e que permitem, por muito diferentes níveis de acesso. Pense nisso antes de fornecer suas senhas virtuais a um parceiro, mesmo estando em um relacionamento longo e estável.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Relacionamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *