Como Lidar Com Namorado Inseguro

Manter um relacionamento sem atritos já não é algo lá tão fácil de se ter. Manter um relacionamento sem atrito quando o seu namorado é muito desconfiado, isso se torna uma missão quase impossível. Saber controlar determinadas situações vai evitar muitos problemas e por isso que vamos ter uma conversa sobre o assunto. Mais abaixo você vai encontrar algumas dicas de como evitar que seu namorado inseguro balance o relacionamento de vocês e que possa até mesmo causar um término de namoro.

Qual É O Problema Afinal?

Por mais insegura que uma pessoa seja, ela sempre vai achar um motivo para ser dessa maneira. Confrontar com seu parceiro o motivo de tal insegurança e afirmar que ele está errado a todo custo, só vai fazer com que você ache mais problema em seu relacionamento. Cada situação é sempre uma situação nova e parar um pouco para resolver o motivo da segurança, vai evitar que lá na frente ele se sinta inseguro pelo mesmo motivo, ou analise com mais cuidado antes de reclamar com você.

Se você namora há um bom tempo, com certeza conhece bem seu parceiro e sabe exatamente tudo o que causará insegurança nele. Nesse caso, se você precisa passar por uma situação e sabe que tal momento vai gerar um problema no futuro, antes de fazê-lo você deve sentar com seu namorado e conversarem sobre o assunto.

Cada pessoa tem uma personalidade diferente e insegurança está relacionada a muitas coisas dentro destas personalidades. Pode ser trauma de relacionamentos passados, pode ser meto de que o parceiro cometa algum erro e isso acabe com o relacionamento dos dois, pode ser amor descontrolado e tantos outros motivos. Mas você não saberá e não conseguirá resolver se não conversar sobre o assunto e buscar uma forma dessa insegurança acabar.

Insegurança Ou Ciúme?

A psicologia afirma que ter ciúmes de uma forma controlada é normal. Ele passa a ser preocupante quando interfere no convívio do casal e passa a dominar de uma forma que o cotidiano de uma das partes envolvida é comprometido. A partir daí já é considerado um distúrbio e precisa ser tratado.

Quando é somente insegurança, o fato envolve apenas um desconforto por uma determinada ação e não como um todo. Por exemplo, não gostar que a namorada saia com uma roupa muito justa ou muito curta, é ciúmes por não querer que outros homens a olhe, a admire, etc. Passar a investigar a vida do outro, julgar que fez algo somente baseado em suspeita e sempre desconfiar de que tem algo errado, isso já é insegurança.

Mas os dois sentimentos sempre andarão juntos porque eles são completamente dependentes um do outro. Lidar com o ciúme e a insegurança do parceiro pode sim de fato atrapalhar o futuro da relação, como já citamos, esse sentimento é cansativo e destruidor. Então se você observar que o seu relacionamento está tomando essas proporções, passe a mudar alguns comportamentos.

Elogie Seu Parceiro

A insegurança sentida por seu parceiro envolve diversos fatores e um deles é o sentimento de falta de atenção constante. Mesmo que você seja uma mulher super atenciosa sempre vai ouvir algum tipo de queixa e por mais boba que pareça para você, respeite e atenda. Elogie o seu parceiro sempre para que ele se sinta confortável, amado e seguro que, apesar de existirem milhões de outras pessoas no universo, ele é o que importa para você.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=xvpBLsa5KUI[/youtube]

Não Busque Motivo Para Discussões

De repente você tem aquele amigo que gosta de brincadeirinhas com mais liberdade mesmo que sem segundas intenções. Seu parceiro com certeza vai se sentir desconfortável com isso, já que a insegurança o domina. Nesse caso busque aproximar os dois ou mostrar de outras formas que não existe maldade na sua relação de amizade com o sexo oposto.

Impor, discutir e dar aquele veredito sem escutar ou entender o outro lado, não vai ser bom para a sua relação e com certeza vai gerar alguns problemas. Sempre que o seu namorado reclamar de alguma atitude sua, pare um pouco e sempre, “E se fosse comigo? Como eu iria reagir?”. Busque também situações parecidas e veja como você reagiu quando a situação era o inverso. Muitas vezes gostamos de cobrar do próximo aquilo que não temos para oferecer e isso nos prejudica bastante.

Evite também fazer determinados comentários enquanto conversam sobre uma situação em que ele não gostou. Usar termos grosseiros, severos e fortes não vai resolver nada e ainda vai machucar emocionalmente o seu parceiro, aumentando dessa forma a insegurança dele na relação de vocês.

E Se Fosse Comigo?

Citamos mais acima para que você sempre se questione em momentos que são aparentemente banais para você, mas que está causando insegurança em seu namorado. Procure entender a história dele, saber porque ele se sente de tal forma e descobrir porque ele não aprova tal atitude sua.

Se a reação de desaprovar determinadas atitudes suas, foi devido a um relacionamento passado em que ele acabou perdendo a confiança, converse e mostre que você é outra pessoa e tente passar o máximo de segurança que o que aconteceu no passado não vai se repetir.

Converse, Converse e Converse!

Dificilmente você vai convencer seu namorado inseguro de que ele está errado com apenas uma conversa. Se ele for alguém mais tranquilo, vai dizer que está tudo bem, porém não vai aceitar a situação e em uma próxima oportunidade a discussão de vocês volta á tona novamente. Então se você sentiu que o seu parceiro está inseguro com algo, não tenha medo ou preguiça de conversar com ele e discutir o assunto.

É importante sempre lembra que quando falamos em discutir relação não é bater boca e sim fazer com que vocês entendam cada um o lado do outro. A relação é feita de duas pessoas e consequentemente, duas personalidades que podem ser totalmente diferentes. Analisar cada fato isoladamente pode fazer vocês se entenderem muito mais rápido do que vocês imaginam.

Caso sintam-se confortáveis e aceitem a ideia, podem ainda procurar um psicólogo de casais para que possam conversar mais abertamente sobre todos esses problemas e de uma forma mais direcionada.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Relacionamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *