Truques Para o Bebê Dormir Tranquilamente

Uma boa maneira de fazer com que o seu filho durma rápido e a noite toda, segundo pediatras, é criando um ritual, que deverá ser repetido todos os dias. Escolha alguma coisa que funcione para você e o seu filho. É claro que o sonho dos pais é não ter o problema das lamentações das crianças na hora de dormir. Por isso, é importante ensinar a elas que é um momento feliz e uma forma de terminar o dia.

O ritual se faz necessário, segundo os pediatras, porque as crianças gostam de ter uma rotina e fazê-lo será um sinal para elas que é hora de ir para cama.

É muito comum que as crianças “briguem” com o sono porque não querem parar de brincar ou simplesmente porque não querem ficar longe dos pais. Veja dicas de alguns truques (rotinas) para fazer o seu bebê dormir tranquilamente!

Lembre-se que pode ser que uma ou outro não funcione com o seu filho. Todas as rotinas a seguir foram aprovadas e testadas, mas o que pode ser eficaz para uma criança pode não ser para a outra.

  • Um banho morninho antes de dormir e um pijama limpo e cheiroso pode ser um primeiro passo para “alertar” o seu bebê que é hora de ir para cama descansar. A temperatura da água e o perfume da roupa tranquilizam a criança.
  • Colocar a criança na cama e ligar uma música relaxante ou contar uma história também pode funcionar.
  • A criança pode ter um ursinho ou outro brinquedo que seja usado somente na hora de dormir, colocado ao lado dela ou também, a famosa fraldinha ou paninho.
  • Carinhos também ajudam a tranquilizar a criança, como nos cabelos ou nas costas.

Não amoleça o coração na hora que colocar o seu bebê na cama e nem pense que mandá-la a cama na hora de dormir é a melhor solução. Ela deve ir antes e a rotina criada por você deve acontecer já no quartinho do seu filho.

Além disso, é muito importante que a criança não seja estimulada com atividades agitadas antes de dormir, como por exemplo, com brincadeiras ou televisão pouco antes de ir à cama. E lembre-se, você deve criar uma rotina sim, mas nada extremamente elaborado. Considere um tempo bem curto para os bebês de até 10 meses, as crianças em fase escolar de 15 a 30 minutos. Mais que esse tempo não é recomendado.

Não deixe que o medo tome conta dos pensamentos do seu filho, para dormir as luzes devem ser apagadas sim ou no máximo um pequeno abajur. É importante que o seu bebê saiba distinguir o dia da noite. Falando ainda de bebês, eles não devem mamar nada na cama antes de dormir.

A rotina deve ser seguida, mas quando necessário, pode ser quebrada, como quando a criança está doente, por exemplo. Neste caso, tente acalmá-la com outras atividades, mas, nunca, nada agitado.

Outro grande erro que os pais cometem na hora de colocar os filhos para dormir é a pressa em deixá-los ou a falta de atenção. Dedique esse tempinho para o seu filho.

As Alterações do Sono do seu Filho de Acordo com a Idade

O ser humano altera o sono durante a noite, em um momento pode ser leve e no outro profundo. O que significa que se o seu filho dorme sem interrupções durante à noite é que ele pega no sono sozinho quando passa pelo momento leve. Veja o que acontece de acordo com a idade do seu filho!

  • De 0 a 3 meses: é um momento um pouco mais complicado para se criar rotinas porque neste fase o bebê não tem hábitos diários definidos. Nas primeiras semanas, se ele cochila enquanto está sendo amamentado não é um problema e ele pode acabar aprendendo a dormir sozinho. Também é comum que nessa fase, o bebê acorde chorando porque quer ser amamentado novamente. Você não deve retirá-lo do berço imediatamente, faça com que ele durma, estando por perto, mas sem pegar no colo.
  • De 4 a 6 meses: nesta fase o bebê pode dormir de 6 a 12 horas sem interrupção. E nesse meio tempo, caso ele reclame ou murmure, se não é o momento da amamentação, não vá até ele. É bem provável que ele consiga voltar a dormir sozinho. É um bom momento para ele aprender como dormir sem a presença dos pais.
  • De 7 a 12 meses: nesta fase, o bebê começa a ter ideias, pensar e por isso, o sono passa a ser mais agitado. Ele vai sentir a sua falta se ficar por um longo tempo sem te ver. Por isso, será necessário acalmá-lo quando acordar. Mas, não caia na tentação de levá-lo para o seu quarto. Ele precisa ter certeza de que terá que dormir todas as noites no próprio quarto e esse é o momento certo para não criar vícios  no seu filho.
  • De 1 a 18 meses: é uma fase em que é comum que o bebê acorde durante a noite, então, monte a sua estratégia. Para evitar que ele te acorde de madrugada, por volta das 23 h, o acorde você, faça carinho, dê mamadeira e deixe-o dormir novamente. Faça isso sem retirá-lo da caminha dele. Muito cuidado com o que faz nessa fase, se ele chorar e você retirá-lo do quarto ou do berço, ele vai aprender como funcione, terá vontade própria e será quase impossível mudar esse mal hábito.
  • Com 2 anos: nesse fase você já pode tirar o seu filho do berço e colocá-lo na cama e é muito comum que isso crie um certo desconforto na criança, até medo mesmo. Para evitar o medo, adote métodos como um colchão ao lado da cama e explique que ele não corre o risco de cair e se isso acontecer não terá perigo. Mas, faça isso somente nos primeiros dias, não deixe que ele se acostume. E em hipótese nenhum ceda aos apelos do seu filho para que você durma no quarto com ele. Se for necessário uma única vez, não deite na cama da criança, durma no colchão ao lado dela. E deixe bem claro que foi uma exceção e que isso não irá se repetir.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Filhos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *