Como Encontrar Uma Babá de Confiança

Todos aqueles que têm filhos pequenos estão dispostos a encontrar uma baba, mas não é somente uma babá e sim uma pessoa de extrema confiança, já que estão confiando a elas o seu bem mais precioso. A dificuldade em encontrar uma babá é imensa, especialmente em razão do crescente número de denuncias de maltratos que vemos na TV e na internet. O pior disso tudo é saber que foi você quem escolheu mal a pessoa responsável por cuidar e zelar de seu filho.

Diante dessa situação crescente, todo cuidado é pouco na hora de contratar uma babá, visto que tem que ser uma pessoa acima das expectativas, leal, preocupada, sincera e, acima de tudo, alguém que adore cuidar e estar com crianças, senão, nem adianta tentar.

Contratando Uma Babá

Em muitos lugares do país há cursos que ensinam os pais a encontrarem a pessoa ideal para cuidar dos seus filhos, e apesar de ser diferente, a ideia é bastante bem-vinda, pois traz um pouco mais de traquejo durante a contratação. Além disso, há inúmeras agencias com profissionais capacitados para o cargo e com experiência comprovada, o que pode facilitar bastante a procura.

A Escolha Certa

Tentar escolher uma babá para cuidar de uma criança é uma coisa totalmente diferente de buscar uma profissional para cuidar de um bebê, por isso é preciso que seja alguém de completa confiança, e especialmente uma pessoa que o bebê tenha afinidade e que se sinta bem ao lado dela.

Claro, que as expectativas jamais serão iguais se você pretende contratar alguém para horários predefinidos ou para somente para ficar umas horinhas com o bebê antes de você chegar em casa, diferente daqueles que precisam de babás para cuidar da criança o dia todo, para que os pais possam trabalhar fora. Mas tanto em um caso, como no outro, é importante que se escolha uma pessoa que esteja de acordo com condições determinadas.

Quais as Condições

Primeiramente, uma boa dica para escolher uma babá é não fazer todo o processo às pressas. Por isso, procure pela babá mesmo antes de precisar contar com ela, de maneira que possa ficar os primeiros dias em casa somente observando sua forma de agir e de tratar com a criança.

Em contrapartida, se você não possui familiares na cidade, aqueles que você possa contar num período de apuro, você deve procurar ter em mente encontrar uma babá e ainda deixar outra para suprir a falta da primeira em determinadas situações, como férias, doença, dentre outros. Além disso, é preciso conversar pessoalmente com todas as candidatas e com isso, ter tempo de sobra para avaliar qual delas é a ideal para cuidar de seus filhos.

Dicas Para Contratar Uma Babá

-Sempre peça referências profissionais e pessoais, e jamais deixe de verificá-las uma a uma. Essa verificação é importante para saber se a pessoa que cuidará de seus filhos é de fato confiável. É fundamental que a pessoa tenha tido experiências anteriores com crianças ou bebês.

-Se você precisar de uma profissional em tempo integral precisa ser uma pessoa totalmente dedicada à criança, sendo esse seu maior foco, e não alguém que esteja apenas em busca de uma forma de ganhar dinheiro, precisa ser alguém que goste verdadeiramente do que faz.

-Procure entrevistar as pessoas numa hora em que a criança/bebê também esteja em casa e perceba se há uma interação positiva entre eles. Busque uma pessoa boa, e que tenha prazer em ficar com as crianças. Ainda que seja necessário demonstrar firmeza com eles em determinados momentos.

-Não deixe de optar por alguém que possua conhecimentos básicos na área de primeiros socorros, principalmente se a criança a ser cuidada for um bebê.

-Opte por escolher alguém que tenha disponibilidade, para que seja possível contar com caso surja algum tipo de imprevisto.

-O fator idade não deve implicar na escolha da babá, entretanto, se for um bebê, deve ser uma pessoa que tenha experiência no trato com ele. Para o cuidado de bebês qualquer pequeno conhecimento pode fazer uma enorme diferença em situações de risco, como um engasgo ou uma febre alta, por exemplo.

-Não contrate a pessoa logo de cara, solicite um período de experiência, que não precisa ser muito extenso, algo em torno de 15 dias já será o suficiente.

Perguntas

-Qual a melhor maneira de se buscar uma babá: indicação ou agência?

Claro que se a pessoa for indicada por algum conhecido seu, a chance de ela ser boba é muito maior. As referências positivas de uma amiga, de alguém da família ou ainda de outro conhecido, costumam ter um peso dois. Mas se esta não for uma possibilidade aplicada a seu caso, busque por uma agência que seja plenamente confiável. Nesta situação, ainda que a agência ateste a procedência da pessoa, confirme as referências, inclusive verificando antecedentes criminais e fazendo ligações aos empregadores anteriores. Quanto aos antecedentes, basta entrar no site do TJ de seu Estado e fazer uma breve pesquisa pelo nome ou RG.

-Como ter certeza quanto às referencias oferecidas?

Pegue sempre o telefone e o endereço das casas em que a pessoa trabalhou anteriormente e entre em contato com os antigos patrões. Profissionais ruins têm por hábito oferecer falsas referências para enganar os patrões. Para se prevenir, peça não apenas o telefone fixo ou celular, solicite ainda o endereço dos lugares onde ela trabalhava com as crianças.

Como posso saber se ela é uma boa babá?

Além de buscar conferir as referências e checar os antecedentes criminais, é possível se saber a partir do comportamento da criança depois que a babá chegar em casa. Outra maneira de testar a pessoa é averiguar seu comportamento durante o tempo de experiência. Se você perguntar o motivo de o banho não ter sido dado na hora que haviam combinado, e, se ela responder dizendo que a culpa foi de outra pessoa ou ocorreu algo inesperado, é um sinal ruim.

Mas, se ela mesma toma a iniciativa e diz que ainda não se adaptou aos horários, que não conseguiu colocar o banho dentro da rotina estabelecida, e pedir sua ajuda, é sinal que ela está preocupada e que merece sua credibilidade. Ainda pergunte o que os demais moradores acharam dela, se também tiveram a mesma impressão que você.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Filhos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *