Como Acabar Com A Baixa Autoestima

Você se sente bem? Está satisfeito com a sua vida e se sente amado pelas demais pessoas? Muitas vezes temos tantos afazeres que acabamos nos esquecendo de parar para pensar na nossa vida, naquilo que tem, ou não, nos feito feliz, não é verdade? Pensando nisso, não podemos desconsiderar que muitas pessoas estão com a autoestima em baixa, por isso fomos em busca de alguns recursos para que se este for o seu caso, você resgate agora mesmo a sua felicidade.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=kxaSSEqYfws[/youtube]

O Que É Autoestima?

Ouvimos muito falar sobre autoestima, mas você já parou para pensar na origem da palavra?

Para começar a palavra auto faz referência ao fato de a pessoa pensar em si própria, enquanto estima está ligada ao fato de como a pessoa se vê, ou seja, autoestima é modo como a pessoa pensa que as demais a veem e está relacionada a maneira como a própria pessoa se enxerga.

No caso do nosso post estaremos abordando o que pode afetar a autoestima de uma pessoa, ou seja, quais são os motivos pelos quais uma pessoa se considera desvalorizada, mal amada, entre outros fatores.

Quais São Os Sintomas da Baixa Autoestima

Se você há algum tempo não tem se sentindo satisfeito consigo mesmo e acha que as pessoas que fazem parte do seu círculo de convivência não te veem com bons olhos, talvez seja o momento de repensar sobre o seu comportamento, pois algumas características sinalizam quando a autoestima está em baixa, como:

  • Comodismo: Você sempre se vê em uma zona de conforto e muitas vezes não dar um passo sequer para conquistar o que você almeja? Então avalie as suas atitudes, pois você pode estar com a sua autoestima abalada.
  • Inveja: Se você sempre se surpreende com as conquistas das demais pessoas, talvez tenha essa atitude por se achar incapaz de alcançar os seus objetivos.
  • Duvida de tudo: Você não consegue acreditar no que as pessoas dizem e em alguns momentos não acredita nem em si mesmo? Então reveja os seus conceitos e resgate a sua estima.
  • Melancolia: Se você não se sente desejado, amado e respeitado pelos outros, quem sabe seja uma cisma sua ou mesmo seja o momento de repensar sobre as suas atitudes, já que se elas não estão agradando ninguém, talvez o problema esteja com você.
  • Ansiedade: Você está sempre inseguro em relação a tudo o que faz parte da sua vida? Quem sabe não seja o momento de relaxar e valorizar o que você tem de positivo? Pense nisso.
  • Medo: Você tem medo do que pode acontecer na sua vida e está sempre achando que o pior ainda está por vir? Então não se esqueça que na vida corremos muitos riscos, mas é fundamental que observemos a vida sempre pelo lado positivo, pois assim as chances de sermos felizes serão bem mais elevadas.

Fatores Que Podem Abalar A Nossa Autoestima

Os sintomas da baixa autoestima você já conhece, mas vale a pena ressaltar o que pode colocá-la em risco.

  • Desprezo: Quando uma pessoa se sente rejeita em algum momento da vida, é fato que a autoestima é abalada, por isso procure conviver com as pessoas que realmente apreciam a sua companhia.
  • Abandono: Se você sofre com o abandono de uma pessoa que significava muita na sua vida, talvez não entenda os reais motivos da ação e se sinta frustrado, mas é neste momento que você analisar a importância que você tem na vida de outras pessoas.
  • Críticas: Se você sofre com críticas constantes, talvez se sinta menosprezado e totalmente inferior, mas é válido ressaltar que as críticas construtivas devem ser absorvidas, enquanto as sem fundamentos devem ser questionadas e, se for o caso, desconsideradas.
  • Sentimento de culpa: Se você se sente responsável por alguma ação que tomou que teve um resultado negativo, é inevitável que a sua autoestima seja abalada, por isso é fundamental que você procure reparar o seu erro ou, se já não for possível, tente aprender com ele.
  • Insegurança: Você se considera sempre incapaz e por isso se sente inseguro frente a diversas situações? Então saiba que a insegurança pode ser fatal, já que impede que possamos dar  alguns passos e pode nos impedir de crescer não só como profissionais, mas como seres humanos.

Como Resgatar A Sua Autoestima

Se você detectou que grande parte dos sintomas listados está presentes em sua vida, chega o momento de mudar de atitude, ou seja, ir em busca da sua felicidade, pois quando estamos satisfeitos com aquilo que somos, estamos preparados para lutar por nossos objetivos, ser felizes e transmitir a alegria de viver para todos que fazem parte do nosso convívio. Então veja as dicas abaixo e resgate a sua autoestima.

Saiba quem você é: Parece até estranho dizer isso, mas muitas pessoas mal sabem para quê vieram ao mundo e o que almejam, por isso se este é o seu caso, saiba que um dos primeiros passos para ser feliz é reconhecer quem realmente somos e quais são os nosso reais objetivos.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=uD04zhQDHss[/youtube]

Enfrente os seus medos: Você muitas vezes se sente incapaz profissionalmente? Então vá atrás do crescimento. Sente medo de iniciar um relacionamento por temer que ele não vá adiante? Então saiba que quem não tem a coregem de se arriscar, não terá chance de ser feliz, por isso independente da situação encare os seus medos e busque coragem para ir em frente.

Evite as comparações: Você sempre se acha inferior aos outros e vive fazendo comparações? Então ao invés de perder o seu tempo querendo ser o que os outros são, mostre que você é capaz e vá em busca da felicidade.

Valorize as suas qualidades: Se nem você é capaz de reconhecer as suas qualidades imagina os outros? Então busque sempre corrigir os seus erros e não tenha medo de deixar as suas qualidades á mostra.

Acredite em você: O principal passo para que você mantenha a sua autoestima em alta depende de você, por isso acredite no que você e naquilo que você é capaz de ser e seja feliz! 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Relacionamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *