Dicas Para Introvertidos Sobreviverem Perto de Estranhos

Introversão é a nova palavra da moda. Não é difícil encontrar artigos falando sobre os benefícios de ser um introvertido ou mesmo apenas falando sobre o assunto. Você é uma pessoa introvertida? Como você sabe se você é um introvertido?

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=jzlzC35Oo84[/youtube]

Alguns Sinais que Mostram que uma Pessoa é Introvertida são:

  • Não gostar de conversa fiada
  • Se sentir exausto depois de atividades em grupo
  • Fazer networking não te deixa confortável
  • Você se sente sozinho, mesmo quando você com outras pessoas
  • Você gosta de passar um tempo sem fazer nada e precisa dele para recarregar.

Há outros sinais também, como não querer atender o telefone e preferir SMS ou e-mail, preferir dar uma palestra para 100 pessoas e temer uma conversa com duas ou três pessoas.

Se alguns, ou todos, os sinais anteriores combinam com você, provavelmente, se você é um introvertido. Mas como fazer para sobreviver àqueles momentos em que você simplesmente não pode evitar estar perto de estranhos? Confira, a seguir, algumas maneiras de como lidar nesses momentos de estresse.

Faça Pausas

Uma atitude que pode ajudar quando você está se sentindo desconfortável perto de um grande grupo de estranhos é fazer pausas. Peça licença e diga que vai ao banheiro, buscar algo que esqueceu no carro ou qualquer outra coisa.

Encontre uma desculpa para tomar um pouco de ar fresco. É importante se dar de cinco a dez minutos para se recompor, reunir os seus pensamentos ou se preparar para a próxima rodada de conversa.

Aprenda os Truques da Conversa Fiada

Procure conhecer um pouco sobre as pessoas que vão estar em um evento que você precisará ir. Se você estiver em uma reunião de colecionadores de carros, por exemplo, você pode começar uma conversa com qualquer um dos presentes, dizendo: “Que tipo de carros que você coleciona?”.

Você também pode manter uma lista de possíveis temas em mente. Se você não sabe absolutamente nada sobre ninguém, escute um pouco. Ouça o que os outros estão falando e entre na conversa. Se você participar da conversa o tempo irá passar mais rápido do que se você simplesmente se sentar em um canto.

Assuma uma Função

A melhor maneira de lidar com grandes grupos é assumir algum trabalho no evento. Ajude na cozinha, organize as cadeiras e mesas, retire o lixo, leve uma câmera e se ofereça para ser o fotógrafo oficial, seja o barman, etc. Ter algo de útil a fazer é a melhor maneira de participar sem ter que começar uma conversa ou de abordar pessoas desnecessariamente.

Prepare-se Para Mudanças

A última coisa que um introvertido quer ouvir é que mais pessoas estão vindo, o local mudou ou a data foi alterada. Estar preparado para mudanças é ser flexível. Se você se antecipar de que algo vai dar “errado”, você será capaz de lidar com a situação mais facilidade quando isso acontecer. Além disso, se nada acontecer será um motivo a mais para você se sentir animado.

Reconheça a Hora de Ir Embora

Isso acontece com os introvertidos o tempo todo. Você já está em um evento por um tempo e começa a querer se enfiar atrás do sofá e sumir. Este é o momento de ir embora, pois você deve se respeitar. Se você já cumpriu o seu papel, não há razão para se torturar ainda mais. Quando isso começa a acontecer, respire fundo e vá para casa.

Prefira Eventos Noturnos

O cortisol é um hormônio do estresse que atinge o seu pico durante a manhã. Por isso, em eventos durante o dia você se sentirá mais calmo. A diminuição do cortisol pode ajudar você a lidar melhor com situações estressantes. Portanto, sempre que for possível, marque esse tipo de compromisso para a noite.

Tenha a Companhia de um Amigo Extrovertido

Você tem um amigo que é extrovertido? Provavelmente sim. A maioria dos introvertidos tende a encontrar amigos extrovertidos. A companhia de pessoas mais expansivas irá ajudar você a se sentir melhor. Ao levar um amigo extrovertido com você a um evento ou reunião de amigos, ele poderá te ajudar te apresentando para as pessoas, conversando com você e evitando que você se sinta deslocado.

Se Una a Outro Introvertido

Há mais alguém na mesma situação que você no evento? Observe se há alguém que está mais calado em um canto. Aproxime-se dessa pessoa, faça contato visual e inicie uma conversa. Talvez você possa ajudar essa pessoa a se encaixar no grupo, e, consequentemente, se ajudar também.

Quando você se envolve em fazer com que outra pessoa se sinta a vontade em um ambiente, você acaba se distraindo da tensão de estar com estranho e se sente mais a vontade também.

Ser Introvertido Não é um Defeito

Lembre-se sempre de que ser uma pessoa introvertida não é um defeito. Trata-se de uma característica sua e que deve ser respeitada. Claro que em determinadas situações você pode acabar sofrendo mais para se adaptar. Entretanto, ser extrovertido também não é bom em todas as situações. Muitas vezes essas pessoas precisam aprender a ser mais discretas em algumas ocasiões.

Sempre haverá locais em que você se sentirá mais a vontade e outros menos. É assim com todo mundo. Não veja a sua introversão como um problema, se aceite como você é e, acima de tudo, se respeite. Você verá que depois dessa aceitação acabará se sentindo muito melhor e passará por situações desconfortáveis sem traumas.

Introversão x Timidez

Muitas pessoas confundem introversão com timidez. Mesmo que pareçam características próximas, elas têm as suas diferenças. Uma pessoa introvertida não precisa necessariamente ser tímida. Da mesma forma que existem pessoas tímidas que se mostram extrovertidas como uma forma de proteção.

Um introvertido pode apenas não gostar de estar entre muitas pessoas estranhas por preferir situações com menos pessoas ou mesmo por gostar mais de ficar em casa. O fato de ele não falar muito não significa que esteja envergonhado, apenas não se sente confortável naquela situação. Mas se alguém chegar para conversar ele falará sem problemas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atitude

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *