Uma Traição Pode Ser Perdoada?

TRAIÇÃO… Essa palavra por si só já soa muito forte, ruim. Na prática, ela é pior ainda. Basicamente traição é traição. Mas, para quem trai tem outras conotações  porque, se você perguntar a quem traiu por que a fez ouvirá várias justificativas: estava infeliz, sentia-se rejeitado (a), tinha bebido e não sabia o que fazia, foi fraco (a), o relacionamento já estava desgastado, fiz por vingança, etc.

Já quem foi traído (homem ou mulher), enxerga sob outro prisma. Ninguém gosta de passar por essa situação. Porque, significa que houve quebra de lealdade, de respeito e principalmente de confiança. Quando em um relacionamento acontece uma traição a pessoa traída se sente ultrajada, diminuída e, a sua autoestima sofre um abalo muito grande. São muitas as coisas que passam pela cabeça em momentos como esse: suspeitas, perguntas, incertezas, raiva, decepção.

No caso das suspeitas, como convencer a quem foi traído de que nunca tinha acontecido antes? Porque, para quem sofreu a traição daquele momento em diante pensará que sempre foi assim. Outra coisa que a pessoa traída sofre é com aquela sensação de “o que eu fiz de errado? O que eu poderia ter feito para evitar?” São perguntas que por ficar quase sempre sem respostas, no final levam à raiva.

Amor Precisa de Confiança Para Viver!

Trair é mais que um “pular de cerca”. Trair é quebrar a confiança que alguém tinha naquele que o traiu. E, confiança é muito mais que uma palavra, é uma “entrega”. Quando existe confiança entre duas pessoas, existe cumplicidade. É como se a vida de uma estivesse entregue nas mãos da outra. A traição rompe esse laço. Ao trair alguém, além de estar ferindo profundamente o amor que lhe é dedicado, pode estar causando danos e transtornos psicológicos que, marcarão essa pessoa, senão para sempre, por muito tempo. Porque se torna muito difícil para alguém que foi traído, voltar a confiar.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=CBnbPDMa2RM[/youtube]

Ainda Que Esse Relacionamento Seja Um Namoro

Quem trai durante o namoro demonstra que não está realmente interessado (a) nesse relacionamento e ainda, que é imaturo e irresponsável. Porque, se tivesse maturidade ao perceber que um futuro junto com aquela pessoa não daria certo terminaria o namoro sem traição.

Muita gente comete o engano de ao ser traído durante o namoro  acreditar que isso não acontecerá depois do casamento. Ao contrário de supor que conseguirá mudar esse tipo de comportamento egoísta em alguém, a melhor opção é romper o namoro e seguir em frente antes de se sentir diminuída (o) pela situação.

Isso É Um Fato.

Antes de acontecer uma traição (entre casais), alguns sinais são dados. Porém, a maioria não percebe. Uma das razões que faz com que as pessoas não percebam que tem alguma coisa errada é a correria do dia a dia. Os indícios mais fortes: ficar menos tempo em casa, evitar perguntas, trocar o “dormir mais cedo” por um filme na televisão, etc. Essas atitudes demonstram insatisfação. Se acontecer nesse período uma conversa esclarecedora, pode ser que a traição não venha a acontecer.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=n84EGaGrOHc[/youtube]

A Traição Aconteceu, e Agora?

É bom que a pessoa traída saiba que não resolve o problema não demonstrar a mágoa, a desconfiança e o ressentimento que está sentindo. Melhor deixar claro tudo o que está pensando. Se quiser tentar conversar, procure saber se há alguma explicação plausível, para que isso tenha acontecido. Deve pedir que a outra pessoa fale e escutar.

Não adianta tentar “colocar uma pedra” sobre um assunto tão delicado. Porque virá à tona sempre que surgir uma oportunidade. Por isso, é melhor que a conversa aconteça e seja qual for a decisão final, é bom que tudo seja esclarecido.

Durante a conversa evite alguns tipos de detalhes sobre a traição como: como ela é? Aonde vocês foram? Coisas do gênero. Esses detalhes não fazem a menor diferença no que aconteceu e, machucam ainda mais quem já está sofrendo. Uma coisa é muito importante para ser esclarecida: se foi a primeira vez e, se não existe com a pessoa em questão, nenhum elo emocional.

Procure observar se a pessoa demonstra estar verdadeiramente arrependida. Não faça, entretanto que durante uma conversa entre duas pessoas adultas as confissões de um erro sejam transformadas em um mecanismo de cobrança e uma ferramenta de vingança no futuro.

Se depois da conversa a decisão for continuarem juntos, aproveite esse momento para crescer e amadurecer. Tenha coragem de assumir a sua parcela de culpa. Isso te ajudará a ver a outra pessoa como ela realmente é. Coloque-se por um momento no lugar do outro.

Quando você se coloca no lugar do outro, é mais fácil enxergar o que aconteceu sem a presença da mágoa e do ressentimento. Mesmo que uma pessoa nunca tenha cometido uma traição, é mais aconselhável não ser tão severa no julgamento dessa questão. Partindo do princípio que nenhum ser humano é infalível.

Pra Mim, A Infidelidade Não Tem Perdão!

Cerca de 80% das mulheres são categóricas em afirmar que não perdoariam uma traição. Elas vêem a traição muito mais do que um envolvimento físico com outra pessoa. Para elas, o constrangimento que a pessoa traída passa na frente dos amigos e familiares é imperdoável. Para essas, é preferível sofrer por um tempo e depois continuar a vida, do que viver ao lado de alguém em quem não confia mais. E tem mais, (dizem elas), “Além de acabar com a confiança e com o respeito, a traição deixa uma marca profunda no coração. E, essa marca traz sempre uma pergunta: “será que ele não me trairá novamente”?

Eu Perdoaria!

Tem gente que diz que perdoaria, mas que deixaria claro que o fato de perdoar não significa esquecer o que houve. E, que pode até tentar confiar novamente. Porém, para isso não aceitaria que a outra pessoa mantivesse senhas escondidas e ligações no celular que não possam ser mostradas. Enfim, a pessoa que foi traída tem todo o direito de desconfiar e se quem traiu estiver realmente arrependido (a), fará de tudo para recuperar a sua confiança.

Então… arrependa-se!!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atitude

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Tenho 32anos e minha namorada 19 a 1 mes ela viu conversar no face da qual nao consegui mentir, falando toda verdade que a trai, desde entao nossas vidas virou uma confusao ela me ama eu percebi que mulher da minha vida, me arrependo muito de tudo que fiz, nao deixamos de ficarmos juntos ate hoje, mais ela nao consegue voltar, to sem saber que fazer, preciso de ajuda, confessei meu erro ppdendo ter mentido e me arrrpendo muito.

    Guilherme 16 de Abril de 2014 0:58
  • Eu passei por isso vi meu marido ao lado de outra a mesma trabalhava com ele deu a maior confusao e ela continuava atras dele ele jurou que nao falava mais com ela e que se arrependia so que ela demonstrava o contrario .
    Queria que ele tivesse colocado ela na minha frente e falado tudo que ele me falou na frente dela toda vez que lembro me sinto mal falo pra ele fazer isso ele fala que nao que seria se humilhar iria passar vergonha com ela que eu tinha que confiar nele .
    Porque eu tive que passar vergonha vendo os dois e ja que ele me ama pq nao fazer o que eu pesso que e so colocar nos duas juntas e dizer que ele me ama e se nao me deixou ate hoje nao me deixaria mais e pra ela nao o incomodar mais .
    Todas e qualquer atitude dele eu desconfiu e muito .
    Sera que ela nao esta esperando de vc essa atitude .

    viviane 16 de dezembro de 2014 12:07

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *