Como Terminar Um Relacionamento Sem Se Machucar

Acabou?

É unanime entre homens e mulheres que terminar um relacionamento é uma coisa muito complicada. Além de se sentir mal com o término, ter que se readaptar com a vida de solteiro e precisar abrir mão daquela rotina gostosa de casal, tem que se preocupar com o parceiro (ou ex-parceiro), com a reação que ele e tomar muito, mas muito cuidado para não machucar, ou machucar o menos possível, tanto a ele (a) quanto a você. É sempre bom tomar certos cuidados na hora de um término, principalmente se perguntar se é aquilo mesmo que você quer, se não é apenas uma má fase no relacionamento ou num momento em que suas emoções estão confusas.

Dicas Para Saber Se É O Fim

Antes de dar qualquer dica sobre como terminar um namoro, é preciso aconselhar a saber se essa é a decisão certa. Essa relação já deveria ter acabado se:

  1. Você não gosta mais de ficar na companhia do parceiro. Bate aquela tristeza toda vez que você sabe que vai ter que se encontrar com a pessoa, e quando está lá, conta até os minutos para poder sair, isso é um péssimo sinal.
  2. Você se irrita com tudo que o outro faz, por mais que seja o que você queria. Fica nervoso com os beijos e os abraços, com raiva das tentativas de carinho e faz de tudo isso um motivo pra brigar. Isso é um sinal de que aquele relacionamento já deu o que tinha que dar, e levá-lo adiante só vai machucar cada vez mais. 
  3.  Sente atração por outras pessoas. Lógico que isso é normal, mesmo quem namora continua sendo humano, e é normal sentir atração por uma pessoa que se encaixa nos seus padrões de beleza, mas quando essa atração vira desejo e você só está esperando uma situação favorável para satisfazê-lo, significa que algo mudou e o sentimento não é mais o mesmo, se é que ele ainda existe.
  4. Você não sente falta. O parceiro passa dois dias sem ligar e você se sente aliviada com isso? Péssimo sinal. Quando gostamos de uma pessoa, não importa se estamos com ela há dois meses ou dois anos, sempre queremos ter nem que seja um pouco da atenção dela, e essa falta de notícias por dois dias seria o suficiente para irritar um amante. 
  5. Você repudia os toques do outro. Beijo? Nem pensar, sai pra lá. Sexo? Nem pagando. Você não se sente mais à vontade em trocar caricias mais íntimas com ele, e nem sabe explicar o porquê disso. Esse é um sinal muito claro de que já é tempo de por um ponto final, ao invés de reticências nessa história.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=dYhOHyhnpTQ[/youtube]

Dicas Para Terminar Bem O Namoro

Se você parou, analisou alista acima, pôs seu relacionamento na balança e viu que o único jeito de não machucar mais é terminar, não tenha medo de fazer isso. Uma listinha de coisas para evitar maiores transtornos no fim do namoro sair dele de cabeça erguida e sem ressentimentos.

  1. Evite os clichês. Tente não usar aquelas frases que todo mundo diz: não é você, sou eu ou eu estou num momento muito meu, não é culpa sua. Assim tudo o que parece é que você ao menos se dignou a pensar em coisas sinceras e plausíveis para dizer, ou está mentindo. Se não há motivo, ou você não quer dizer que não gosta mais da pessoa, diga apenas que não está dando mais certo e que isso vai acabar piorando se não chegar ao fim. 
  2. Tenha respeito pelos sentimentos do outro. Seja gentil e sutil na hora de conversar, procure ser carinhoso e deixe claro que continuar sendo amiga (o) dele (a), o importante nessas horas é ser firme, mas delicado.
  3. Faça tudo cara a cara. Nada de mandar torpedo, telefonar, mandar um e-mail ou uma mensagem pelo Facebook, isso mostra que além de não querer mais nada com a pessoa, você é estúpido e sem educação o bastante para não ter a coragem de enfrentar a situação. Engula o medo e chame o parceiro para uma conversa séria, onde vocês podem se olhar nos olhos e ver as reações no rosto do outro.
  4. Encontre uma ocasião oportuna. Não é certo levar um namoro sem amor adiante, mas se a outra pessoa está passando por dificuldades, como por exemplo a morte de uma pessoa da família, ou algo assim, é melhor deixar pra procurar esse momento depois, já que em um momento assim, todo o que queremos é um pouco de apoio e carinho. 
  5. Não leve adiante sem motivo. Certo, na dica anterior foi sugerido que se adie esse término para um momento em que o outro não esteja tão fragilizado, é uma questão até de humanidade, mas se não tiver uma justificativa assim, nada de ficar inventando desculpas e adiando o inevitável. Acabe logo com isso e não tenha medo de ficar sozinho e solteiro, vai ser bem mais fácil tanto para você, como para o outro.
  6. Seja amigo. Se a pessoa não estiver disposta a continuar com a amizade logo depois do término, dê um tempo a ela, mas deixe claro que não quer abrir mão dessa relação amigável na hora de terminar. Depois que ela se acalmar, busque conversar com ela e mostrar que continua disposto a reatar aquele laço de amizade.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=UVQ0oHZ51SA[/youtube]

Depois do Fim

A principal dica para os mais novos candidatos a solteiros é não ter medo de ficar sozinho, não encarar a solteirice como uma coisa ruim. Esse novo status civil traz consigo um leque de novas oportunidades, como por exemplo, conhecer novas pessoas e saber que uma nova paixão pode surgir a qualquer minuto. Caso ainda não se sinta pronto para abrir o coração para um novo romance, vale também tirar um tempo para você, para se dedicar ao que você gosta e não tinha tempo ou disposição, ou por qualquer outro motivo, não fazia. Durante esse tempo, vale sair com os amigos, viajar com a família ou mesmo fazer programas sozinhos para aproveita a companhia de quem nunca vai te abandonar, você mesmo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Relacionamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *