Será que os Filhos Unem Realmente o Casal?

Existem casais que quando eles não estão indo muito bem em seu relacionamento conjugal, acreditam que o nascimento de um filho possa trazer-lhes a união que eles tanto precisam. No entanto será que uma criança realmente une um casal que já estava prestes a se separar? É o que analisaremos nesse artigo.

Gravidez

Relacionamentos dos Casais Devem Independer de Seus Filhos

Muitos casais quando estão brigando muito e pensado em se separarem costumam usar os filhos para colocá-los contra o outro conjugue. De acordo com especialistas em psicologia esse comportamento está totalmente inadequado e demonstra o quanto egoísta e imaturo é esse casal.

Da mesma forma existem mulheres que acreditam que se tiverem um filho do marido que a despreza talvez ele volte amá-la com nos velhos tempos. Isso é um engano lamentável, pois na realidade, quase nunca essa situação acontece.

O que os pais devem entender é que independente de seus problemas conjugais ou de relacionamento, os filhos nada tem a ver com isso, e as crianças sofrem muito cada vez que se veem envolvidas em discussões ou brigas de seus pais.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=2MJ0I9qElAE[/youtube]

Filho Não é Propriedade dos Pais

Os pais devem entender muito bem qual a finalidade apela qual estando colocando um novo ser no mundo. A princípio os cuidados devem para fazê-lo caminhar sozinho para quando for adulto ser uma pessoa livre e capaz de tomar suas próprias decisões.

No entanto, isso não acontece e a grande maior dos pais acredita que seus filhos são propriedades suas e partir daí cometem uma série de erros com eles. Um dos principais enganos cometidos é o fato deles acharem que os filhos têm a capacidade ou o poder mágico de unir casais que se desentendem por qualquer motivo e a qualquer momento.

É muito importante que os responsáveis percebam que o casal pode se separar a qualquer momento de suas vidas, quando a relação amorosa de amor e respeito que tiveram já estiver acabada, porém seus filhos serão seus, para o resto de suas vidas, daí a necessidade de colocar crianças no mundo com muita responsabilidade e não simplesmente para tentar salvar um casamento quer todos sabem que já está fracassado.

A Importância da Paternidade

A grande maioria das pessoas desconhece qual a importância de serem pais ou mães, pois gerar um novo ser é uma tarefa de muita responsabilidade que nem todos estão prontos para cumprir.

O que acontece em muitos casos é que a mulher ao chegar a uma determinada faixa etária acha que tem de ter um filho, independente de ter um parceiro ou não. No outro extremo, meninas sem nenhuma condição física ou emocional, cada vez mais jovens têm seus filhos sem nem ao menos saberem que são os pais.

Os homens em contrapartida, também têm uma grande parcela nessa irresponsabilidade, pois acham que a função de prevenção da gravidez deve ficar a cargo somente das mulheres, e por isso saem por aí tendo várias relações sexuais sem preservativos com mulheres que nem mesmo conhecem, e desses relacionamentos fúteis acabam nascendo filhos que nada tem a ver com o fato dos seus genitores não serem pessoas sérias e responsáveis.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Tl8anSOGJ94[/youtube]

Por isso antes da mulher ou do homem pensarem em conceber uma criança deve pensar que se trata de um novo ser que veio ao mundo sob a responsabilidade deles e que merecem ser respeitados e não tratos ou manipulados como objetos quando houver brigas ou discórdias entre os casais. Ficar grávida para fare com que o marido fique ou retorne ao lar é um dos maiores erros que as mulheres podem fazer e m suas vidas. O ideal é tentar contornar a diferenças e se não ser, optar mesmo pela separa conjugal, sem envolver os filhos frutos desse relacionamento.

Sugestões Para Manter Um Casamento Feliz

Algumas sugestões podem ser dadas para que o casal possa manter um relacionamento amigável mesmo após uma separação e fazer com que seus filhos continuem unidos com eles. Ou então quando eles ainda estiverem casados, tentar preservar a relação com amor e respeito sem o erro de usar os filhos para contrariar um ao outro.

  • Educar os filhos desde muito cedo para serem pessoas independentes e capazes de gerirem a si próprias. Dessa forma, se algum dia o pais ou a ame precisar dele saberá que poderá contar com uma pessoa madura e pronta para enfrentar os desafios que a vida porventura vier a lhe oferecer.
  • Nunca em tempo algum usar os filhos para fazer raiva ao parceiro em caso de discussões e brigas. Os pais devem entender que os filhos são seres independentes que merecem respeito, e que nada tema ver com os dissentimentos existentes entre eles, pelo contrário devem ser respeitados e poupados de presenciarem constantes brigas de casais.

Casamento Duradouro

  • Não tentar engravidar para tentar manter um relacionamento amoroso que já vem se arrastando há muito tempo. A concepção de um filho deve ser algo compartilhado entre o homem a mulher e não somente uma decisão isolada para tentar salvar um possível casamento fracassado.
  • Ser mas e pai são decisões sublimes e que são definitivas. O homem pode se separar da mulher, mas com certeza ele será sempre o pai e ela sempre a mãe daquele novo ser que eles colocaram no mundo.

Um aspecto de total importância é porque as pessoas querem ter filhos. Muitas delas não estão preparadas para tal ato de responsabilidade, pois nem ao menos sabem cuidar de si próprios, imaginem então de um bebê que merece todo o cuidado do mundo.

Por isso, a motivação para serem pais deve ser muito bem repensada pela grande maioria das pessoas, e caso percebam que não tem condições emocionais e nem financeiras para assumirem uma tarefa de extrema importância devem adiar esse pensamento ou mesmo desistir de serem pais e mães, pois isso em nada irá diminuir sua importância enquanto ser humano.

O que reduz essa importância é o fato das pessoas conceberem filhos e usá-los em disputas internas contra o conjugue ou então, decida colocar mais um novo ser no mundo somente para salvar um possível casamento fracassado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Vida a Dois

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *