Algumas pessoas acreditam que a grande dificuldade de relações amorosas está em iniciar o relacionamento, contudo, a convivência e o tempo podem mostrar que na verdade manter o amor e a paixão pode ser mais complexo. Um relacionamento gay pode ter, além das questões comuns ligadas a relações amorosas, outros problemas como dificuldade para assumir a relação perante uma sociedade preconceituosa e/ou falta de aceitação familiar. Saber como driblar todas essas dificuldades é fundamental para ter um relacionamento bem sucedido e cheio de amor.
Dicas para Manter o Relacionamento Gay
A seguir listamos algumas dicas que ajudarão a manter o seu relacionamento por mais tempo com a chama da paixão acesa.
Dica 1 – Evite ser Carente
Para alguns gays pode ser difícil evitar querer acelerar as coisas no início da relação por questões emocionais mal resolvidas em relacionamentos anteriores ou mesmo pela dificuldade de aceitação da família. Se você se identifica com esse padrão tenha em mente que ninguém tem a obrigação de ser o seu suporte emocional. A outra pessoa pode se sentir assustada ao ser sobrecarregada com uma responsabilidade tão grande. A dica é ir devagar, especialmente no começo do relacionamento.
Dica 2 – Cuidado com o Relacionamento Aberto
Ter um relacionamento aberto significa que as duas partes podem ficar com outras pessoas sem que isso seja entendido como traição. Não quer dizer sair ficando com todo mundo e sim viver experiências que pareçam interessantes sem que elas se tornem mais importantes que a relação. Porém, relacionamento aberto é um tema polêmico na teoria e ainda mais na prática.
É difícil que as pessoas sejam tão abertas a ponto de realmente não sentir nem uma pontinha de ciúmes do parceiro. Além disso, numa dessas aventuras um dos companheiros pode acabar se envolvendo mais do que gostaria. Ninguém está livre de se apaixonar por outra pessoa sem beijá-la, imagine então ficando com ela concretamente.
O resumo desse tópico é só tenha um relacionamento aberto se você estiver 100% pronto para isso e confie no seu parceiro. Se você perceber que não é da sua natureza esse tipo de relacionamento deixe isso claro desde o início. É melhor não começar uma relação se você sentir que não conseguirá se adaptar as regras da mesma.
Dica 3 – Escolha Programas que não Causem Tensão no Relacionamento
As baladas direcionadas ao público gay podem não ser o melhor lugar para sair ter uma noite tranquila com o seu amado. Geralmente nessas danceterias os homens vão para paquerar e por isso pode não ter um limite bem definido do casal. Outros homens podem dar em cima do seu namorado e de você causando uma tensão desnecessária no relacionamento. Ir a barzinhos com os amigos ou sair jantar pode ser um programa mais interessante.
Dica 4 – Cuidado com o que Diz Durante as Brigas
Um dos fatores que contribui para o desgaste de um relacionamento é estar o tempo todo no meio de uma guerra. Claro que todos os casais discutem em algum momento e podem discordar por algum motivo, mas é fundamental ter cuidado com o que é dito durante esses momentos de explosão. A palavra dita não pode retornar para a boca então cuide muito bem do diz para o seu amado.
Dica 5 – Lembre-se que Mensagens de Texto não Entonação
Ainda falando a respeito de brigas no relacionamento é essencial ter cuidado com o início de discussões por mensagens. Devemos sempre lembrar que o que escrevemos não tem entonação de maneira que podem fazer com que a outra pessoa pense que você está tentando dizer algo diferente da sua real intenção. Discutir por mensagens não é uma alternativa.
Dica 6 – Ter Problemas com a Família do Amado
Estar num relacionamento em que a família da outra pessoa visivelmente não gosta de você pode ser bem complicado. Mesmo quem vive distante dos familiares tem impacto da opinião deles em suas relações. Se existe algum problema de aceitação em relação a orientação sexual do seu parceiro pela sua família é interessante tentar resolver com uma boa conversa. Nos casos em que não tem jeito é válido tentar começar a manter a relação longe das pessoas que a veem de maneira negativa.