Medo de Oficializar Relações Amorosas

Comportamento de Namorofobia

Medo de Oficializar Relações Amorosas

Medo de Oficializar Relações Amorosas

Existem pessoas que se relacionam com as outras, mas apresentam um comportamento que as impede de oficializar essa relação. Elas tem uma verdadeira fobia, medo de namoros e relacionamentos duradouros, não assumindo um compromisso mais sério. Esse comportamento em geral é praticado mais pelos homens, e é alvo de crítica, por parte das mulheres. No entanto, na grande maioria dos casos, pode simplesmente não haver uma harmonia entre os companheiros, mas fugir sempre das relações sérias pode ser um indicio de receio de oficializar qualquer relação, por algum problema emocional mais sério.

Pessoas que Evitam Namoros

Especialistas informam que, as pessoas que sempre evitam o namoro, apresentam medo de qualquer possibilidade de um laço amoroso com alguém. Esse tipo de comportamento vem crescendo atualmente, sendo mais comum nos homens, que podem ser identificados, pelo desconforto que sentem em relação a todos os envolvimentos amorosos, independentes da mulher que está ao seu lado. As vezes há amor e atração,mas a pessoa não consegue assumir um compromisso sério, fazendo com que os vínculos afetivos, atualmente, de um modo geral, fiquem mais superficiais.

Sentimento Atinge os Dois Gêneros

Comportamento

Comportamento

Os profissionais especializados em comportamento humano, afirmam que esse padrão de comportamento não é específico dos homens, apesar das mulheres demonstrarem o desejo de assumir um compromisso mais sério, a fobia ao namoro é cada vez mais comum a ambos os sexos,como resultado de uma auto afirmação ou sentimento de liberdade.

Causas do Bloqueio

Os especialistas orientam que esse bloqueio que o indivíduo apresenta, para assumir compromissos sérios, pode existir em função de relacionamentos anteriores, que não foram bem sucedidos, ou por alguma vivência que tiveram quando crianças, ou ainda pela personalidade da própria pessoa. Em alguns casos, quando a pessoa tem alguma fobia em relação ao namoro, pode até se relacionar com alguém, mas não consegue relaxar e vive em conflito consigo próprio. Uma criança que sempre presenciou conflitos entre os pais, pode decidir que nunca vai passar pelo mesmo problema, se não assumir nenhum compromisso.

Sintomas de Namorofobia

Causas

Causas

Não há um padrão comportamental único, para pessoas que evitam os relacionamentos sérios. Por trás dessa atitude,podem existir várias causas, e com modo de manifestações também variados. Por exemplo, o indivíduo pode ser perfecionistas, ou muito reservado para não permitir a intimidade com a namorada, ou ser sedutor, se relacionando sexualmente com várias mulheres diferentes, ou ainda aquele que quando percebe que a mulher gosta dele, faz tudo para afastá-la. Outros comportamentos que podem indicar as pessoas que não querem assumir o namoro, é não fazer planos futuros, ou não apresentar a companheira aos pais ou amigos.

Psicoterapia

Para que a pessoa consiga se relacionar de forma duradoura com outra, mas não consegue por causa de sua fobia, o ideal é fazer uma psicoterapia para contornar esse problema. No entanto, a terapia só é recomendada, se a pessoa não está feliz com esse comportamento. Se o indivíduo se sentir confortável em não assumir namoros, o ideal para quem se relaciona com ele é aceitá-lo, como ele é no momento, pois a psicoterapia só será efetiva se a pessoa realmente quiser mudar.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Vida a Dois

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *