Como Lidar com um Namorado Viciado em Drogas

Quando uma mulher chega a casa e vê seu namorado totalmente fora de si, pois ele é viciado em drogas, como maconha, cocaína, com certeza é uma situação muito difícil de lidar, principalmente se a mulher amar o namorado.

A namorada já falou com o seu namorado por várias vezes, e não houve nenhum tipo de modificação no comportamento dele. Nesse caso, o que mais se pode fazer? Como fazer para ele parar de usar drogas? As respostas a essa questão são muito complexas e merece muito cuidado.

Usuário

Você Não Pode Mudar Outra Pessoa

O primeiro reconhecimento da namorada tem que ser que ela não pode mudar outra pessoa. É ao mesmo tempo tão simples e tão complexo. Mas por que é tão difícil ou impossível mudar o comportamento de outra pessoa?

Isso tem a ver com a motivação interior e desejo genuíno que a pessoa deve apresentar para mudar seu modo de vida. Tenta impor sua vontade sobre outro com relação à obtenção de ajuda para o abuso de drogas, por exemplo, pode não dar certo se ele não estiver realmente motivado a enfrentar uma nova realidade de vida.

Consequências mais Imediatas e Severas do Vício em Drogas

Quando uma pessoa é viciada em drogas ilícitas ou álcool, e é extremamente resistente a qualquer tipo de tratamento para se livrarem do vício eles com certeza têm um problema sério para enfrentar. Eles podem reagir violentamente com as pessoas mais próximas ou até mesmo fazer ameaças, pois não têm nenhum tipo de motivação para começar o tratamento.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=nDOlNhxwYLw[/youtube]

A verdade é que até que a pessoa esteja pronta para aceitar que eles têm um problema com drogas e buscar tratamento para ele, nada que qualquer outra pessoa fizer vai poder pode mudar a sua mente.

Se o Namorado Não Pode Deixar o Vício, o Que a Namorada Deve fazer?

  • Em primeiro lugar, a namorada deve cuidar-se para que ela seja uma companheira que possa auxiliar na cura do seu namorado, Por isso, ela tem que cuidar de si mesmo em primeiro lugar. Isto não  quer dizer que ela é egoísta, mas garante que ela esteja fisicamente, psicologicamente e emocionalmente capaz de ajudar o seu parceiro no  momento que ele estiver pronto para começar o tratamento contra o vício.

  • Certifique-se de dormir o suficiente, exercitar-se regularmente, pois esse comportamento vai fazer muito bem a sua saúde e vai lhe dar mais força para ajudar seu namorado a se livrar do vício.
  • Mantenha sua rede social, não perca o contato com seus amigos somente para tratar de seu namorado, o que pode ser difícil se a pessoa sentir que tem de ficar por perto e monitorar a todo o momento as ações do seu namorado. Mas ela tem de entender que a vida é dele, e cabe somente a ele ter motivação suficiente para se livrar do vício.
  • A namorada vai precisar ter uma saída para a sua própria sanidade, se isso pode ser conseguido com um hobby, um momento de lazer, uma ida ao cinema ou shows, ou apenas dar um passeio no parque, nas proximidades do bairro, ou passear na praia.
  • Para ajudar seu namorado, ela também vai precisar reservar um tempo somente para si, para que possa se dedicar ao seu próprio desenvolvimento pessoal. Ela pode querer se inscrever em um curso, buscar obter ou completar o seu grau universitário, ou aprender uma nova habilidade que pode beneficiá-la no trabalho ou para que ela possa conseguir um emprego diferente.

  • Vale ressaltar que quando namorada começar a cuidar de si mesma é claro, que essa atitude não vai passar despercebida pelo seu namorado viciado em drogas. Ele pode sentir ciúmes do tempo que a namorada fica longe dele, e tentar impedir dela fazer qualquer coisa fora do trabalho, ou insistir para que os dois só façam programas em conjunto. O que você pode fazer então?

Aqui estão Algumas Dicas

  • Seja criativa: não minta para o seu parceiro, mas procure encontre maneiras certas para se comunicar com ele, quando for necessário, colocando suas razoes e seus pontos de vista explicando que você precisa para fazer isso, que será importante para você e para listar ele se ela mantiver sua liberdade. O argumento racional pode não funcionar especialmente se o seu namorado for muito dependente dela.
  • Escolha bem o seu tempo: se o seu namorado fica mais lúcido pela manhã, então escolha esse tempo para ter uma conversa sobre suas necessidades no relacionamento de vocês dois, em relação ao tempo que você deve ter para cuidar de si mesma. Se você acha que meio-dia ou na hora do jantar é melhor, deve escolher conversar após a refeição, e não durante, pois as pessoas tendem a serem mais receptivas às ideias quando têm a fome saciada, em vez de ficarem agitados ou facilmente irritados porque estão com fome.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=LA-ciRyetV0[/youtube]

  • Se o seu namorado não comer regularmente ou se tem deficiências nutricionais devido ao uso de drogas, isso é outro problema. Você deve conhecer como está o humor do seu namorado para escolher o momento adequado e falar sobre a sua necessidade de fazer as coisas por si mesmas.
  • Peça ajuda de outras pessoas: quem está mais próximo de seu namorado ou ao lado de vocês dois? É seu pai, irmão ou outro amigo? Talvez eles possam entrar em um dialogo com o seu parceiro sobre a sua necessidade ou desejo de ter fazer um curso ou então de participar de uma atividade recreativa, ou outra coisa. Você pode até começar a fazer as coisas com seu namorado.
  • Talvez vocês possam fazer coisas em conjunto, para começar. Isso pode satisfazer o seu namorado e dar a noção de que é importante para você fazer as coisas fora da casa. Eventualmente, o seu namorado pode ficar convencido de que está tudo bem para você possa sair sozinha, ou com outras pessoas.

  • Eduque-se sobre o vício: para que você possa lidar com o abuso de drogas de seu namorado, você precisa saber com o que você está lidando, não em um sentido geral, mas específico para as substâncias seu namorado está viciado.

Vale ressaltar que qualquer pessoa viciada em drogas deve ter um acompanhamento médico e psicológico, bem como todos os meros de sua família.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Vida a Dois

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Olá sou casada com um dependente quimico há 17 anos.ultimamente esta dificil lidar com ele, tem vezes que ele some de casa , fica dias sem vir. Quando aparece chora,fala que não consegue selivrar já passou por várias clinicas mas a cada dia está pior > Tenho uma filha adolescente que não tem compreendido o comportamento abusivo do pai, sempre tiveram um relacionamento bom, mas ultimamente ela tem qustionado ele sobre o vicío.

    solange alves da silva 16 de outubro de 2013 10:23

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *