O Amor Pode Sobreviver a Uma Traição?

Você já foi traído ou traída por alguém que amava muito? Você ficou muito surpreso com o que aconteceu? Você já traiu e resolveu ser sincero com o seu parceiro ou parceira? Você tem certeza de que nunca foi traído ou não tem certeza, acha sempre que foi traído pelo seu namorado ou namorada?

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=0swwL5j5lw0[/youtube]

A palavra traição em uma relação é sempre tratada como um tabu. Ninguém quer ouvir falar e muito menos saber que foi vítimas de uma traição. O que se diz sempre é que as relações devem ser construídas a base do respeito e neste caso, não trair é para ficar claro, mesmo que subentendido.

O que se discute muito é que se uma pessoa ama verdadeiramente a outra não sente a necessidade de trair, e não o faz. Mas, quando alguém chega ao ponto de trair é por que o amor acabou. Será isso mesmo uma verdade?

Quem Ama Trai?

O tema traição foi e é discutido e não só na ficção em filmes e novelas, mas por psicólogos, psiquiatras, sociólogos. Estudiosos em não estudiosos buscavam as razões pelas quais as pessoas traem. Será que alguém é imune a vontade de trair? Alguém é imune a traição?

A traição não é como matemática, 2 somado a 2 será sempre 4. Não é assim que essa atitude, que pode partir tanto do homem quanto da mulher, pode ser discutida ou encarada. Sim, ela pode ser justificada. Qualquer atitude pode ser justificada, com motivos que uma pessoa concorde ou não, mas pode existir uma razão para qualquer ação na vida.

Um homem pode trair uma mulher por que não resistiu aos encantos de uma outra. Você pode não concordar, chamá-lo de fraco, mas não pode dizer que esse não seria um motivo. Uma mulher pode trair por que a relação que está desgastou. Você pode não concordar, mas pode ser um motivo.

E algumas pessoas garantem que traíram, mas não deixaram de amar os seus parceiros. Fizeram por um impulso e como se arrependem querem seguir adiante na relação sólida que existia. Seria possível o amor sobreviver a uma traição?

Depois Da Traição Dá Para Seguir Em Frente

O amor pode sobreviver a uma traição? Quantas pessoas já se fizeram essa pergunta quando se viram diante de uma traição e disseram adeus ao namorado ou namorada por que não suportariam viver com essa recordação.

É bem verdade que o ditado que diz “o que os olhos não veem o coração não sente” possa funcionar, em muitos casos, melhor do que a sinceridade. Muitas pessoas pregam que querem que usem com elas a sinceridade sempre, mas não suportam ouvir a verdade. O que fazer?

Se você ama muito alguém e acabou traindo essa pessoa, o que fazer? Você vai falar a verdade? Neste caso, o melhor conselho é aquele do “pense bem”. Infelizmente, nem sempre ser sincero é seguir o melhor caminho.

Quando uma pessoa olha no olho da outra e diz “traí você, estou arrependido e ainda te amo”. A reação dessa pessoa traída pode ser bem diferente do que se espera. Uma pessoa pode pensar que “ótimo, você foi sincero, pelo menos me contou”, mas ao mesmo tempo ficará martelando na cabeça, “será que ele fará isso de novo comigo”.

É muito comum que a traição deixe essa “porta aberta”, essa sensação de que você será traído mais uma vez.

A verdade é que quando uma pessoa é traída, como primeira coisa, ela perde a confiança em que a traiu. Você sabe lidar com isso?

Se o amor pode sobreviver a uma traição somente cada pessoa vivendo a situação pode avaliar. Mas, neste caso, não é bem o amor que está em jogo. Ninguém consegue deixar de amar ninguém de um dia para o outro só por que descobriu que foi traído. Pelo contrário, normalmente, é necessário dividir-se em sofrer por que foi traído e sofrer por que tem que esquecer quem você tanto amava.

O que está em jogo na descoberta da traição é a perda da confiança, a mágoa, a tristeza por ter sido enganado. Nenhum ser humano gosta de saber que foi enganado, principalmente, em que você confiava e para quem você doa tanto amor.

A Relação Depois Da Traição

Por mais raiva que uma pessoa tenha do companheiro ou da companheira por ter sido traído, ele não pode condená-la como se tivesse acontecido um crime. Neste caso, trair não é crime e sim um desvio de caráter ou pode ser justificado por tantas outras coisas.

Depois de uma traição descoberta qualquer um tem dois caminhos, o rompimento, que acontece na maioria dos casos ou tentar superar e seguir em frente.

Nenhum dos dois caminhos é fácil nem para um e nem para outro. Acabar uma relação por que uma das partes não foi honesto com a outra deixa trauma para ambas. Obviamente, mais para quem foi traído. Mas, o que fazer, cada um deve seguir em frente e pensar que terá uma segunda chance de amar ou ser feliz.

No segundo caso, sim, uma pessoa pode desculpar uma traição e sim, o amor poderá sobreviver a ela, mas vai depender muito de quem foi traído e não só.

A traição abala qualquer relação e se depois de conversar o casal resolver seguir em frente é bom que saiba que será necessário não medir esforços para deixar o amor intacto.

O amor depois de uma traição, do lado de quem foi traído, fica fragilizado, envolvido em uma camada de tristeza e principalmente, o medo de que a situação se repita. Cabe a quem foi traído e perdoou, apagar de uma vez por todas a traição da memória. Não dá para no primeiro desentendimento falar “mas, quando você me traiu”. Não, ou passa uma borracha ou não dá para seguir em frente.

Por outro lado, quem traiu do casal terá que ter paciência para conviver com a falta de confiança do parceiro ou da parceira. Terá que reconquistar a confiança e pode ter certeza, isso leva tempo. Deverá demonstrar através de atitudes o arrependimento e principalmente, o quanto ama aquela pessoa que por algum motivo, acabou traindo-a.

O amor pode sobreviver a traição se o casal decidir começar de novo e investir na relação. Caso o contrário, não vale a pena tentar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Vida a dois

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Ser traida dói bastante,eu estou nessa situação, ja nao sei fizer se meu cônjuge continua me amando ou nao, agora a nossa canção todos os dias é essa, ja tou cansada de ver provas de ele me trai,o pior é que estou grávida e é a minha primeira gestação,ja tou com um pé atrás e o outro a frente. Pensando em desistir desse casamento. Peço a vossa ajuda.

    Cristina Baulene 11 de novembro de 2015 14:08
  • E o pior é que ele não se dá ao luxo de deixar as coisas claras me explicando, ele nunca aceita mesmo com provas em frente mim, tou super cheia disso porque ele não quer mudar, vejo que a única solução é separação.

    Cristina Baulene 11 de novembro de 2015 14:11

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *