Tão importante quanto a disposição das mesas, a cor das flores e quais arranjos de mesa serão usados, é a lista de músicas. As escolhidas não são apenas as favoritas da noiva, e do noivo, mas tem que levar em consideração os convidados da festa.
Muitas são as opções para casamentos e independem da religião ou ocasião. Jesus Alegria dos Homens de Bach é uma das mais pedidas. Com uma melodia suave remete ao campo e a ingenuidade carregada da época de Bach.
Mas há quem diga que música para a entrada da noiva é a Marcha Nupcial, e as duas principais são: a de Mendelssohn e a de Wagner. Para entradas em igreja aconselha-se o uso de músicas clássicas ou sacra. Entretanto, existem algumas músicas de época que caem no gosto das pessoas, como a música tema do filme Titanic, My Heart Will Go On, e a canção Noverber Rain, da banda Guns and Roses.
É importante que o casal se atente aos momentos da cerimônia para a escolha das músicas. Os pontos mais importantes, que precisam de uma escolha específica são: a entrada dos padrinhos, pais dos noivos; a entrada das noivinhas; entrada das noivas; benção do padre; cumprimentos dos presentes; saída dos noivos e uma canção climática enquanto os convidados se retiram para a festa.
E as músicas para a festa? Essas são uma alegria à parte. Ou uma tristeza, visto que mesmo essas se repetem. Roupa Nova é uma das bandas que não pode faltar em qualquer casamento em que o casal tenha cerca de 30 anos para cima.
Não podem faltar ainda intérpretes como: Ivete Sangalo, com Festa; passando por Vou deixar, do Skank; e caindo nos flash back dos anos 80; a discoteca dos anos 70 e relembrar os tempos da brilhantina, dos anos 50/60. E se a família for do interior de São Paulo, ou mesmo de outros estados do Brasil, vale ressaltar que sempre entram no repertório as músicas regionais e nisso entram o pagode, axé, sertanejo e o forró.
Mas, todo final de festa precisa de uma música agitada para agitar quem já não está mais tão sóbrio e para quem já perdeu o pique de dançar. Nesse momento é que entram canções como Biquini de bolinha amarelinha, Estúpido Cupido e recordações dos tempos de criança com as músicas infantis da Xuxa ou do Carrossel Encantado, Chiquititas.
Para quem não quer se preocupar com a escolha das músicas para a festa, é sempre interessante contratar um DJ ou uma banda para animar os convidados. Esses, além de serem experientes nas escolhas, criam um clima mais descontraído, também fazendo brincadeiras com os noivos, família e convidados, dando mais graça e alegria para a sua festa.
November Rain – Guns and Roses, do YouTube