Planejamento para Casar

Planejar um casamento tradicional, com cerimônia religiosa, festa e tudo mais requer tempo e empenho. Para te ajudar nesta tarefa, preparamos um guia para você se planejar e fazer tudo da maneira que sempre sonhou. Confira.

Preparativos 1 Ano Antes do Casamento

Após escolher a data, estes são os passos que você deve seguir.

1 – Inspirações: Separe uma pasta ou crie uma no computador e use-as para salvar as inspirações que encontrar em revistas e sites. Por mais que você já tenha uma ideia de como quer os detalhes, novas ideias são sempre bem vindas.

2 – Orçamento: Os noivos devem se sentar e definir qual o orçamento disponível para o casamento. Se os pais forem ajudar com os custos, a presença deles é fundamental neste dia.

3 – Convidados: Um detalhe que está bastante ligado ao orçamento é a quantidade de pessoas que serão convidadas, pois é comum que os bufês cobrem por pessoa. Então, é interessante começar a fazer a lista o quanto antes. Claro que, por faltar 1 ano para o casamento, esta lista poderá ser modificada.

4 – Organizador: Este é o momento para encontrar em organizador de casamento, se você desejar, claro. Este profissional irá te ajudar a tratar de todos os assuntos relacionados a festas. É indicado, principalmente, para noivos que não têm tempo para resolver tudo.

5 – Reservas: Defina o local em que irá realizar o casamento, igreja e salão de festas, e faça as reservas. Alguns locais são extremamente concorridos, por isso é fundamental fazer isso com, pelo menos, um ano de antecedência. Vá ao cartório da cidade em que o casamento irá acontecer e se informe quanto as regras para marcar a data.

6 – Pesquise: Comece a pesquisar serviços, como: fotógrafos, bandas, bufês, decoradores, etc. Guarde as informações encontradas nas suas pastas, física ou virtual.

7 – Noivado: Se for o desejo dos noivos, este é o momento para realizar a festa de noivado.

Preparativos de 8 a 10 Meses Antes do Casamento

1 – Contratar Fotógrafo e Cinegrafista: Não há necessidade de falar sobre detalhes ainda, mas é importante ter a certeza de que as pessoas que você está contratando estão abertas a registrar o casamento no estilo que você deseja.

2 – Contratar Músicos: Antes de decidir quem serão os responsáveis pela música na sua festa, procure ver o trabalho deles pessoalmente ou pergunte para amigos o que acham. Depois disso, é a hora de fechar com os que mais gostou.

3 – Contratar Bufê: Alguns salões de festa já contam com serviço de bufê. Se este não for o seu caso, procure por bufês na sua cidade, participe de degustações para ter a certeza de estar escolhendo a melhor opção. Quando encontrar, contrate o serviço.

4 – Vestido: Agora é a hora de escolher o vestido de noiva. Você tem a opção de alugar ou comprar, independente de qual for o seu caso, é melhor se decidir logo para poder se decidir com calma, sem pressão. Neste tópico também estão incluídos os sapatos, véu e acessórios.

5 – Site: Hoje em dia, muitos casais fazem sites para dividir os momentos da preparação do casamento com os amigos e familiares. Se você desejar, este é o momento ideal para pensar nisso. Neste site você deverá colocar, além de mensagens e fotos, informações como data, hora e local da cerimônia e festa, sugestões de hospedagem para quem mora em outra cidade, contatos de salões de beleza, etc.

Preparativos 6 Meses Antes do Casamento

1 – Convites: Defina o modelo e mande fazer os convites.

2 – Lua de Mel: Se forem viajar, comece a pesquisar pacotes e feche com o que mais gostar. Se for uma viagem internacional, verifique a documentação, documento de identidade, passaporte, visto.

3 – Decoração: Escolha qual será a floricultura que irá fornecer as flores para decorar a igreja e a festa e feche o contrato.

Preparativos 5 a 4 Meses Antes do Casamento

1 – Menu: Reúna-se com o responsável pelo bufê e defina qual será o menu do casamento.

2 – Convites: Nesta etapa os convites já devem estar prontos. Confira para ver se está tudo certo. Se for escrever o nome dos convidados no envelope, faça isso neste momento.

3 – Bolo: Escolha e encomende o bolo. Assim como no caso do bufê, é importante fazer degustações para ter a certeza de que o seu bolo sairá ao seu gosto.

4 – Cabelo e Maquiagem: Escolha os profissionais que irão preparar a noiva. Faça testes e, então, contrate os que mais gostar.

5 – Músicas: Defina as músicas que irão tocar na cerimônia. Também é importante definir a playlist da festa, deixe claro para os músicos ou DJ que tipo de música você não deseja que toque.

Preparativos 3 Meses Antes do Casamento

1 – Lembrancinhas: Faça uma lista das pessoas para as quais você deseja oferecer lembranças especiais. Geralmente os noivos costumam oferecer uma lembrança aos padrinhos. Também é o momento de definir as lembrancinhas que serão oferecidas a todos os convidados.

2 – Alianças: Hoje em dia é comum que os noivos comprem as alianças juntos. É importante fazer isso com antecedência para dar tempo de fazer detalhes personalizados, se assim desejarem, e gravar os nomes na parte interna.

Preparativos 2 Meses Antes do Casamento

1 – Conferir Fornecedores: Entre em contato com os fornecedores para confirmar os detalhes.

2 – Fotógrafo: Reúna-se com o fotógrafo. Fale sobre estilos de fotografias específicos e como você quer que o seu grande dia seja registrado.

3 – Convites: Entregue os convites. Dois meses de antecedência é o ideal para realizar a entrega, pois dá tempo de todos se programarem. Enviar muito tempo antes disso pode fazer com que muitas pessoas acabem se esquecendo.

Preparativos 1 Mês Antes do Casamento

1 – Prova do Vestido: As provas do vestido são definidas pela empresa que irá alugar ou confeccionar o mesmo. Entretanto, é fundamental realizar uma prova com um mês de antecedência para realizar alguns ajustes, se for necessário.

2 – Confirmações: Aproveite este mês para confirmar tudo o que planejou no decorrer deste ano. Assim você evita surpresas desagradáveis.

Um casamento exige muita organização e sem um bom planejamento para o grande dia, cerimônia e festa podem acabar num verdadeiro desastre. Sem falar que a palavra casamento sempre nos leva a encontrar preços altos demais, tanto de produtos quanto de serviços. Para não acabar pagando quantias absurdas é necessário avaliar tudo o que será necessário comprar e de preferência fazê-lo com antecedência.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=kf4JXknGNX4[/youtube]

É necessário organizar na medida certa e ter em mente o quanto o planejamento financeiro pode fazer com que você evite custos excessivos e mesmo assim consiga realizar a festa dos seus sonhos.

Caso o contrário a vida do casal começa com o pé esquerdo, a conta bancária no vermelho. Por isso, pensando na saúde financeira da nova família que se formará, pegamos os dados preparados pela Proteste, que é uma organização de consumidores. O órgão preparou uma cartilha dando dicas para que os consumidores não caiam em armadilhas enquanto fazem os gastos para a festa de casamento.

Dicas Financeiras Para Casar

As dicas preparadas para os consumidores é uma segunda parte do planejamento para casar que é fundamental para que toda a organização seja bem sucedida. Afinal de contas sem dinheiro não é possível realizar o casamento dos sonhos. Infelizmente, para uma grande parte das pessoas, não é possível sonhar e realizar sem se preocupar com o quanto isso vai custar. Elas precisam adaptar o sonho dentro do orçamento, por isso, o planejamento financeiro é tão importante.

1- É fundamental conhecer os seus direitos de consumidor

Nesse período de planejamento do casamento é necessário contratar muitos serviços, comprar muitos produtos e evidentemente gastar muito dinheiro. Por isso, segundo a cartilha da Proteste, o primeiro passo é conhecer quais são os seus direitos.

O CDC, que é o Código de Defesa do Consumidor garante o que o consumidor, no caso, os noivos, podem exigir dos seus fornecedores e dos prestadores de serviços. Por isso, é muito importante saber logo de alguns desses itens para não ser enganado na hora da contratação dos serviços, do pagamento e da entrega.

Por exemplo, alguns itens que são importantes saber:

  • A publicidade abusiva e enganosa que é usada muitas vezes para atrair o consumidor, porém, uma vez que o serviço ou produto está contratado se inicia os “poréns”.

  • Quando a empresa sabendo que você consumidor tem pressa usa de métodos desleais ou coercitivos, por exemplo, querendo cobrar a entrega acima do preço normal pela distância ou por quando você pediu o produto.

  • Um contrato pode estar cheio de cláusulas abusivas que foram colocadas para fazer com que o consumidor seja obrigado a determinadas coisas que a lei diz que ele não deve ser.

  • A cobrança de impostos abusivos sobre serviços e produtos também é uma prática muito comum em quem busca realizar um casamento.

2- O casal deve pensar em como será a divisão de bens do casamento

Alguns casais não gostam muito de falar no assunto porque pensam que é ruim achar que possa existir um futuro divórcio quando ainda nem se casaram, porém, sim se faz necessário. Não faz parte da organização da festa e nem da cerimônia essa escolha, mas faz parte da realidade da vida dos dois e não deve ser ignorada.

Quando o casal não faz nenhuma escolha perante o juiz, o que fica definido é comunhão parcial de bens, o que na prática, tudo aquilo que o casal conquistar com frutos do trabalho de ambos deverá ser repartido no futuro entre os dois. O que cada um recebeu através de doação ou herança antes de se tornarem marido e mulher continua sendo bem individual, sem dar direito ao outro.

Quem faz um planejamento para casar e inclui a divisão dos bens pode escolher entre as possibilidades, como: um pacto antenupcial, regime de comunhão de bens (tudo será dividido meio a meio), separação total de bens (cada um fica com a sua parte sem ter direito a parte do outro).

3- Busque ajuda em sites de casamento

A sorte dos noivos modernos, da era tecnológica, é que muita coisa eles podem encontrar nos sites de casamento, que são muitos.

Os sites não só podem servir como fonte de informação, para ajudar até mesmo encontrar local para festa, ideias para decoração ou vestido e muito mais, como podem ser para ajudar na prática, como por exemplo, divulgando para os convidados a cerimônia.

A lista de presentes, por exemplo, até mesmo o planejamento pode ser feito em alguns sites. O que fica mais prático e evita aquele monte de papel que pode acabar perdido.

É claro que os sites podem ser pagos ou gratuitos. Se optar pela opção gratuita tudo bem, mas se for escolher um site pago, faça uma busca na internet e veja se existem reclamações sobre o serviço ou se está tudo bem. Faça isso antes de contratar o serviço.

4- Faça pesquisa sobre as empresas que prestarão serviços ou fornecerão produtos

É muito comum que as pessoas, mesmo que o assunto não seja casamento, compre um produto ou contratem um serviço, tenham uma péssima experiência, e diante desse desastre recorrem a internet para pesquisar sobre a tal empresa. Acabam descobrindo centenas de reclamações da empresa e pensam “porque não pesquisei antes”. Exatamente isso, pesquise antes. Basta pouquíssimo tempo para colocar o nome de uma empresa na internet e descobrir o quanto de reclamações existem sobre ela ou se não existe nada. Essa é mais uma das vantagens de tecnologia para quem está organizando um evento.

Uma outra excelente forma de se saber que não terá problemas com o prestador de serviços é que ele tenha sido indicado por um amigo, que será a pessoa que estará avaliando como bom.

5- Faça um cronograma

Os gastos com a cerimônia de casamento e festa são altos, mesmo quando o seu orçamento não poderá ser exagerado, mas não tem como fugir de determinadas despesas. Se o planejamento começar bem antes do dia da cerimônia ficará mais fácil buscar os melhores preços e fugir de qualquer reajuste.

Muita coisa pode ser adquirida bem antes e pode representar uma boa economia fazer essa opção.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Preparativos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *