O que é o Mini Wedding?
O Mini Wedding é uma forma de casamento onde se prioriza o minimalismo, havendo assim poucos convidados, são chamados apenas pessoas mais próximas do casal, assim realmente há laços sentimentais entre todos os presentes. Como é realizado em um local menor, prioriza-se o aconchego e a sensação de ternura e amor ali presente.
Essa modalidade de casamento surgiu na Europa, quando as pessoas começaram a realizar as cerimônias de casamento em suas próprias casas, nos seus quintais. Assim, como o espaço que eles possuíam para receber os convidados era limitado, acabavam então escolhendo de forma mais minuciosa aqueles que seriam convidados, sendo que cada um era uma presença especial e importante para os noivos.
Normalmente os mini wenddings possuem até cem convidados, sendo o número acima de vinte pessoas. Nesse tipo de casamento, excluem-se os famosos convites ”por obrigação”. Sabe aquela tia que você não vê a cinco anos, mas seus pais sentem que é importante convidar? Ou aquele conhecido do trabalho que você não possui intimidade, nesse tipo de casamento você pode excluir esses convidados, já que deve-se selecionar com mais prioridade.
Dicas Para a Lista de Convidados
Pode ser que seja um pouco complicado fazer a seleção, pois muitas vezes nos sentimos na obrigação de convidar todas as pessoas que conhecemos. Porém, você deve ter em mente que o mini wedding é uma cerimônia íntima, em que você pretende celebrar com pessoas que realmente conhecem e fazem parte da vivência dos noivos, sendo assim os amigos e os familiares mais próximos. Como essas cerimônias são realizadas em locais menores, é preciso pensar nesse ponto na hora de escolher quem irá entrar na lista dos convidados.
Por isso, é importante deixar claro para os seus convidados o conceito que você pretende com o casamento, pois assim eles estarão cientes que não devem levar acompanhantes que não estão na lista. Claro que você pode ser maleável e reservar alguns lugares para possíveis novos namorados ou um convidado inesperado, porém, mantendo a regra geral de que serão somente as pessoas mais especiais para o casal.
Quando você estiver elaborando a lista, pode fazer uma seleção com questões simples como: ”você convive com essa pessoa diariamente?”, ”a quanto tempo conheço tal pessoa?”, ”ela ficará chateada se não for convidada para meu casamento?”, entre outas questões onde é possível fazer uma melhor seleção dos convidados.
Convites e Decoração
Uma das coisas mais legais do mini wedding é a que como ele é algo menor e mais íntimo, você pode se dedicar com mais exclusividade a decoração e também aos convites, se atentando mais aos detalhes de tudo que será feito, e colocar um pouco da história do casal naquilo que será mostrado aos convidados.
A decoração pode seguir o tema que você desejar, como é um casamento mais íntimo o local será menor, dessa forma mesmo com um orçamento baixo para a decoração é possível realizar trabalhos lindos. Outro ponto legal é que os noivos podem botar a mão na massa e fazer parte dos enfeites da festa, já que no geral os números são reduzidos.
A ideia de colocar a mão na massa não se aplica somente a decoração, você pode pesquisar lembrancinhas e até convites que passem uma mensagem do amor do casal, tanto em coisas feitas pelos próprios noivos ou até mesmo em contratações de pessoas especializadas, é possível dar um toque especial.
Os convites personalizados são uma surpresa agradável para os convidados, que já sentirão que a realização daquele casamento é diferente pela forma do convite. Além disso, como todos os convidados são pessoas importantes, você pode adicionar algum detalhe como uma história entre o casal e aquele convidado, foto juntos, dentre tantas outras coisas especiais. Assim o convite torna-se uma lembrança especial que dificilmente será descartada pelo convidado, e será sempre algo para lembrar do dia especial de pessoas tão queridas.
Assim como o convite, a decoração do salão que depende do gosto dos noivos pode ter um toque especial. Já pensou em centros de mesas com fotos do casal com os amigos ou familiares? É uma opção divertida e que mostra a forma como aquelas pessoas são especiais. Ou um arranjo floral mais elaborado. No geral a decoração vai depender da forma de casamento que os noivos querem realizar, se o casamento é mais simples ou será algo mais sofisticado por exemplo. Se o número de convidados é bem reduzido, pode se pensar em fazer uma mesa conjunta, ou também em usar louças mais sofisticadas e bonitas.
Na hora de montar as famosas lembrancinhas, parte tão esperada pelos convidados, você também pode personalizar de acordo com os convidados, ou ainda contar algo mais especial dos noivos. Aqui segue a mesma premissa já citada anteriormente, como o número de convidados é reduzido, é possível se dedicar mais a essa parte do casamento. As opções são tantas que você pode seguir principalmente o que você gosta, desde lembrancinhas como bebidas, a vasos de plantinhas personalizados, ou ainda uma lembrancinha tradicional como o bem-casado mas com uma embalagem personalizada e especial.
A Escolha das Roupas
Como o mini wedding é uma cerimônia diferenciada, a noiva não precisa usar um vestido extremamente tradicional, assim como o noivo não precisa necessariamente estar com o terno comum. A celebração por ser diferenciada abre uma brecha para que o casal inove nas roupas em que irão usar.
A partir do momento que se define o estilo do casamento, é permitido para a noiva usar um vestido mais diferenciado, colocando mais do estilo dela naquilo que será usado, fazendo com que a cerimônia fique ainda mais a cara do casal. O mesmo acontece com a roupa do noivo, ele pode diversificar e não usar o blazer, ou colocar um pouco de cor no que irá usar, tudo em perfeita sintonia com a proposta inicial do casamento.
Em relação aos padrinhos, madrinhas e convidados, a vestimenta será de acordo com a proposta inicial do casamento. Assim como em um casamento normal, é possível que se peça um estilo preferencialmente de roupa, além de selecionar um tom ou modelo de vestido para as madrinhas e uma certa rigorosidade para a vestimenta dos padrinhos. Ao mesmo tempo, como você conhece intimamente aquelas pessoas, e elas também sabem dos seus gostos, você pode deixar com que eles tenham certa liberdade para escolher o que irão usar, dessa forma será agradável para todos os presentes, claro que dando um norteamento do que você iria preferir.
Qual Será a Trilha Sonora?
A música é um ponto muito importante da realização de uma cerimônia, afinal ela complementa momentos de emoção, faz momentos alegres se destacarem mais, e até mesmo define o começo, meio e final da festa.
A escolha da música depende completamente do estilo de música que o casal curte e o tipo de casamento e festa que está sendo realizado. As opções variam desde uma banda tocando os estilos de música preferida do casal, até um DJ que com certeza deixará a festa mais animada. Isso deve ser escolhido realmente de acordo com as preferências de ambos e levando sempre em consideração o local da cerimônia (se é permitido muito barulho ou não) e também o que irá agradar a maioria dos convidados.
Escolha do Cardápio e Mesa de Bolos
Falou em casamento você pensa logo em comida boa? A maioria das pessoas é assim. No mini wedding não muda o desejo dos convidados por apreciar o que é servido na festa, mas muda muito a qualidade da comida que pode ser servida. É tudo uma questão de matemática básica, pois fazer comida para cinquenta pessoas é muito mais barato que para quinhentas certo? Então é possível diversificar, e muito, o cardápio e ainda assim não gastar exageros.
No geral a ideia dos mini weddings era mesmo poder se dedicar com mais afinco aos detalhes como o buffet e os doces que serão servidos, fazendo assim com que seja um dia mais especial para todos os presentes.
Por isso na hora de escolher a comida você precisa pensar em qual a temática que deseja seguir em seu casamento. Se a sua escolha é um jantar tradicional, você tem inúmeras opções de cardápio, podendo criar entradas diferenciadas, assim como pratos principais e depois algumas opções de sobremesas que serão todos servidos a volante pelo garçom. Na hora dessa escolha leve em consideração tanto o paladar do casal como dos convidados, como por exemplo haver uma opção vegana para algum amigo que siga essa dieta, assim os convidados se sentirão especiais.
Outra opção bem legal é você servir um buffet temático, como comida árabe, japonesa, italiana. Se a escolha for essa, certifique-se de que há pelo menos um prato que provavelmente irá agradar a maioria das pessoas, mesmo que seja uma versão mais simplificada de alguma comida tipica dessas culturas. Esse tipo de buffet é inovador, e irá impressionar os convidados, com pratos que não estão inseridos em seu dia a dia.
Uma outra espécie de comida que pode ser servida e é extremamente apropriada para os mini wedding são as chamadas finger food, que em tradução literal é ”comer com os dedos”, mas que na verdade são aquelas comidas servidas em mini porções, o que também inclui aquelas comidas servidas em cumbucas, pequenos pratos, e no palito, que podem ser comidas em poucas mordidas. Esses pratos no geral são baratos, e a variedade pode ser bem grande, havendo desde opções extremamente sofisticadas como os ovas de salmão, risotos com ingredientes mais diferenciados, até comidas mais simples, como mini porção de batata frita, mini hamburguês, salgadinhos no geral, mini porção de fricassê, e afins. As opções de finger food são extremamente variadas.
A mesa do bolo é onde ficam os docinhos, tradição principalmente no Brasil e que a maioria das pessoas gosta de seguir. Como tudo que já foi citado antes, podemos também inovar e investir mais no que será servido aqui. No geral, opte por comidas que inclemente a decoração, com cores mais alegres, embalagens bonitas e diferenciadas. Isso dará um toque especial a tudo que está ocorrendo. Uma opção legal para a mesa de bolos é servir cupcakes ou mini naked cakes ao invés do bolo tradicional, diversificando nos sabores e causando uma aparência inovadora.
Registro dos Momentos
A ideia do mini wedding também está diretamente relacionada com um ambiente onde tudo seja mais próximo. Dessa forma na hora das fotografias e vídeos desse dia, é possível que haja o registro da maioria dos momentos ali vividos.
Se você é do tipo de pessoa que realmente se importa com o registro, procure fotográfos bem profissionais e que entendam o estilo do casamento e consigo transmitir isso nas fotos que serão tiradas. Além disso, como é comum nos casamentos hoje em dia, os convidados também farão belas fotos do casal.
Escolha do Local
A escolha do local está intimamente ligada com a temática idealizada para o casamento. Uma opção é se realizar o casamento em casa, mas isso não é muito comum no Brasil. Porém, como o número de convidados é reduzido, é possível que se realize a cerimônia em muitos locais diferentes. O local pode ser desde um restaurante mais aconchegante e charmoso, como sítios, casas na praia, pousadas, montanhas, jardins, enfim, o local onde o casal sinta-se mais confortável para viver seu grande dia. O importante é buscar um local que passe a ideia de um clima intimista.
Conheça Alguns Locais na Zona Leste de São Paulo
A cidade de São Paulo está repleta de locais onde é possível realizar uma bela cerimônia no estilo mini wendding. Abaixo vamos apontar alguns desses locais:
Buffet Tulipas
O Buffet Tulipas está a mais de vinte e três anos no mercado, o que passa uma certa confiança para a realização da sua cerimônia. A empresa possui três espaços diferentes onde se realizam casamentos, onde o casal poderá escolher aquele que mais combina com os noivos. A empresa se localiza no Alta da Mooca, na Rua Valentim Magalhães, número 293. R. Você pode solicitar um orçamento pelo site do Buffet clicando aqui.
Bravo Bistrô
O Bravo Bistrô é uma opção de local para se realizar a cerimônia onde não irá gastar muito. O bistrô oferece um cardápio que pode ser servido tanto a la carte, como em buffet, finger food ou fechado. O preço é cobrado por pessoas variando o valor de acordo com o que será servido, mais o preço pelo aluguel do local. O local abriga até cinquenta convidados sentados ou oitenta de pé. O bistrô se localiza na Mooca.
Casa da Dona Diquinha
O local é especializado em mini wedding, sendo um local de casamento no campo. O espaço é extremamente íntimo e realiza cerimônias tanto no espaço do buffet que é um local no campo, ou ainda o buffet pode ir a locais alugados pelo casal. Oferece um local aconchegante e uma aproximação com a natureza. É possível conferir mais sobre o local, e solicitar um orçamento clicando aqui.
La Pergoletta
O restaurante oferece um local aconchegante, que comporta até cento e cinquenta convidados. O preço é cobrado por pessoa, e não é cobrado aluguel a parte do local. O restaurante é italiano, e o cardápio pode ser escolhido pelos noivos, variando entre pratos quentes, buffet de antepastos, saladas, frios, dentre outros. O local se localiza no tatuapé.
Friend’s Buffet
O buffet está no mercado a mais de quinze anos, e reúne diversos relatos de satisfação de clientes. É possível realizar cerimônias em mini wedding no espaço, que é muito aconchegante e acolhedor, podendo também abranger um número maior de convidados se necessário. É possível entrar em contato com o buffet clicando aqui.
Castelo dos Lagos Eventos
O Castelo dos Lagos é um ambiente perfeito para quem sonha em ter aquele casamento de princesa. O local é bonito, aconchegante, e possui uma elegância sem igual. No local é possível que os convidados se instalem e possa ser realizado algo mais íntimo com todos instalados no local. Confira mais sobre o local clicando aqui.