Quanto Custa um Casamento?

Não existe apenas uma resposta possível para essa pergunta. Os custos de um casamento dependem completamente do tamanho da cerimônia, do local onde ela será realizada, da festa e do serviço de buffet, sem falar nos inúmeros detalhes que rondam a preparação de um casamento.

Algumas mulheres sonham com a cerimônia perfeita. Passam anos pensando em vestidos, salões de festa, igrejas, bandas, flores e decorações, detalhes que podem encarecer muito um casamento. Outras preferem economizar, escolhem uma cerimônia simples, uma festa em um sítio e gastam mais com uma lua de mel bem planejada.

Algumas tabelas existentes indicam custos possíveis de cerimônias que envolvem os convites, o vestido da noiva e das damas de honra, a roupa do noivo, as alianças, o aluguel da igreja, a decoração, aluguel de carro, custos da cerimônia civil, o bufê, bolos e doces, decoração da festa, filmagem, fotografia, bandas e DJs, noite de núpcias e a lua de mel.

Uma pesquisa realizada constatou que o preço médio de um casamento no Brasil é de 40 mil reais. Para se chegar a esse valor, foram usados como base os gastos de 500 casais de todo o Brasil. Confira a média de cada serviço:

Convites: Os convites podem variar de acordo com o tamanho, tipo de papel e outros detalhes, porém eles custam, em média, 8 reais a unidade.

Vestido de Noiva: Aqui há duas opções: comprar ou alugar o vestido. Para o cálculo foi considerada a opção do aluguel, que é a mais viável, já que se trata de uma peça que não terá utilidade no futuro. O valor médio para alugar um vestido de noiva gira em torno de 2.600 reais.

Cabelo e Maquiagem: Muitos salões de beleza costumam oferecer pacotes especiais para noivas, que inclui a maquiagem e o cabelo. Os dois serviços custam, em média, 600 reais. Lembrando que não estão inclusos unha, massagem e outros serviços comuns em pacotes de dia da noiva.

Roupa do Noivo: Aqui, mais uma vez, foi levado em consideração o preço do aluguel do traje, que custa por volta de mil reais.

Igreja: A igreja cobra uma taxa para a realização de casamentos. A taxa cobrada pela igreja católica gira em torno de 700 reais.

Espaço Para a Festa: O aluguel do salão de festas, apenas o espaço, sem nada incluso tem custo médio de 3.500 reais.

Decoração (Flores e Móveis): O aluguel de móveis e as flores para decorar a igreja e o salão de festas podem chegar a custar 6.000 reais.

Aluguel de Carro: O aluguel de um carro especial para levar a noiva até a igreja e depois os noivos até o local da festa custa, em torno, de mil reais.

Buffet: Um buffet básico, incluindo a comida e a bebida sai por volta de 8.000 reais.

Doces e Bolos: Os doces para decorar a mesa e o bolo podem custar 2.500 reais.

Fotografia: O serviço de um fotógrafo para registrar a cerimônia e a festa pode custar 4.500 reais.

Vídeo: Quem preferir fazer o registro também por meio de filmagem terá que desembolsar mais 4.500 reais.

DJ: Um DJ para animar a festa costuma cobrar por volta de 1.200 reais.

Noite de Núpcias: A diária em um hotel para o noivo ir após a festa curta, em média, 700 reais.

Cerimonialista: Hoje em dia esse tipo de profissional tem sido bastante requisitado em casamentos. Dependendo do pacote contratado, o cerimonialista pode realizar tarefas que vão desde a organização do grande dia, como: buscar       fornecedores e revisar contratos, até um suporte no dia do casamento, posicionando padrinhos e cuidando dos bastidores do casamento. O serviço custa, em média, 1.500 reais.

Topo do Bolo: Além de um lindo bolo, o enfeite de noivinhos no topo não pode faltar. Ele custa por volta de 150 reais.

Site dos Noivos: Além de enviar convites, muitos noivos têm optado pela criação de um site que ofereça informações extras aos convidados, como: história do casal, fotos, mapas com a localização da igreja e salão de festas, sugestões de hotéis, salões de beleza, etc. O serviço pode custar cerca de 150 reais.

Documentos do Cartório: Para que o casamento no religioso tenha efeito civil, é importante ir até o cartório levando os documentos necessários e pagar as taxas, que podem chegar a 300 reais, em média.

O total dos valores acima, levando em consideração uma quantidade de 200 convites, totaliza em 40.500 reais.

Lembrando que os valores utilizados no post são médios, ou seja, você pode encontrar preços bem mais altos do que os apresentados aqui. Os valores dos serviços de casamentos variam muito porque há a questão do nome do fornecedor no mercado. Um maquiador badalado na cidade certamente vai cobrar mais caro do que outro menos conhecido, o que não significa que o resultado do trabalho de um ficará melhor do que o outro.

É importante que o casal analise cada ponto, sempre levando em consideração o valor que pretendem gastar. Nos casamentos no Brasil, a grande maioria dos noivos acaba excedendo o valor que pretendia gastar porque se baseiam na ideia de quem é um acontecimento único na vida. Porém, é muito importante ter um planejamento para realizar o sonho sem prejudicar a vida financeira do casal logo após o casamento.

Começar a preparação com, pelo menos, um ano e meio de antecedência é uma forma inteligente de diluir os gastos em um maior período de tempo. Dessa forma, há mais tempo para pesquisar os fornecedores com calma e encontrar a opção mais viável tanto em relação à qualidade quanto preço.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Despesas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *