Como Dividir os Custos do Casamento

Como Dividir os Custos do Casamento

Um casamento requer organização e planejamento para que tudo saia perfeito, e os seus preparativos geram muitas expectativas e trabalho, além de um custo relativamente alto. Até alguns anos, a tradição determinava a divisão dos gastos de um casamento, e assim a festa e a cerimonia de casamento e o enchoval era de responsabilidade da família da noiva enquanto as despesas com a futura residencia do casal, a mobilia, as alianças e a lua de mel era responsabilidade do noivo.

Como Dividir os Custos do Casamento

No entanto, com o tempo essas tradições foram perdendo sua força, com homens e mulheres trabalhando e com salários compatíveis os custos do casamento são comumente divididos entre o casal e suas famílias. Esse pode ser um assunto delicado, mas que precisa ser discutido e planejado pelos noivos levando em conta as condições de cada um e de suas famílias, pois casamento é partilha e nada mais correto do que iniciar partilhando tudo, pois o casamento deve ser uma celebração feliz e não fonte de problemas financeiros para os noivos e suas famílias.

Controle

Quem Para o Que?

A forma mais democrática e correta de decidir quem paga o que é fazer uma reunião entre todos os envolvidos, normalmente os noivos e seus pais. Pode ser uma excelente oportunidade de reunir todos e programar um jantarzinho gostoso na futura casa dos noivos ou outro local aprazível, onde as 2 famílias vão discutir o orçamento do casamento, a lista de convidados, e o estilo da cerimonia e na continuação definir quem vai se responsabilizar pelas diversas despesas do casamento. Apresentamos uma listagem que é na verdade a atualização da divisão tradicional das despesas, mas que pode servir de parâmetro na hora de definir quem paga o quê no casamento.

Despesas

A Noiva e Sua Família

O presente de casamento do noivo, os convites de casamento, o vestido de noiva e seus acessórios, os exames pré-nupciais e as despesas do chá-de-cozinha. Todas as despesas referentes a recepção, desde o aluguel do espaço da festa ao serviço de bufê, decoração, música, flores, fotografia e filmagem da cerimônia de casamento, despesas com a cerimônia religiosa, transporte dos noivos para igreja.

O Grande Dia

O Noivo e Sua Família

As alianças de casamento, o presente de casamento para a noiva, as taxas do cartório, seus exames pré-nupciais, a lua-de-mel e a despedida de solteiro, bebidas da festa, música e a residência do casal. Essas são apenas idéias preliminares acerca da divisão dos custos da festa de casamento que ainda podem ser divididas igualmente entre os noivos, entre as famílias, entre todos ou ainda divididas de acordo com o poder aquisitivo de cada parte, o importante é que tudo seja acertado de forma justa e harmoniosa. Depois de tudo definido e acertado entre todas as partes é só aguardar o momento de subir no altar e ser feliz.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Despesas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *