Vestido de Madrinha

A Madrinha De Casamento E Seu Papel

Quando se recebe um convite para se tornar madrinha de casamento de um casal, isso é sempre um fato que é recebido com muito contentamento pelas pessoas de modo geral, pois ele carrega com si muita felicidade e até mesmo uma certa honra.

Porém, pensando em um lado que vai além desse de extrema alegria, o convite para ser madrinha de um casamento também deve ser levado como uma grande responsabilidade, principalmente pelo fato de os noivos, dentre tantas pessoas, terem escolhido algumas para que participassem mais intimamente desse momento tão especial. Isso tudo é um sinal de confiança, carinho, respeito e admiração pela pessoa que foi convidada para esse posto.

As responsabilidades e as funções gerais de uma madrinha seguem os mesmos princípios, seja para uma madrinha de casamento ou para uma madrinha de batismo de uma criança, e em poucas palavras ela pode ser resumida como “cuidado” e “auxilio”. É por esse motivo que quando uma pessoa recebe o convite para ser madrinha de casamento, ela já deve ter em mente que seu papel será prestar ajudas aos noivos em todos os momentos, e também cuidar deles, objetivando sempre a harmonia, a união e o amor entre os noivos. De uma maneira mais simbólica, uma madrinha de casamento tem a função de ser uma guardiã do amor do casal.

É muito importante que a madrinha de casamento seja uma presença constante na vida dos noivos, e isso deve ser feito tanto na época do preparativo para o grande e importante dia, quando em outras épocas futuros, sendo sempre um ombro amigo para o casal nos momentos difíceis, mas também sempre celebrando os momentos bons e felizes.

Porém, falando mais especificamente dos dias e / ou semanas que antecedem o casamento, o mais importante que a madrinha faça é estar perto dos noivos para auxiliá-los no que for necessário, principalmente no que se fala sobre os preparativos.

Também é muito interessante que as madrinhas realizem e organizem tudo das comemorações e celebrações previas, como o chá de lingerie, o chá de panela e / ou a despedida de solteiro, entre outras coisas que se veja necessidade.

Ajudar a noiva em suas decisões mais importantes também é um papel que a madrinha desempenha, principalmente em coisas mais pessoais, como na escolha do vestido, da maquiagem e do penteado. Caso a madrinha também seja bastante próxima do noivo, é muito interessante que ela também esteja a postos para oferecer ajudas e opiniões a respeito do terno e do sapato escolhido. Vale ressaltar que toda a ajuda que foi dita agora deve ter sido solicitada pela noiva ou pelo noivo, já que em algumas situações, eles preferem manter segredo a respeito desses itens do grande dia, para aí sim fazer uma verdadeira surpresa.

Em quase todas as ocasiões, o dia do casamento sempre conta com uma imensa correria, onde nada pode dar errado e também onde os noivos estão muito nervosos e apreensivos, e por esse fato, eles acabam nem vendo a celebração do casamento passar, e ainda que eles sejam a estrela do dia e que devessem ser as pessoas que mais fossem curtir esse momento, muitas vezes isso não é possível.

Além do nervosismo, outro ponto que faz com que o casamento não seja aproveitado pelos noivos é o fato de existirem várias coisas a serem seguidas e vários protocolos a serem cumpridos, como por exemplo, cumprimentar inicialmente todos os convidados, resolver problemas que possivelmente possam surgir em cima da hora, entre diversos outros imprevistos. Assim, esse é outro fundamental papel da madrinha: ficar sempre atenta a coisas do tipo, auxiliando sempre no que for possível e acompanhando de perto o casal, fazendo o possível e o impossível para que esse dia seja de fato perfeito e inesquecível.

Já no que diz respeito ao noivo, cabe tanto a uma madrinha, quando a um padrinho (caso eles sejam mais íntimos) ajudar no momento de finalizar a organização de suas vestimentas, como por exemplo dar o nó na gravata. Além disso, quando já se está no altar, é de extrema importância que se distraia e tranquilize o noivo, enquanto ele está na espera de ver sua noiva e de ouvir o belo “sim”.

Então, cabe as madrinhas e / ou aos padrinhos deixarem o clima mais leve e descontraído. Já na festa, os padrinhos e as madrinhas devem prezar pela brincadeira de se passar a gravata, onde os noivos arrecadam dinheiro através de uma tradição – dinheiro esse que pode ser utilizado na lua de mel, por exemplo – e também auxiliar fortemente na animação da pista de dança.

Com as noivas, as madrinhas conseguem acompanhar nos momentos até praticamente o início do casamento, englobando desde a preparação de toda a cerimonia e festa, até ao final das mesmas. Um exemplo de coisas que a madrinha deve fazer no grande dia, é perpetuar a tradição de se colocar o nome das amigas solteiras na barra do vestido da noiva por exemplo, cuidando sempre para que se não danifique de maneira alguma o vestido.

As madrinhas também necessitam estar totalmente atentas em todos os momentos para observar se a maquiagem e o cabelo da noiva continuam intactos ao longo de toda a celebração e toda a festa. Caso a noiva precise ir ao banheiro, também é papel das madrinhas auxiliarem, caso ela não consiga ir sozinha devido ao peso do vestido ou outros detalhes. Por fim, durante a festa as madrinhas devem sempre tentar deixar a festa animada e auxiliar a noiva na hora de se jogar o buquê.

Noiva Jogando o Buquê

Noiva Jogando o Buquê

Quem pensa que o trabalho das madrinhas termina no momento em que acaba a festa está muito enganado. Além de todo o contato que as madrinhas – e os padrinhos também – devem manter com os noivos pelo resto da vida, nos dias que postergam o casamento eles ainda podem ser totalmente uteis, auxiliando em coisas que os noivos ainda precisam resolver, fazendo com que assim o casal consiga curtir a lua de mel de maneira tranquila e aproveitar ao máximo.

Por esse motivo é que as madrinhas se prontifiquem para devolver o vestido de noiva, por exemplo, caso ele seja alugado, ou ainda mandar mensagens de agradecimento para as pessoas que presentearam os noivos nesse grande dia, entre outros detalhes que sempre surgem, mas que podem acabar sendo um empecilho para o aproveitamento dos noivos.

Os Vestidos Das Madrinhas De Casamento

Por mais que a noiva seja grande estrela da noite e que o principal papel das madrinhas sejam prestar toda a assistência que já foi citada anteriormente, ajudando nos imprevistos e nos afazeres, as madrinhas também querem e devem estar belíssimas nesse grande dia e para isso precisam também pensar em seus looks, maquiagens e cabelos, para estarem a altura para ficar ao lado de seus afilhados nesse dia tão importante. Por isso, vale ressaltar que as madrinhas devem sim, estar bonitas no casamento, mas em hipótese alguma devem chamar mais atenção do que a noiva em cima do altar.

Vestidos Das Madrinhas De Casamento

Vestidos Das Madrinhas De Casamento

É por esse motivo que é preciso saber algumas dicas de etiqueta para que no dia a madrinha não acabe errando. Um exemplo disso é que algumas noivas podem seguir um estilo de escolher uma cor que as madrinhas devem usar, porém, quando isso não acontece, existem algumas restrições que as madrinhas devem ficar atentas, principalmente no que diz respeito ao estilo do casamento e ao horário e local no qual ele será realizado. Além disso, algumas cores de vestido devem ser evitados, sendo principalmente o preto e o branco, evitando também – caso se saiba – vestidos da mesma cor da mãe do noivo ou da noiva.

O ideal é que os vestidos de madrinha sejam feitos de tecidos mais finos, fluidos e requintados, é ótimas opções que seguem essa linha são o gazar, o crepe de seda e o mousseline, por exemplo. Tecidos rendados também são bastante utilizados, não esquecendo ainda dos que contam com um brilho maior, como o paetê, por exemplo, que preferencialmente devem ser utilizados em cerimonias que são realizadas a noite. Devem ainda ser evitados vestidos que contem com decotes ou fendas muito acentuadas, principalmente caso o casamento seja realizado em um local religioso – que é o caso da maioria – e sempre tendo em mente que estrela da noite é a noiva.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Vestido

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *