Jogando o Buquê

De todas as tradições de casamentos: usar um véu, não ver a noiva antes do casamento, ficar de joelhos para fazer o pedido, o ato de jogar o buquê é uma das mais estranhas, mas que poucas pessoas param para pensar a razão de isso ser feito há tantos anos. Se você quer matar a sua curiosidade de descobrir a razão por trás disso, continue acompanhando.

Por Que as Noivas Jogam o Buquê?

Existe uma razão para isso, mas como a maioria das tradições sobre casamentos, este costume é cercado de lendas. Vamos lá, no passado, as noivas eram consideradas mulheres abençoadas por estarem se casando, pois as que não conseguiam arrumar o marido estavam fadadas a morrer sozinhas. Por isso eram consideradas pessoas de muita sorte.

Hoje em dia, as noivas são consideradas pessoas de sorte, mas não porque não vão morrer sozinhas, mas sim porque encontraram alguém com quem irão dividir a sua vida e construir uma família. Com isso, hoje os noivos também são considerados pessoas de sorte, porém a mulher ainda o estereótipo de ser especial e o destaque da cerimônia.

Há centenas de anos atrás, era considerado que dava muito boa sorte tocar a noiva e pegar um pedaço de algo que ela estivesse usando, o que podia ser uma parte do vestido ou véu. Para evitar que seu belo vestido fosse rasgado e também o estresse de ser tocada por todos os convidados, as noivas começaram a lançar seus buquês para distrair seus convidados e fazê-los correr atrás das flores, ao invés delas e de seu vestido.

Felizmente, os convidados começaram a adorar a ideia, que começou a ser repassada com a informação de que quem pegasse o buquê teria sorte no amor. Com isso surgiu o costume que conhecemos hoje: de a noiva jogar o buquê para que todas as mulheres solteiras presentes possam tentar pegá-lo e que, quem conseguir, terá a sorte de se casar em breve.

Dicas Para Jogar o Buquê

Se você não quer abrir mão da tradição e deseja jogar o seu buquê para as convidadas, confira as dicas a seguir.

  • Segundo Buquê: É natural que a noiva queira guardar o seu próprio buquê pelo menos até que as flores murchem. Nesse caso, é interessante providenciar dois buquês, assim um pode ser jogado e o outro poderá ficar com a noiva.
  • Adaptação da Brincadeira: Muitas noivas optam por fazer a brincadeira de uma forma adaptada e mais divertida. Uma das mais conhecidas atualmente é colocar o buquê em uma caixa transparente (geralmente de acrílico ou vidro) trancada com um cadeado. Então, são distribuídas chaves para as convidadas solteiras e cada uma irá tentar abrir, quem conseguir leva o buquê para casa. Esta variação é interessante porque evita o tumulto do tradicional costume de jogar o arranjo. 
  • Buquê dos Homens: Os noivos resolveram criar uma versão da brincadeira para fazer com os seus convidados. Consiste em jogar a caixa de uma bebida, geralmente whisky, e quem pegar fica com a garrafa.
  • Buquê Para as Casadas: Para que as mulheres casadas não fiquem de fora da brincadeira, foi criado o buquê de pimenta. A noiva pode comprar pimentas artificiais ou fazer em algum material, como o feltro, por exemplo. Então, a mulher que pegar as pimentas terá o seu casamento apimentado.
  • Buquê de Santo Antônio: Por ser um costume que diz que quem pega o buquê será a próxima a se casar, uniram isso ao Santo Antônio, conhecido por ser o santo casamenteiro. Então, ao invés de jogar o seu buquê de flores, a noiva joga um ou mais bonecos de Santo Antônio feitos em tecido. Assim, a convidada que pegar será abençoada com um casamento em breve.

Essas foram algumas curiosidades e dicas sobre o tradicional costume de a noiva jogar o buquê. Você que vai se casar, pretende seguir a tradição?

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Buquês

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *