Sabe-se que um dos itens mais importantes para serem escolhidos para uma cerimônia de casamento são as flores. Elas servem para a decoração da igreja ou outro templo religioso (se for o caso), e do salão onde ocorre a festa de recepção, deixando qualquer ambiente mais bonito e alegre.
Outro ponto em que se usam as flores, e que são tão importantes quanto a decoração, é o buquê da noiva. Nesse caso, elas cumprem um papel muito íntimo e particular, e precisam, além de estar em harmonia com todo o resto da decoração e com os elementos de produção da noiva, devem respeitar absolutamente o gosto dela.
Existem inúmeros tipos de flores, cores e formatos disponíveis no mercado, que contribui para a indecisão a noiva, então nesse artigo serão apresentadas algumas dicas de buquês, em especial o buquê de lírios, para que a escolha perfeita seja feita.
Escolha do Buquê
Existem muitos pontos que precisam ser analisados antes de escolher o buquê ideal, entre eles:
- o estilo do vestido da noiva e todos os seus detalhes
- a estação do ano em que ocorrerá o casamento
- o local e o horário da cerimônia (se será na igreja, no campo ou na praia)
- a personalidade e o gosto particular da noiva.
Analisando esses aspectos é mais fácil optar pelo melhor buquê, já que além do gosto pessoal ter que ser considerado, é importante que todo o restante esteja em harmonia, principalmente entre o buquê e o vestido da noiva, já que eles farão a composição da primeira impressão da noiva ao entrar na celebração. Desse modo, se o vestido seguir uma linha mais romântica, por exemplo, o buquê também deve seguir esse caminho, sendo digno de uma princesa.
Como já foi citado acima, também é importante pensar na estação do ano do casamento, e essa pode até ser uma forma de economia, já que aquela que floresce na época do casamento pode ser mais barata. Outro aspecto que é influenciado pela época do ano em que ocorrerá o casamento é evitar que se escolha flores que se adaptem melhor em climas mais frios e que elas estraguem caso o casamento seja no verão, por exemplo.
O local do casamento também pode servir como guia para o estilo do buquê. Se o casamento for no campo, pode ser utilizado um mix de flores, que podem até cores e tonalidades diferentes. Já as cerimônias mais tradicionais, podem utilizadas flores como o Lisanto, por exemplo, que representa a entrega do amor eterno, ou até mesmo as rosas vermelhas, que já são muito utilizadas e que representam amor profundo, mas mais detalhes sobre os tipos de flores serão apresentados mais abaixo.
Tipos de Buquê
Existem diferentes formatos e estilos de buquês, e eles serão citado a seguir, juntamente com uma explicação de em qual situação é mais indicado.
Buquê cascata:
Esse tipo de buquê é montado de uma forma quase que vertical, dando um efeito de queda d’água e pode ter vários tamanhos. Esse tipo de buque não favorece muito as noivas mais baixinhas, pois ele pode cobrir parte do vestido, fazendo com que a noiva pareça ser ainda mais baixa.
Buquê braçada:
Esse estilo de buquê é carregado de modo a ser apoiado nos braços, ao invés de ser apenas segurado com as mãos. É uma opção que favorece as noivas mais românticas que prezam por um visual mais alegre e informal.
Buquê assimétrico:
Ele combina vários estilos, cores e tamanhos diferentes de flores, dando um ar mais despojado e cheio de personalidade.
Flor Ideal Para o Buquê
Rosas:
As rosas são consideradas as flores mais românticas e tradicionais e os melhores mês para usá-las são maio e dezembro. Cada cor possui uma representatividade diferente, por exemplo as rosas vermelhas, que significam amor intenso e paixão. Já as cor-de-rosa, são mais delicadas e significam romance e inocência, sendo muito indicadas para casamentos que são realizados durante o dia.
As brancas são muito tradicionais e consequentemente muito procuradas, transmitindo inocência e equilíbrio e por fim as amarelas, que representam vivacidade e alegria, sendo totalmente harmônico com cores brancas e alaranjadas.
Tulipas:
Essa flor é bem exótica, e é muito sensível ao calor, por isso é importante ficar atenta e somente escolher esse tipo e flor, caso o casamento aconteça em épocas mais frias. Assim como as rosas, as cores tem diferentes significados.
As vermelhas indicam amor eterno, e combina com casamentos mais delicados e românticos. Já as roxas e lilás, indicam tranquilidade e elegância. As amarelas, alegria e prosperidade e as brancas pureza.
Também existem tulipas negras, que simbolizam luxo. Porém, por seu tom mais escuro, ela não é comumente encontrada em buquês de casamento.
Peônias:
Elas são flores muito utilizadas principalmente no exterior, mas aqui no Brasil também vem ganhando espaço. Seu significados abrangem amor, fidelidade e sensualidade.
Lírios:
Os lírios são o foco desse artigo, já que essas flores são cobiçadas para casamentos desde a época da Grécia antiga. Com uma beleza delicada e um perfume suave, preço acessível e representação de personalidade, elas são uma das mais procuradas.
A principal simbologia é o afastamento de energias ruins do casamento, tanto no grande dia, quanto na vida do casal.