Bouquet Clássico

Quando pensamos numa bela noiva caminhando até o altar em que dirá sim para o seu futuro esposo geralmente nos vem à mente o vestido branco. Obviamente o vestido é um elemento essencial para essa celebração, mas não é a única parte da composição do look que chama atenção e inspira cuidados na escolha.

Nas mãos da noiva podemos ver o bouquet que no final da celebração se torna motivo de disputa entre as convidadas solteiras. Existe uma grande variedade de tipos de bouquets para noivas, mas o que ainda se mantém em destaque dentre os mais escolhidos é o de estilo clássico. Que tal conhecer melhor a tradição do bouquet de noiva e quais são os diferenciais do modelo clássico?

De Onde Vem a Tradição do Bouquet de Noiva?

Existem algumas teorias a respeito da origem dos bouquets de noiva sendo que a mais aceita é aquela que remonta a tradição a Grécia Antiga. Para os gregos era primordial afastar os maus fluidos do casal que estava se unindo e por isso as noivas contavam com bouquets feitos a partir de alho e ervas.

Porém, num certo momento além de ervas passaram a fazer parte do bouquet também flores. Os casamentos que eram celebrados durante a época da primavera costumavam contar com uma boa variedade de flores nos bouquets. A escolha do bouquet era feita de acordo com o significado atribuído a cada flor.

Outras Possíveis Origens

Para alguns historiadores a tradição do bouquet de noiva vem da Idade Média em que as noivas costumavam receber ervas aromáticas e flores no caminho até o altar formando um arranjo. Dentre os objetivos dessa tradição estavam afastar os maus fluidos e maus espíritos do casal que iria se unir. As noivas polonesas também davam uma atenção especial aos seus bouquets adicionando toques de açúcar as suas flores para que isso tornasse os seus anos mais doces.

Hábito de Jogar o Bouquet

Essa tradição que não pode faltar em nenhum casamento teve origem no século XIV para substituir outra tradição bastante comum na época. As moças solteiras costumavam arrancar pedaços do vestido da noiva para que também tivessem a sorte de se casar. Bem melhor jogar o bouquet e manter o vestido inteiro, não é mesmo?

Bouquet Clássico – O Bouquet Bola

O modelo de bouquet mais clássico que existe é aquele em formato de bola que aparece bastante em casamentos mais tradicionais. Trata-se de um modelo de bouquet que pode ser usado tanto em casamentos diurnos como em noturnos. Por sua grande concentração de volume – devido ao seu formato arredondado – esse bouquet pode acabar ‘roubando’ a atenção do vestido da noiva.

A dica é apostar num modelo pequeno ou médio no caso de um vestido com bastante ornamentação. Para as noivas que apostaram num modelo de vestido mais simples o bouquet pode aparecer num tamanho mais avantajado, mas se deve ter cuidado para que ele não seja muito pesado, afinal a noiva precisará segurá-lo. As silhuetas mais estruturadas combinam melhor com bouquets menores e que ocupem menos espaço visualmente como os modelos redondos.

Em relação à composição de flores e cores esse bouquet costuma ser uma combinação de flores pequeninas no centro (que recebe o nome de chuveirinho) com flores maiores no entorno. As flores geralmente são brancas e de outros tons claros, podem ser rosas em ramos ou margaridas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Buquês

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *