Violência Psicológica: O Que é e Como Evitar?

A violência e o abuso são melhores entendidos como um padrão de comportamento destinado a estabelecer o poder e manter o controle sobre a família, os membros da família, os parceiros íntimos, colegas ou grupos. As raízes de todas as formas de violência e abuso são fundadas nos diversos tipos de desigualdades que continuam a existir e crescer na nossa sociedade.

.

A violência e abuso podem ocorrer apenas uma vez, pode envolver várias táticas de manipulação sutil ou pode ocorrer com frequência por um período de meses ou anos. De qualquer forma, a violência e o abuso afetam profundamente a saúde individual e bem-estar da pessoa ou de um grupo.

O Que é a Violência Psicológica?

A violência psicológica ocorre quando alguém usa ameaças e causa medo em você para ganhar o controle. Este tipo de violência é na maior parte das vezes apenas em palavras, sem gestos de fato, mas não precisa mais que isso para aterrorizar uma pessoa.

Violência Psicológica

Violência Psicológica

Ela pode acontecer em qualquer lugar ou a qualquer hora. O mais comum é surgir em um ambiente familiar, seja do pai ou mãe para com o companheiro ou para com os filhos. Pode envolver ameaças de morte, de matar membros da família, xingamentos constantes, tudo na tentativa de controlar o outro apenas por palavras. O intuito é denegrir a imagem do outro de forma que ele não reaja e tome uma atitude.

Este tipo de violência é mais comum de ocorrer no ambiente doméstico, em especial entre casais. Pode ser motivado por ciúmes, inveja, raiva ou tendências dominadores. Muitos cônjuges usam este tipo de violência para não permitir seu parceiro de sair de casa e até conversar com outras pessoas, em um total controle da existência do outro. Em alguns casos este tipo de violência foi usado como única arma para manter sequestrados calmos e evitar rebeldia em prisões e cativeiros. Quando usada em níveis altos, pode destruir a integridade e capacidade de relacionamento social de uma pessoa.

Brigas

Brigas

Em casos domésticos, a violência psicológica pode vir combinada com outros métodos como a violência física em si. As palavras agem apenas para controle de uma não rebeldia do agredido, que fica contido pelo medo e incapaz de se rebelar contra a situação.

A violência Psicológica no Trabalho

A violência psicológica no trabalho pode acontecer por assédio moral, assédio racial ou de assédio criminoso. A violência psicológica no trabalho ocorre quando uma pessoa ou grupo usa o comportamento hostil (gestos, palavras ou escrita) para prejudicar ou causar danos emocionais a um colega de trabalho.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=bHaIOEU2wKM[/youtube]

A violência psicológica é muitas vezes escondida. Ela pode envolver relação entre agressor e vítima com abuso repetido com assédio, ataque à dignidade e integridade e trabalhar com degradação ou ameaças de deixar sempre o emprego em risco. Pode acontecer em doses pequenas como e-mails agressivos ou com piadas compartilhadas por diversas pessoas. A vitima no geral fica escondida com medo de perder o emprego e, de certa forma, acaba por conceder a situação.

Outra forma de violência psicológica está sendo cada vez mais reconhecida é a agressão psicológica, um ato isolado que não é assédio. Por exemplo: um gerente ou colega agressivamente despede um empregado na frente de um grupo. Este incidente pode ser considerado violência ou agressão psicológica, se tem o efeito imediato de amedrontar e humilhar a vítima, se ele afeta a confiança da vítima no agressor, se deixa as testemunhas desconfortáveis e se, por sua vez, interrompe o clima de trabalho.

Os Efeitos da violência Psicológica

Qualquer ato que inclui o isolamento, confinamento, agressão verbal, humilhação, intimidação, infantilização, ou qualquer outro tratamento que pode diminuir a sensação de identidade, dignidade e auto estima. Isso às vezes é chamado de abuso emocional. Alguns pesquisadores se referem a ele por termos formais como “agressão verbal crônica”.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=JZR_W5q4Yis[/youtube]

A violência psicológica pode fazer a pessoa se sentir “menos que uma pessoa” ou uma “pessoa anormal”. Diminui a  identidade da pessoa, dignidade e auto estima. Pessoas abusadas muitas vezes acham que o abuso psicológico ou emocional é a forma mais dolorosa de abuso. Abuso psicológico pode fazer uma pessoa com medo ou provocar a auto violência e até cometer suicídio por não crer em outra forma de vida.

O que Fazer se Você Sofre de Violência Psicológica

Agressões, mesmo que apenas verbais, são passiveis de punição perante a lei. Agressões verbais podem ser denunciadas na delegacia de sua cidade. Ajuda bastante a sua causa caso você possa gravar com um celular ou tiver uma testemunha para falar quando for abrir um Boletim de Ocorrência, conhecido com BO. A pessoa pode ser detida e presa caso seja um flagrante. Para isso, é preciso uma ligação imediata para a policia para resolver o problema e uma ação imediata do corpo policial quando o ataque de palavras estiver ocorrendo.

As vitimas de violência psicológica devem ser encaminhadas a tratamento psiquiátrico. Algumas ficam incapazes de convivência social, sem autoestima e podem tentar o suicídio. Um acompanhamento profissional adequado é indispensável, bem como apoio de familiares e amigos. Contar a pessoas próximas o quadro vivido também pode ajudar. Às vezes o medo de ter represálias é grande, mas com a ajuda de pessoas, abrigo e reforço policial, a situação dramática pode cessar.

.

O agressor também é uma pessoa que precisa de ajuda. Ele precisa entender por qual situação está passando, o que o levou a tomar tal postura e evitar que o quadro se repita em outros relacionamentos. Terapia e apoio de parentes e amigos podem ajudar a uma regeneração, mas ele precisa entender que seu comportamento nem é normal e nem é saudável para si e as pessoas as quais convivem com você. Sem tratamento profissional adequado a vitima não deve acreditar em falsas promessas do agressor de mudanças de comportamento, pois sozinho ele não é capaz de mudar. O agressor está com uma doença mental grave e precisa de tratamento e acompanhamento.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *