Para algumas mulheres, a festa de casamento é um sonho nutrido desde criança. Desde as primeiras bonecas aos pares (Barbie e Ken, por exemplo), o sonho é alimentado e planejado com carinho e atenção, desde lista de convidados, até o vestido, o detalhe magnânimo no evento. Para as que já estão na porta do dia do evento, melhor escolher o tipo de festa.
Atualmente, a festa de celebração de casamento deixou de ser convencional, sempre sendo realizada noturnamente, aos sábados, a partir das 19h. Agora, é tudo mais livre e as organizadoras de evento estão com boas propostas de organização para todos os gostos e estilos.
Existem diversos tipos de festa de casamento, mas o que vai determinar o estilo de tal evento, em primeiro lugar, é o turno. Para festas realizadas pela manhã, tudo precisa ser mais leve, desde espaço até escolha do cardápio. Festas matinais até as 10h pedem café da manhã (coffe break) e não um almoço, sendo uma boa pedida caso não queira gastar muito com o Buffet.
Devem ser servidos pães, sucos, salada de frutas ou mesmo frutas em pedaços.
Uma mesa de frios é crucial em tal horário, para acompanhar as massas. Bolos com menos doce e sem cobertura exageradamente adocicada com acompanhamentos leves. Para as bebidas, pense em um café da manhã: leite, café, achocolatado ou chocolate quente mesmo, muito chique e uma ótima escolha para os convidados mais jovens. Bebidas alcoólicas não caem muito bem.
Na decoração, cores claras combinando com o período matutino, como creme, caramelo, bege, lilás, entre outras. O bom deste tipo de festa é que a iluminação natural é excelente, evitando aquelas terríveis luminárias em caso de filmagem ou fotografia.
Festas a partir das 11h até as 15h pedem um almoço. No cardápio são boas pedidas saladas, um prato quente ou dois, no máximo, e sucos e refrigerantes. Pode ser servida bebida alcoólica, mas moderadamente. Sobremesas não devem ser esquecidas, como tortas, pudins (sempre agradam a todos) e achocolatados. A decoração segue o mesmo estilo da matutina e os convidados ainda irão usar vestidos mais leves e confortáveis, dando preferência ao estilo curto e esporte fino.
Fim da tarde e começo da noite é obrigatório um jantar. Celebrações a partir das 16h já são consideradas noturnas, porque finalizam no turno da noite, então tudo deve ser mais arrojado. Deve haver jantar, mesa de frios, doces, salgados e bebida alcoólica à vontade.
O recomendado é vinho e champanhe, ao gosto dos noivos, mas sem esquecer os sem álcool, como suco, refrigerante e água. A decoração a noite deve ser mais arrojada e dá para ousar bastante. Está muito na moda alugar uma mesa de coquetéis com barmen para servir na hora.
Há alguns tipos de festas de casamento que o casal deve escolher de acordo com o valor que tem disponível para esse fim e também de acordo com o tipo de casamento que desejam, podendo optar por um evento maior ou uma recepção mais intimista (apenas para amigos e familiares).
Em se tratando de casamentos durante a manhã, o brunch é uma boa pedida. Trata-se de uma espécie de chá mais elaborado, com quiches, tortas, frittata, entre outros. A vantagem desse tipo de recepção é que é mais barata do que um almoço.
O almoço também é uma opção, mais voltada para quem já dispõe de uma quantia maior de dinheiro, já que os alimentos servidos em um almoço costumam ser mais caros do que em um brunch. O mesmo vale para um jantar.
As outras opções incluem bolo com champagne, chá da tarde e coquetel. São opções baratas e boas para quem não quer passar sem comemorar.