Se a sua união matrimonial estiver passando por problemas, não hesite em procurar um terapeuta de casais.
Esse profissional especializado irá orientá-los através de técnicas especializadas como superar crise em que os dois se encontram.
Se você, ainda não acredita que um terapeuta de casal pode auxiliar você e seu parceiro a lidar com seus conflitos, leia esse artigo e tire as suas próprias conclusões.
Perguntas Que Devem Ser Feitas Pelas Pessoas Antes Que Elas Se Decidam A Casar
Segundo os terapeutas de casais devido a nossa sociedade moderna, na qual as pessoas têm muito pouco tempo para falarem sobre os seus conflitos e emoções mais íntimas, a vida das pessoas que optaram por morarem juntas está cada vez mais difícil. Fato é que um grande número delas acaba se divorciando.
Dentre os principais problemas citados pelos psicoterapeutas responsáveis pelas separações das pessoas estão: Discussões por falta de dinheiro, ciúmes do cônjuge, divergências sobre a educação dos filhos, entre outros.
Por isso os terapeutas de casais aconselham aqueles que desejam viver juntos a se perguntarem se realmente querem tomar essa atitude tão séria em suas vidas.
A Eficiência da Terapia de Casal
A terapia de casal vem sendo estudada em todas as suas nuances a cada dia que passa.
Ainda que algumas pesquisas científicas tenham demonstrado que a terapia de casal possa não ser tão eficiente quanto os indivíduos pensam em um primeiro momento, as mulheres parecem ter mais confiança nesse tipo de terapêutica do que os homens.
A falta de confiança de um ou outro parceiro nesse tipo de processo terapêutico pode ter um efeito negativo permanente ou duradouro na união do casal.
O ideal é que o as duas pessoas que moram juntas recebam ajuda psicoterápica antes que a situação chegue a um ponto de extremo conflito, e aí nesses casos, outras formas de tratamento terão de ser utilizadas.
Que Tipos de Conflitos Podem levar Os Casais A Fazerem Uma Psicoterapia em Conjunto
Como já foi mencionado anteriormente existe uma gama variada de problemas que podem levar um casal a procurar auxílio em uma psicoterapia, dentre alguns pode citar:
- – Falta de interesse sexual de um ou outro parceiro. Depois de algum tempo de convivência ou quando um dos cônjuges está com algum problema que não dividiu com o parceiro, esse desinteresse sexual pode aparecer e permanecer por bastante tempo.
Essa falta de interesse sexual pode levar o outro parceiro a achar que a culpa é dele, ou então que existe uma terceira pessoa na história dos dois.
Se esse não for o caso, vale a pena ter uma conversa franca com seu cônjuge, e se isso também não der certo, o conflito pode ser bem mais profundo do que parece e nesse caso a ajuda de um terapeuta de casal é fundamental para que os dois voltem a ter uma vida sexual satisfatória.
- -Falta de autoestima. Existem pessoas que quando algo nação funciona bem em suas vidas, se sentem como se todos os problemas do mundo fossem derivados delas: isso se chama baixa autoestima.
Na verdade, problemas e tropeços no nosso caminho pela vida todos nós temos e, por isso mesmo devemos estar preparados para enfrentá-los.
No entanto, quando um dos cônjuges fica desmotivado perante algum tipo de situação, isso pode acabar interferindo na vida a dois do casal, e até no relacionamento com os filhos.
Esse é o momento exato de procurar um aconselhamento familiar através de um terapeuta.
- – Conflitos em virtude da situação financeira. Existem casais que quando estão com a vida econômica estável, tudo vão as “mil maravilhas”, no entanto, quando há algum tipo de problema financeiro os conflitos e as brigas começam a aparecer entre os dois.
Por isso, o casal sempre deve ter uma rotina econômica que o poupe de gastar dinheiro em excesso, para que esse não seja mais um caso que os levem a presença de um terapeuta de casal.
-Traições de um dos cônjuges. Esse é um dos problemas talvez mais difícil que o psicoterapeuta de casal tem de trabalhar.
Na verdade, quando algum deles descobre que foi traído isso causa nele um sentimento amargo de inferioridade que pode causar até doenças psicossomáticas.
Por isso, o ideal é que se o casal por um motivo ou outro não esteja se dando bem, e um deles trair o outro com uma terceira pessoa, deve ser o primeiro a contar-lhe para evitar maiores conflitos, que possam vir a culminar na separação de ambos.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=TFdf87yBIeg[/youtube]
Algumas Técnicas Utilizadas Pelos Psicoterapeutas de Casais
Existem algumas dinâmicas e técnicas muito interessantes que os psicoterapeutas de casais fazem para melhor obter resultados em suas sessões.
Uma delas pode ser chamada de técnica de espelho, e é geralmente feito pelo terapeuta e um pessoa do sexo aposto (Por exemplo, uma psicóloga e um estagiário do sexo masculino).
Eles ouvem os casais se acusarem mutuamente e inclusive prestam atenção aos seus gestuais, pois irão repeti-los mais adiante.
Depois que o casal consegue desabar tudo que está sentindo, a psicóloga e o estagiário, então reproduzem o que eles falaram do mesmo modo e com os mesmos gestos. O resultado e que a grande maioria dos cônjuges fica surpresa, pois não acreditava que pudesse falar daquele modo com o seu parceiro.
Essa é somente algumas das muitas técnicas utilizas por terapeutas de casais para orientar seus pacientes a obterem uma melhor qualidade física e mental juntos.
Cuidado Na Escolha de Psicoterapeutas de Casais
Como todos os profissionais que escolhemos para tratar tanto da nossa saúde mental quanto da orgânica, devemos sempre pedir algum tipo de indicação de pessoas que já tenham se consultado com o terapeuta, ou então pedir uma indicação no próprio conselho da classe, para que a terapia seja realmente proveitosa.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=CtE3Cl5IITc[/youtube]
Considerações Finais
O ser humano tem tudo o que precisa para ser feliz. Quando decide se unir ao outro, através do casamento deve estar consciente do grande passo que está dando. Com a chagada dos filhos a responsabilidade fica ainda maior, por isso é necessário uma boa dose de tolerância e muito amor para conseguir levar a vida a dois.
Se o casal deixar acumular mágoas um do outro acabará tendo de resolvê-las em uma psicoterapia de casal.
Para que isso não precise acontecer basta que sejam francos um com o outro e estejam sempre colocando a comunicação em primeiro lugar na relação dos dois.