Começar os preparativos para um casamento é algo muito emocionante, mas que com certeza irá deixar ambos os noivos, além de felizes, muito preocupados com tantas responsabilidades que esse tipo de evento envolve.
Dentre todas as decisões que devem ser tomadas, uma das primeiras e das mais importantes delas é a data do casamento. Essa decisão é importante, pois é a partir dela que o resto dos detalhes do casamento irá ser decidido, como a decoração, horário e até mesmo local.
Como Decidir O Mês Do Seu Casamento?
Há realmente muitas questões a se analisar quando está decidindo o mês do casamento, o ideal é alinhar o coração e a razão, para que a data te agrade tanto quanto seja favorável de forma financeira, por exemplo.
Isso porque há diversos aspectos sentimentais que podem ser levados em consideração na hora dessa decisão, como alguma data importante para o casal (dia que se conheceram, primeiro encontro, aniversário de namoro, dentre outras). Algumas pessoas consideram esses detalhes bem importantes, e por isso logo optam por alguma dessas datas, sem se preocupar muito com a questão financeira ou as superstições.
Para além das datas com valor sentimental devem também ser analisados outros fatores, como os preços dos fornecedores, as condições climáticas de cada mês, reservas para convidados que vem de fora ou para os noivos partirem em lua de mel, isso são aspectos importantes principalmente para quem buscar economizar um pouco durante a organização do casamento.
Todos esses fatores são importantes e influenciam na hora da decisão, mas algumas pessoas ainda são mais tradicionais e supersticiosas, e gostam também de saber o significado dos meses para o casamento.
Vamos falar um pouco sobre cada um dos meses e como seria o casamento em cada um deles, começando com algumas superstições que envolvem a escolha da data do casamento.
Superstições Na Hora De Escolher a Data Do Casamento
Os brasileiros, no geral, são pessoas supersticiosas, que acreditam em crenças populares, usando algumas vezes tais crenças como critério para tomar decisões em sua vida, não sendo diferente na decisão da data do casamento, preferindo por datas que irão proferir boa sorte a futura vida de casados.
Algumas pessoas se baseiam na Numerologia na hora de escolher o dia que irá se casar. Para entender melhor basta pegar uma data e então somar todos os números dela (11/04/2019 que seria: 1+1+4+2+1+9= 18, e então soma o resultado 1+8=9), cada um dos números tem um significado, e os resultados de 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 11, 22, 33 são considerados números de boas vibrações. Ainda em relação aos números, a maioria das pessoas prefere evitar as datas que possuam o número 13, principalmente se for em uma sexta feira.
Uma das maiores superstições em relação à data de casamento é o dos meses que dão sorte e os que não dão. O mês de maio é considerado o mês das noivas, isso é um antigo costume de países pertencentes ao hemisfério norte, onde em maio era a chegada da primavera e com elas as flores que estão ligadas a celebração do amor. Já o mês de agosto é considerado um mês de azar, muitas pessoas acreditam que casamentos durante esse mês não darão certo.
Algumas pessoas também buscar saber o significado da fase da lua, a lua cheia está ligada a fertilidade, a lua crescente ligada a um casamento duradouro e harmonioso, lua nova é considerada uma fase neutra, já que não terá muita influência, já a lua minguante deve ser evitada, pois é um momento de reflexão pessoal.
Significado Dos Dias Para O Casamento
Apesar de o sábado ser o dia preferido dos casais, pois no sábado as pessoas não trabalham, cada dia da semana também possui um significado para casamento que pode ser levado em consideração, por exemplo, pelos casais que vão se casar somente no civil, durante os dias da semana. Confira o significado de cada dia, abaixo:
Segunda Feira: Quem casar nesse dia irá ter boa saúde.
Terça Feira: Esse dia traz aos casais riquezas no futuro.
Quarta Feira: Quem escolhe se casar na quarta irá ter em sua vida diversos bons momentos.
Quinta Feira: Esse é o dia ideal para quem busca novos caminhos no futuro.
Sexta Feira: É considerado o dia do amor sublime e da veneração um pelo outro.
Sábado: Dia preferido dos casais para celebrar o casamento.
Domingo: Não é muito escolhido para a realização de casamentos.
Confira agora detalhes sobre o casamento em todos os meses do ano:
Janeiro
Significado do mês de janeiro: Para quem segue as superstições pode ser uma boa opção, já que o mês de janeiro é conhecido como um mês que trará ao casal fidelidade, gentileza e afeto entre eles.
Características do mês de janeiro: Janeiro é um dos meses menos procurados para realização de um casamento. Isso ocorre principalmente, pois é um mês que o clima está muito quente e as chuvas são constantes, dificultando na hora de escolher o local, sendo uma preocupação a mais. Apesar do risco, pode ser uma boa escolha para quem procura preços mais acessíveis e possibilidade de negociação com os fornecedores, mas essa possível economia vem acompanhada de um gasto maior caso o casal for viajar em lua de mel, como é alta temporada as pousadas e hotéis estão mais caras. Quem escolhe se casar no período de férias pode estar favorecendo aqueles parentes que moram distantes, e com isso todos passam estar presentes nesse dia especial.
Dicas para o casamento em Janeiro: Quem escolhe se casar em janeiro pode ter como uma opção o casamento noturno em um local coberto, dessa forma nem o calor e nem as chuvas irão atrapalhar seu andamento. Além disso, para os casais que desejam se casar na praia, no mais belo estilo pé na areia, as férias são o momento ideal, basta ter uma segunda opção de local caso as chuvas impossibilitem a realização no local.
Flores do mês de janeiro: Cymbidiums, Orquídeas Phalaenopsis, Boca de leão, Tangos, Lisianthus, Gipsófilas, Gérberas, Rosas, Celósias, Girassóis, Cristas de Galo, Antúrios e Astromélias.
Fevereiro
Significado do mês de fevereiro: O mês de fevereiro é considerado um período de amor e de acasalamento, sendo um ótimo mês para decidir se casar ou aumentar a família.
Características do mês de fevereiro: Assim como em janeiro, esse mês também possui um clima bem marcante, com chuvas fortes e calor sem trégua. O mês continua sendo pouco escolhido pelos casais, mesmo que seja mais que o anterior, e por isso ainda é possível que haja certa negociação com os fornecedores e talvez economize um pouco em alguns pontos, mas há gastos acrescidos em outros, como, por exemplo, se você deseja um casamento ao ar livre é necessário ter uma tenda, já que as chuvas são bem comuns.
Dicas para o casamento em Fevereiro: Esse mês tem características bem parecidas com a de janeiro, mas há uma vantagem para quem quer casar na praia, como ele já não é mais alta temporada, a probabilidade de ter algo mais “privado”, (se o casamento é planejado para ocorrer em uma praia pública) é mais alta. Inove em seu casamento e presenteie os convidados com guarda-chuvas, o que irá criar fotografias muito bonitas. Nesse mês as flores tropicais são destaque, criando decorações de tirar o fôlego.
Flores do mês de fevereiro: Angélicas, Tropicais, Crisântemo, Orquídea, Gladíolo, Cáspia, Árter, Magnolia, Gerbera, astromélias.
Março
Significado do mês de março: Para os supersticiosos, o mês de março pode não ser a melhor opção, já que ele promete aos noivos tanto sorte como pesar em seu futuro, sendo então um pouco arriscado.
Características do mês de março: Outro mês que é pouco escolhido para casamentos, sendo novamente um bom mês para quem deseja economizar na hora da organização do casamento, a maior vantagem desse mês sobre janeiro é está em baixa temporada e por isso os custos de viagens de lua de mel serão mais baixos. Março mesmo sendo ainda verão possui um clima mais ameno, mas as chuvas não cessam, sendo extremamente constantes nesse mês.
Dicas para o casamento no mês de março: Como esse é um mês pertencente ao verão, mas, com clima mais ameno, o ideal é organizar casamentos durante o dia e em um salão fechado. Se você sempre quis um casamento ao ar livre, ele também pode ser organizado durante esse mês, mas é preciso manter um plano B, como um salão ou ao menos uma tenda.
Flores do mês de março: Orquídeas, angélicas, margaridas, catleia, cáspia, áster, tulipas, hortênsias, dálias.
Abril
Significado do mês de abril: O mês de abril é uma das opções mais interessantes, já que ele promete um futuro repleto de sorte.
Características do mês de abril: O mês de abril é considerado o melhor mês para se casar no Brasil. O clima é perfeito, as chuvas não são mais recorrentes e o clima se mantém ameno, nem muito quente e nem muito frio. Com isso as opções de locais e estilos de casamento são diversas. Como é um mês bem disputado, os preços tendem a serem bem maiores e talvez alguns fornecedores até mesmo não possua mais serviço disponível caso a procura seja feito próxima a data, por isso, quem deseja se casar em abril deve reservar tudo com bastante antecedência.
Dicas para o casamento no mês de abril: Como esse é um ótimo mês para se casar as opções são diversas, mas com certeza é um dos meses mais certeiros para se casar ao ar livre, e isso em qualquer horário, tanto durante a manhã como em um pôr do sol. Quem deseja um casamento repleto de flores deve as reservar bem antes, já que a oferta nesse mês é menor que nos anteriores.
Flores do mês de abril: Phalenopsis, orquídeas, lisianthus, gipsófilas, rosas, gérberas, estrelítzias, margaridas, girassóis, cristas de falo, antúrios e astromélias.
Maio
Significado do mês de maio: o mês de maio era comumente chamado de mês das noivas, ele é considero o mês do casamento, e promete muita felicidade no futuro do casal.
Características do mês de maio: apesar da cultura de chamar maio como mês da noiva, pesquisas apontam que atualmente ele se encontra atrás de setembro, outubro e dezembro na preferência delas para realização de casamentos. No mês de maio as flores ficam bem mais caras, pois ele também é o mês do dia das mães, fora isso, todos os fornecedores de serviço ficam a todo vapor nesse período, havendo muitas opções para se escolher. O mês traz um clima ameno, sem chuvas e um ventinho que proporciona um frescor em qualquer horário do dia.
Dicas para o casamento em maio: O casamento realizado no mês de maio tem várias opções, o mês combina com locais ao ar livre ou casamentos mais tradicionais em um salão fechado. O clima de outono deixa um ambiente bem aconchegante e, se for ao ar livre, extremamente bonito. Quem escolhe uma lua de mel na Europa irá encontrar preços bem baixos durante esse mês, já que a época é de baixa temporada no continente.
Flores do mês de maio: Azaleia, tango, rosa, orquídea, tulipa, cravo, cravina, áster, gladíolo, margarida, mosquitinho, camélia, azaleia.
Junho
Significado do mês de junho: Os supersticiosos acreditam que o mês de junho traz sorte para os casais nas viagens em que eles farão ao longo da vida, e terão uma lua de mel repleta de amor onde tudo ocorrerá bem e estará protegido.
Características do mês de junho: O clima de inverno já paira sobre esse mês, e a procura para casamentos nele também é pouca, sendo então um ótimo mês para negociar com os fornecedores. O clima é frio e as chuvas voltam a cair com frequência. Para os que curtem o clima invernal, mas sem exageros é o mês perfeito.
Dicas para casamento no mês de junho: O clima mais frio combina com casamentos noturnos, os convidados ficam bem elegantes com calças compridas e paletós, e as mulheres, mesmo que queiram manter os vestidos, podem se aquecer com casacos e estolas, além disso, elas podem pesar um pouco mais na maquiagem. Para quem quer realizar um casamento ao ar livre é melhor preparar aquecedores no ambiente.
Flores do mês de junho: Gipsófilas, tulipas, crisântemo, rosa, angélica, orquídea, angélica, strelitzia.
Julho
Significado do mês de junho: Esse mês tem um significado bem importante, está relacionado a ideia de que o casal precisará ter um trabalho árduo para conseguirem prosseguir e crescer.
Características do mês de julho: O mês se encontra no auge do inverno, perfeito para quem adora esse clima estilo europeu. O clima é gelado e a possibilidade de chuva é quase nula, tudo isso deixa uma fotografia incrível. Esse período ainda é baixa temporada, apesar disso, como coincidem com as férias escolares, as viagens de lua de mel podem sair um pouco mais caras. A pontos tanto no Brasil como fora do país para quem deseja curtir o frio, como Rio Grande do Sul ou algum país vizinho onde neva, e também para quem busca o calor, como o Nordeste e o Caribe.
Dicas para o casamento no mês de julho: Casamentos durante esse mês são extremamente elegantes, sendo tal elegância tanto pelas vestes dos participantes do casamento, pelo cardápio que pode ser elaborado com massas, caldos e vinhos, e também pela decoração invernal, com flores e folhagens da estação combinados a velas ou lareiras. Como lembrancinhas podem ser distribuídas pashminas e cachecóis.
Flores do mês de julho: tulipas, copos de leite, hortênsias, flor de cerejeira, lavanda, amor perfeito, goivo, flor de lótus, angélica, rosas, camélia.
Agosto
Significado do mês de agosto: O significado do mês de agosto pode ser uma coisa boa na visão de alguns e ruins para outros, ele traz para o casal uma vida conjugal baseada em diversas mudanças ao longo dos anos.
Características do mês de agosto: Os supersticiosos conhecem agosto como o “mês do desgosto”, e por isso muito noivas evitam se casar nesse mês. Apesar dessa crença popular, o mês de agosto é um ótimo mês para se casar, há uma queda nos preços de fornecedores, e vários locais tem pouca procura por isso as opções são variadas. O clima começa a esquentar nesse mês, e não há chuvas, sendo perfeito para casamentos em locais fechados ou ao ar livre.
Dicas para casamento no mês de agosto: Como o clima esquentou um pouco os casamentos em agosto podem ser realizados ao ar livre durante o dia ou ao entardecer, e as festas em salões fechados. Para os mais divertidos, pode até aproveitar a superstição para criar alguma lembrancinha engraçada. Esse é o ultimo mês das tulipas, que são flores extremamente adoradas pelas noivas.
Flores do mês de agosto: Tulipas, copos de leite, íris, girassol, orquídea oncidium, ranúnculos, cravos, rosas, narcisos, boca de leão.
Setembro
Esse é um ótimo mês para se casar, promete trazer aos noivos muita alegria e riquezas no seu futuro juntos.
Características do mês de setembro: Setembro divide com o mês de dezembro o mês preferido entre os casais brasileiros para realizar o seu casamento. O mês traz o início da primavera, que por si só já deixa tudo mais romântico, com belas flores e temperaturas climáticas agradáveis. É uma época perfeita para casamentos em locais fechados e mais perfeita ainda para um casamento ao ar livre. Como é um dos meses mais concorridos do ano, o planejamento deve ser feito com muita antecedência, pois com certeza em datas mais próximas ao mês tudo já estará esgotado. Apesar de ser um mês perfeito para casamentos, ele não será nada econômico, já que com a alta procura os preços aumentam.
Dicas para casamento em setembro: Use e abuse da paisagem que a natureza lhe oferece, já que você se escolheu se casar no mês que a primavera se inicie, aproveita o que a estação fornece. Os casamentos ao ar livre são os mais procurados (e bonitos) nesse mês, e saiba que com certeza valerá a pena investir em uma decoração, que mesmo mais cara, irá ficar para sempre em sua memória e na dos convidados. Apesar de ser muito procurado para casamentos, esse mês é de baixa temporada, portanto a lua de mel saíra mais barata, compensando o gasto maior do casamento.
Flores do mês de setembro: Violetas, frésias, jasmins, margaridas, crisântemos, orquídeas, bocas de leão, copos de leite, gipsófilas, astromélias, rosas, gérberas, lírios, hortênsias, cravos, lisianthus, girassóis.
Outubro
Significado do mês de outubro: Esse é um daqueles meses que podem ser considerado tanto bom como ruim, apesar de ser um mês que irá trazer ao casal muito amor em sua relação, o futuro reservará a eles poucas riquezas.
Características do mês de outubro: O mês de outubro conta com o feriado do dia 12, que geralmente emenda com o dia dos professores, nessa data geralmente os locais para viagens, ficam bem lotados, por isso é bom evitar casamentos nesse feriado. Fora isso, o mês também é um dos preferidos dos casais, continuação da primavera, com clima gostoso, e quase nenhuma chuva. O mês é bem concorrido, sendo bem difícil conseguir fazer uma reserva.
Dicas para casamento em outubro: O mês de outubro é perfeito para um casamento ao ar livre, com um clima ameno e poucas chuvas. A ideia é usar e abusar das flores e folhagens naturais, o que pode render até mesmo uma economia na decoração, dependendo do local que você decidir reservar. Que tal investir em um casamento no campo? Com uma decoração rústica e natural que pode ser simples e também muito sofisticada.
Flores do mês de outubro: Lírio branco, Frésias, magnólias, rosas, flor caveira, dália, estátice, agapanto, copo de leite, tango, gladíolo, áster.
Novembro
Significado do mês de novembro: Para os casais românticos, o mês de novembro é o mês perfeito, pois significa pura felicidade ao futuro de sua relação.
Características do mês de novembro: Novembro é um mês que há possibilidades de chuvas, com o clima já mais quente. Como o mês já vai se aproximando do final do ano, o clima já está mais alegre. Em novembro há dois feriados nacionais, por isso se programe de forma a fugir deles ou então casar-se no feriado, ideal para quem possui muitos parentes distantes.
Dicas para casamento em novembro: Como é uma época mais alegre, busque uma decoração que combine com o clima, com cores fortes e vivas. Caso deseje se casar ao ar livre tenha uma segunda opção reservada, já que as chuvas durante esse mês são imprevisíveis. Como esse é o primeiro mês que o calor realmente volta, dê lembrancinhas diferenciadas, como leques, para os convidados se refrescarem e lembrarem-se de você.
Flores do mês de novembro: tango, lisianto, rosas, lírios brancos, girassol, gipsófila, gérbera, dália, crisântemo, copo de leite, cáspia, boca de leão, antúrio e áster.
Dezembro
Significado do mês de dezembro: O mês de dezembro é ainda mais propício para o romance, já que quem casa nesse mês tem a promessa para suas vidas de amor eterno entre eles.
Características do mês de dezembro: O mês de dezembro é um dos meses mais procurados para casamento e o seu maior problema é que ele não é procurado somente para casamento, pois nessa época ocorrem também diversas formaturas, confraternizações de empresas e outros eventos, por isso, os fornecedores são extremamente disputados. Por isso, se a ideia é se casarem nesse mês, os preparativos devem começar com bem mais de um ano de antecedência. O clima em dezembro é bem quente, e as chuvas de verão são constantes.
Dicas para casamento no mês de dezembro: O mês traz com ele altas temperaturas, e isso deve ser levado em consideração na hora de escolher local, que deve ser bem arejado, decoração, que tem que ser resistente ao calor, e até mesmo a cobertura do bolo, para não correr risco dela derreter, além disso, a maquiagem da noiva e as vestes também tem que estar de acordo com o calor. Como é alta temporada, as viagens de lua de mel nesse mês sairão bem mais caras.
Flores do mês de dezembro: Cáspia, gipsófila, boca de leão, tango, dália, gérbera, áster, lisianto, antúrios, rosas, crisântemo, cravina.
Significado Das Bodas De Meses De Casamento
Um mês após ter ocorrido toda a felicidade do casamento, começa a se comemorar as bodas de meses, que ocorrem todos os onze meses até comemorar o primeiro ano de casamento. Em cada mês há uma boda que possuí um significado, confira abaixo:
Primeiro mês – Bodas de Beijinhos: É um período que geralmente o casal ainda está em lua de mel, e por isso o clima é extremamente romântico e cheio de beijinhos!
Segundo mês – Bodas de Sorvete: O sorvete é uma sobremesa adorada por todos. Esse segundo mês pode ser comemorado com um jantar romântico e uma bela taça de sorvete como sobremesa.
Terceiro mês – Bodas de Algodão doce: O terceiro mês de casamento é um mês divertido, então porque não o comemorar em um belo parque de diversões, comendo algodão doce?! Pode apostar que será inesquecível.
Quarto mês – Bodas de pipoca: A pipoca lembra algo bem aconchegante e romântico: o cinema. Comemore esse mês assistindo a um filme ao lado de seu parceiro.
Quinto mês – Bodas de Chocolate: Receber ou mandar chocolates é um ato bem romântico, comemore esse mês dessa forma.
Sexto mês – Bodas de Plumas: As plumas podem estar ligadas a roupas bem sensuais, sendo uma boa opção comemorar o meio ano de casamento de forma bem sexy.
Sétimo mês – Bodas de purpurina: Purpurina é algo bem alegre, por isso o ideal é comemorar essa boda com algum passeio divertido que o casal goste.
Oitavo mês – bodas de Pom Pom: O Pom Pom é algo bem macio e fofo, ou seja, bem romântico, comemore essa data com um jantar.
Nono mês – bodas de Maternidade: O nome maternidade remete aos nove meses de gestação, e quer dizer que após nove meses o casal já tem uma relação mais bem formada e madura.
Décimo mês – bodas do Pintinho: Esse nome é bem divertido, e está relacionada à ideia deque a união do casal ainda é algo novo. Pode ser comemorado com um café da manhã servido na cama.
Décimo Primeiro mês – Bodas de Chicletes: Falta um mês para completar um ano de casamento, e ele deve ser comemorado também! O nome que é algo doce, pode ajudar na hora de escolher uma comemoração que agrade o casal.
Décimo Segundo mês – Um ano (Bodas de Papel): A partir de então as comemorações passam a serem feitas anualmente.