Ao início de um casamento, segue um “Rito do Matrimônio”. Depois que o sacerdote faz as leituras, estando todos de pé, noivos, padrinhos e convidados, ele se direciona aos noivos e diz algumas palavras. São as seguintes:
“Caríssimos noivos, estão aqui presentes à casa de Deus com o propósito em contrair matrimônio e que o mesmo seja firmado e decretado com o sagrado selo de Deus, perante o sacerdote e na presença da comunidade cristã”.
Depois dessas e outras palavras exaltando a Deus em suas vidas, a figura religiosa pergunta a ambos se estão ali de livre e espontânea vontade, obtendo as respostas em seguida e questionando aos dois se estão dispostos a se unirem com a determinação de se amarem e se respeitarem ao longo de suas vidas e se estão dispostos a receber amorosamente de Deus os filhos e criá-los com o intuito de acrescentar a eles os ensinamentos da igreja. Em seguida, o sacerdote convida os noivos a expressarem os seus sentimentos um para com o outro.
Os noivos unem as mãos direitas e prometem respeitar um ao outro. O sacerdote dá o louvor de Deus aos dois e em seguida abençoa as alianças em nome de Deus, dizendo que quando Deus une ninguém terá condições de separá-los. Posteriormente, faz-se como de costume, e reza-se a oração universal.