Retornam Hábitos e Costumes Esquecidos

Assim como a moda muitas outras coisas em nossa vida se renovam em ciclos, indo e voltando de tempos em tempos e vem-se observando que com certos hábitos e costumes convencionais que foram abandonados por alguma geração no passado costumam retornar a cena, muitas vezes com mais força que nos idos tempos.

O Ciclo Perpétuo da Evolução

Entre as muitas tentativas de mudanças de comportamento que uma geração após outra vem procurando estabelecer num ciclo de evolução que se perpetua, está a instituição familiar.

Mudanças

Nesse contexto muitas pessoas que se consideram entendidos no assunto, mas que na realidade nem tem o mínimo conhecimento de causa para se posicionarem com afirmativas como a de que a família é hoje uma instituição falida.

Na verdade o ser humano como tal pode até estar falido, porém isso não acontece com a família como instituição, na sua clássica forma pai, mãe e filhos.

A Família é Instituição Hegemônica

Em qualquer lugar desse imenso planeta que se busque referencias sobre a instituição familiar, mesmo nas regiões mais remotas e independentes de cultura ou de crença vamos encontrar uma forma de instituição hegemônica, assim como o é o governo, as forças armadas, as religiões ou as escolas.

Familia

Essas formas de instituições são de tal forma, tão antigas e arraigadas a vida das sociedades que a experiência histórica as consagrou e de acordo com atual visão que se tem das coisas, elas jamais poderão se extinguir.

Se um dia o homem abrisse mão de seus instintos egoístas, quem sabe se poderiam extinguir as forças armadas, mas mesmo assim este parece ser um sonho impossível de ser realizado.

Onde a Erosão Familiar é mais Sentida

O estranho em tudo isso é que a erosão familiar em sua forma convencional é mais sentida na civilização ocidental. A 4 décadas um estudo feito na cidade de Chicago identificou nada menos do que 103 tipos diferentes de coabitação familiar.

Estranho

Entre estas muitas formas foram consideradas até mesmo bizarras pelos estudiosos. Alguns casos encontrados foram: mulher sozinha, homem sozinho, mulher com mulher lésbica ou não, homem com homem homossexual ou não, homem com filho ou filha, mulher com filho ou filha, homem com mais de uma mulher com os sem relacionamento, assim muitas outras combinações, que para nós seriam inconcebíveis.

O Brasil não Foge as Regras

Podemos facilmente imaginar que em nosso país as regras não são lá muito diferentes principalmente se formos considerar esses núcleos nas grandes concentrações urbanas.

Mas a verdade é que das gerações que estão surgindo oriundas de ambientes promíscuos estão chegando com muita vontade de dar uma resposta a isso buscando a volta daquela tradicional modelo de pai, mãe e filhos e assim retornam hábitos e costumes esquecidos.

Devemos considerar que em termos de surpresa essa é uma das mais agradáveis.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *