Os olhos do mundo estão voltados à situação financeira da Grécia, o que pode desencadear nova crise no mercado mundial, a exemplo da que ocorreu em 2008.
Por isso, todo cuidado é pouco quando se fala em finanças, mesmo o Brasil sendo um país de economia consolidada, os freqüentes escândalos políticos e a queda do dólar, estão elevando os índices inflacionários, o que deixa todas as mercadorias mais caras, aumentando os custos finais dos serviços. Apesar de tudo, os sonhos e os planejamentos não podem esperar, não se pode deixar de viver por medo do quanto se vai gastar.
E se seu grande sonho é um lindo casamento, mas seu bolso anda apertado ou está receosa com as informações financeiras do país, mãos à obra, vamos reduzir os gastos.
Mas como transformar uma cerimônia simples num maravilhoso casamento?
A primeira coisa a se pensar é diminuir o número de convidados para o evento, prime pela presença dos amigos e de familiares próximos, aqueles com quem você almoça no domingo, que os vê pelo menos uma vez ao mês, que já conhecem seu noivo ou noiva, que realmente são “chegados”, o tio-avô da sua mãe, que você só viu quando tinha 3 anos, pode te cumprimentar em outra oportunidade. É melhor deixar de convidar algumas pessoas distantes e priorizar detalhes que podem fazer toda a diferença à cerimônia, como os enfeites da Igreja, por exemplo.
Se puder, faça o casamento no religioso com efeito civil, você economiza e não precisa ter dois vestidos diferentes, gastar duas vezes com o cabeleireiro, nem aumentar a lista de padrinhos, serão só os da igreja, e não os do civil também.
Quando for escolher seu vestido, busque as melhores oportunidades de negócio, e sempre opte pelo primeiro aluguel. Uma maneira inteligente de escolher o vestido que tanto almejou, sem pagar uma fortuna por ele, já que comprar um, é desperdício, pois você nunca mais vai usá-lo. No entanto, para o noivo, é necessário pesquisar e observar bem as promoções, às vezes compensa comprar o terno e guardá-lo para futuras ocasiões.
A organização é muito importante, por isso, contrate profissionais qualificados para o serviço de mesa, buffet, o cerimonial de entrada, os músicos, procure aqueles que já têm larga experiência no ramo, que já trabalharam para pessoas próximas a você, com referências diretas. Também pesquise em sites, e visite-os pessoalmente, principalmente os que estarão ligados à cobertura do casamento, como os fotógrafos e os cinegrafistas. Não se esqueça da alimentação, peça uma prova de tudo que vai servido, para que não se arrependa depois.
Na hora da decoração do salão, priorize as flores da estação, isso reduz muito o custo, já que elas são fáceis de encontrar e a conservação e o transporte tornam-se mais simples.
Tudo o que foi resolvido e contratado, peça por escrito, é a sua segurança de que o serviço vai sair a contento.