A cerimonia de casamento é dividida em diversos momentos, sendo eles: momento dos votos, assinatura, dos cumprimentos e das alianças. No texto a seguir falaremos do momento em que se geram várias dúvidas, desde o noivado até o dia da cerimonia de casamento: o momento das alianças.
Qual a Origem da Aliança de Casamento?
Durante todo o processo de namoro até o casamento as pessoas envolvidas já se submetem as tradições históricas da relação, como o exemplo a aliança de compromisso. Por trás dela há toda uma explicação, motivo e maneira para dar vida a relação conjugal.
Começando pelo o significado da palavra Aliança, por si só, aliança remete a um acordo, um pacto entre duas ou mais partes. Dentro do sentido do casamento, aliança remete a um acordo de companheirismo, cumplicidade, afeto, respeito, amor entre outros aspectos, uma conexão material e espiritual entre duas pessoas.
A aliança, anel, teve origem entre os gregos e os romanos. Baseado na cultura hindu, inicialmente a aliança simbolizava um certificado de propriedade, entre a noiva ao seu pretendente, de forma que ficasse claro que a mulher não estava mais disponível para se relacionar com outra pessoa.
De uma maneira geral, os anéis detêm diversos significados. Historicamente, desde o Egito antigo as peças já eram vistam como acessórios íntimos. Usados como símbolos, talismãs e promessa ao amor. Existem diversas explicações de acordo com cada cultura sobre o significado e a relevância da aliança.
Quais Os Significados Da Aliança De Casamento?
Os principais significados da aliança são amor, cumplicidade, comprometimento, fidelidade e eternidade. O anel após a benção do Sagrado Matrimonio, remete a uma promessa de devoção e amor eterno abençoado por Deus.
Por Que As Alianças São Colocadas Nos Dedos Anelares?
Assim como tudo há uma explicação, não seria diferente com o posicionamento da aliança em um dedo especifico. Diante a tradição de usar anéis como prova de uma ligação de fidelidade, os egípcios acreditavam que existia uma espécie de veia que fazia ligação direta com o coração no dedo anelar.
Dessa forma, remete que o seu companheiro tem uma ligação direta com você, partindo do princípio que as emoções são controladas e guardadas pelo coração. Com isso, a aliança deve ser colocada no dedo anelar, aquele que tem ligação direta a sua veia do coração.
Logo em seguida o costume foi adotado por mais civilizações, e ainda pelos gregos e os romanos. De acordo com a concepção da Igreja a aliança passa da mão direita para a mão esquerda como forma de representação de compromisso definitivo. E quando usada na mão esquerda, torna-se mais próxima ao coração.
Ainda existem outras explicações para o uso da aliança no dedo anelar, de acordo com os chineses, os dedos são vistos como membros da família, onde um pode se separar facilmente de outros, enquanto outros não. O polegar representa seus pais, o indicador seus irmãos, dedo médio representa a si, o anelar seu companheiro e o mindinho seus filhos. Dentre eles o único que não se pode se separar são os anelares.
No Noivado Em Que Mão Se Põe o Anel? Esquerda Ou Direita?
O período em que antecede o noivado, mais conhecido como namoro. Muitos casais já começam aderir costumes, como o uso de anéis como forma de demonstração de compromisso entre os dois. No período de namoro, o anel é visto como “anel de compromisso”, alocado no dedo anelar da mão direita.
Já na fase seguinte, com o pedido de casamento existem duas opções, sendo elas o anel de noivado e aliança. O anel de noivado é usado na mão esquerda e poderá acompanhar a noiva até o altar, onde poderá ser usado junto com a aliança no casamento no dia a dia.
Muitas noivas optam por sobrepor a aliança pelo anel de noivado, geralmente ele é uma joia de maior valor. Já a aliança no pedido de casamento, é usada no dedo anelar também, porem da mão direita.
O Noivo Usa Aliança De Noivado?
Esse questionamento gera muitas dúvidas. Afinal o noivo usa ou não anel de noivado? E para essa pergunta não existe uma resposta certa, pois tudo depende. Para resposta dela deve-se levar em consideração as preferencias e a opção do casal.
Dentre os aspectos da tradição, a mulher somente, pode usar o anel de noivado enquanto o homem não usa nada até o dia do casamento. Ou os dois podem usar as alianças de noivado sem a necessidade do anel de noivado. Mas tudo depende da opção do casal.
No brasil não se tem o costume em se usar o anel de noivado, geralmente os noivos usam apenas as alianças. Que próxima ao casamento eles fazem uma manutenção da mesma ou até mesmo engrossam a joia.
Quem Coloca A Aliança Primeiro: O Noivo Ou A Noiva?
Na cerimônia de casamento, o noivo é responsável por colocar a aliança primeiro, nesse caso a aliança é colocada no dedo anelar da mão esquerda da noiva. Geralmente, a troca de alianças ocorre após ao juramento de comprometimento perante a Deus e aos convidados para a cerimônia. Podendo ocorrer também, enquanto os noivos expõem seus votos de amor, fidelidade, carícia e tudo mais.
Em seguida, a noiva também coloca a aliança em seu companheiro. Ao final dessa etapa, chega o momento da frase mais esperada por todos os convidados e para o alivio dos noivos: “pode beijar a noiva”.
Curiosidades Sobre Símbolos Que Remetem A Aliança
Nos dias de hoje, existem diversas formas alternativas de representarem uma aliança entre um casal. Deixando para trás toda a tradicionalidade, perspectivas históricas e tudo mais. Um exemplo moderno de uma forma alternativa de representação de aliança são as tatuagens entre casais.
Da mesma forma, as tatuagens são “eternas” assim como o anel maciço de ouro, contudo está gravada diretamente na pele, o que a torna mais difícil de se romper/retirar.
Uma Forma De Substituição Entre Elas
Assim como as alianças são utilizadas no dedo anelar, as tatuagens também ocupam o mesmo lugar. Geralmente, os desenhos são feitos baseados em alguma experiencia marcada na vida do casal. Como por exemplo a data do primeiro beijo, um pequeno coração, triângulos. Isso depende apenas da criatividade do casal.