Quando o Ciúme é Positivo?

Ciumes é um sentimento que todo mundo tem. O grande problema é como lidar com ele. Muita gente acaba relações porque cansa o parceiro com tanto ciume, enlouquece suas parceiras com perseguições e não sabem como agir diante de um olhar de outra pessoa que as vezes nem é intimo. Mas será que dá para fazer algo com este sentimento tão ruim? A verdade é que dá sim! Você pode transformar seu ciumes em algo positivo para a relação, basta focar em outros pontos do sentimento.

O Ciúmes é um Sinal de Sentimento

Já pensou se você nota uma mulher linda começando com seu namorado e não sente nada? O ciumes mostra que há sim um sentimento, uma vontade de estar do lado e um medo de perder alguém que se curte. Se não houvesse nada disso seria ruim. Ficar com alguém que não se sente nada não é apenas algo vazio, mas frustrante.

Na maior parte das vezes está com alguém que não haja sentimento só gera tempo perdido e frustração por estar com uma pessoa por tanto tempo e descobrir, tempos mais tarde, que não há qualquer sentimento.

O Ciúmes Alimenta a Vontade de Estar Melhor

Toda competição meramente saudáveis e nos limites que não levam à doença é bacana para uma relação. Muitas pessoas sentem-se inibidas pelas paqueras nas ruas e acabam tentando competir tanto visualmente como mentalmente. Isso pode ser bacana para o relacionamento!

Como? Se uma mulher acha que seu homem olha demais para pessoas na rua, pode sentir vontade de se vestir melhor e se mostrar mais sensual para o outro, e assim competir com classe. Esta é uma forma de canalizar o ciumes: tentando prender os olhos do namorado. Muitos homens e mulheres acabam dedicando horas a uma boa academia só para não ter competição, e este é um dos pontos bacanas de sentir ciumes, não é mesmo?

O Ciúmes Ajuda na Quebra de Rotina

Quando depois de anos um casal começa a sentir ciumes, é um sinal de que o sentimento está ainda forte e há uma vontade maior de estar do lado do outro, de não o perder e de não querer ser melhor em tudo. Isso ajuda em alguns casos a tirar o casal da rotina do ‘tudo bem, ele faz o que quer e não estou nem ai porque ele vai voltar’. As vezes um pouco de ciumes é tudo o que falta para a relação ficar mais movimentada.

Ser Objeto de Ciumes é Bacana Também Para o Outro

É estranho estar com uma pessoa do lado que não liga com sua presença, que não liga quando outra pessoa ‘dá em cima’ e não se importa quando muitas pessoas a olham na rua. Para os homens dá uma vontade de se arrumar melhor e insinuar amigas para provocar. Nas mulheres dá uma vontade de usar um vestido mais curtinho, um shortinho mais apertado e mais para cima da coxa.

No fundo, lá no fundo mesmo, dá uma sensação de ausência de estar em uma relação quando não há ciumes. Este é um dos sentimentos considerados básicos entre os namorados e bem cultivado quando existe. Todo mundo nega, mas adora saber que o namorado ou namorada é ciumento. Dá uma sensação de proteção e carinho. Não se sabe bem porque, mas as pessoas se sentem mais amadas com tal sentimento.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Dj8skciAORc[/youtube]

Você se Sente Mais Desejável

E quem não sente um inchaço no ego quando sabe que o outro sente ciumes de você? Algumas pessoas se sentem lindas, poderosas e arrasantes quando descobrem o quanto possuem uma pessoa enciumada do lado. Mesmo sem serem, alguém te dá um motivo para pensar que há um desejo de outras pessoas pela frente, aumentando de certa forma o ego do outro.

O Outro Acaba te Dando Mais Atenção

Seja para procurar por possíveis atenções ou apenas para saber se é querido mesmo, pessoas ciumentas escutam bem mais o outro e se importam onde eles estão do que uma pessoa que não tem este sentimento pelo outro. Em certo nível é uma boa pedida então, pois há um carinho há mais, um apreço, o que outras pessoas podem não ter por você sem ciumes.

Lidar com uma Pessoa Ciumenta é Desafiador e Satisfatório

Quando você consegue driblar o ciume do outro, é um dos melhores sentimentos do muito. Conquistar a confiança de uma pessoa extremamente ciumenta é como ganhar na loteria e ajuda a estreitar os laços entre as partes. Para alguns é uma grande forma de manter a chama acesa e funciona muito bem com quem achava que o outro jamais teria jeito. Levanta o ego também, pois é como domar uma grande fera em perigo.

Você é uma Pessoa Ciumenta?

A maior parte das pessoas não se considera naturalmente uma pessoa ciumenta, acredita que está sempre certa. Uma auto avaliação pode indicar se você é ciumenta ou não. Se você:

  • fica sempre nervoso quando sua namorada não atende em uma hora suspeita (a noite)
  • liga sempre para saber onde o outro está
  • não suporta a ideia do outro estar com alguém que não seja você
  • não gosta quando ele ou ela olha de lado na rua [youtube]http://www.youtube.com/watch?v=5JqoFXtXUiQ[/youtube]
  • busca sempre desculpas para estar junto quando ele sai
  • liga o tempo todo mesmo sem motivo
  • busca nomes desconhecidos no celular dele ou dela
  • cria fakes para vigiar o seu companheiro no Facebook e outras redes sociais
Se tudo isso acima se encaixa em sua personalidade, você é ciumento.

Quando o Ciúme é Forte Demais…

Quando o ciumes causa brigas e problemas na relação, seria bacana pensar em avaliar o problema junto a um profissional. Quando ele começa a atrapalhar a sua vida a ponto de buscar formas de estar do lado do outro apenas vigiando, está na hora de procurar ajuda. Um psicólogo ou um terapeuta podem ajudar com tais problemas, te ajudando tanto a controlar o mal sentimento como viver melhor apesar de tamanha vontade de ter a posse do outro. Pode ajudar em diversos pontos da sua vida, tanto com namorados como amizades.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Desculpe mas nunca vi tanta idiotice junta. Isso é um tremendo desserviço para as pessoas ciumentas e para quem convive com elas. O único ciúme “bom” é o nenhum!!!! Ciúme é um comportamento nocivo para o bem estar de qualquer ser humano e a conscientização de que se trata de algo deplorável e reprovável é fundamental para a sua eliminação.

    Eugenio 14 de fevereiro de 2014 11:57

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *