Qual A Gramatura Ideal Para Convite De Casamento?

Organizar um casamento é realmente cansativo, mas ao mesmo tempo, é um trabalho que vale muito a pena quando finalizado, sendo o grande dia do casamento um momento de muita felicidade, tanto para os noivos quanto para todos os convidados e envolvidos.

Os detalhes para serem decididos de uma cerimônia de casamento são diversos: decoração, local, horário, estilo de casamento, flores usadas, músicas, dentre muitos outros. Tudo isso será decidido para satisfazer o casal e ao mesmo tempo, agradar os convidados. E falando em convidados, eles são uma parte muito importante de todo o ritual do casamento, por isso, o primeiro contato deles com esse evento é um detalhe muito importante, sendo ele feito por meio do convite de casamento.

Qual É a Importância Do Convite De Casamento?

Pensando de uma maneira geral, o convite de casamento é importante para informar os convidados os detalhes da cerimônia, como o local que ela será realizada, assim como seu horário e até mesmo o estilo de veste que deve ser utilizada. Mas, além disso, o convite de casamento é uma lembrança para as pessoas importantes na sua vida do seu grande dia, assim como é uma demonstração de afeto do casal para aquela pessoa que está sendo convidada.

Acredita-se também que os convites de casamento bem elaborados e mais caprichados resultam em ótimos presentes assim como uma preocupação com o visual, para se enquadrar no que parece ser o que os noivos desejam. O convite também é importante para aumentar a expectativa para esse grande dia, e com isso, deixar os convidados mais interessados.

Apesar de muita gente acreditar que o convite de casamento não é importante já que geralmente ele é jogado fora pelos convidados, isso é uma falácia, esse é um detalhe muito importante na organização do casamento, e exige sim um bom investimento para que traduza a espécie de cerimônia que será realizada, ou seja, ele irá representar o que os noivos desejam para o dia do seu casamento.

Convite De Casamento

Convite De Casamento

É importante sempre demonstrar no convite os detalhes sobre a cerimônia, assim como a presença do nome dos noivos, o horário e o local, caso esse último seja distante da cidade, o ideal é informar como chegar até ele, para não criar dúvidas ou fazer com que os convidado se percam tentando chegar à cerimônia ou a recepção do casamento.

Como Criar Um Bom Convite De Casamento

Não existe somente um tipo certo de convite, ou seja, não há um passo a passo para seguir e assim conseguir o convite perfeito, já que existem vários materiais, ideias e modelos de convites disponíveis, cada um combinando com um estilo de casamento. No geral, o convite deve seguir o estilo de casamento, ou seja, se o casamento será um casamento tradicional e mais luxuoso, o convite deve ter essas características, já se o casamento será ao ar livre, um convite rústico é o ideal.

Apesar de não haver um único passo a passo, há algumas questões que quando respondidas, podem facilitar a escolha do convite ideal para a cerimônia do casamento:

Convite De Casamento Bem Decorado

Convite De Casamento Bem Decorado

Qual O Melhor Papel Para Convite De Casamento?

Não existe um papel ideal para todos os convites de casamento, já que há vários tipos de papéis disponíveis no mercado, sendo possível escolher o que mais agrada o casal.

A primeira coisa para analisar é a textura do papel, os papéis texturizados podem se encaixar tanto em convites mais tradicionais como para modelos diferenciados, mas no geral, a textura passa uma sensação de sofisticação e elegância, já que o material com um acabamento diferente chama mais atenção. Existem texturas em linhas e também em colmeias. Os convites com papel liso parecem ser mais simples.

Decidido se o escolhido será um material texturizado ou não, será necessário escolher o material final, no qual o convite será produzido. Existe uma infinidade de papéis usados para fazer um convite de casamento, alguns exemplos:

  • Papéis coloridos: São usados por quem deseja um convite mais chamativo e original, alguns exemplos: VSP Relux, Color plus, VSP Popset, Curious, dentre outros;
  • Papéis brancos ou Offwhite: Esses papéis são os mais comuns, escolhidos para as cerimônias mais tradicionais. Algumas opções disponíveis são: Rives, Markatto, Evenglow Opalina, Vergê, Trama Inglesa, dentre outros.
  • Papéis transparentes: Normalmente são usados para convites diferenciados e originais, sendo os mais usados o papel Pergamenata e o papel Vegetal.
  • Papéis rústicos: Os convites rústicos se tornaram sucesso principalmente entre as pessoas que querem fazer um casamento moderno e diferente, principalmente quando esse é realizado ao ar livre. Os papéis mais usados nesse caso são o Reciclato e o Kraft.

Qual a Gramatura Ideal Para Convite De Casamento?

Essa é uma dúvida muito comum e considerada e como é algo mais técnico, muitos casais acabam não fazendo a escolha certa. A gramatura do papel é o peso definido pela sua densidade, ou seja, é ela que irá definir a grossura do papel. Normalmente os convites de casamento são feitos em papel com uma gramatura mais elevada, principalmente o envelope, já que esse não pode ser maleável.

A gramatura irá influenciar diretamente no resultado final do convite, sendo uma decisão muito importante para a escolha do mesmo. O ideal é conferir uma amostra do tamanho real do papel que escolheu, com isso, irá conseguir ver a sua real gramatura, vendo se ele é um papel resistente ou não.

Os papéis com gramatura muito baixa, entre 30 g a 63 g, que é a mais baixa para o papel, são aqueles usados para jornais, etiquetas e recibos, já que esse é um papel muito maleável, não sendo ideal para ser usado no convite de casamento. Apesar disso, alguns detalhes e convites de casamento são feitos com papéis que possuem essa gramatura, como se forem feitos em papel seda, Kraft ou Couché.

Depois há as gramaturas entre 75 g a 120 g, esse tipo de papel é o que está presente em nosso dia a dia, como em cadernos, folhas de sulfite, e panfletos. Essa gramatura também não é ideal para convites de casamento, que terão um aspecto de baixa qualidade, no entanto, alguns materiais acabam sendo utilizados para convites, como o Vergé, Couché, Kraft, Color Plus e Offset.

Convite Dourado

Convite Dourado

A gramatura entre 120 g e 240 g é usada em papéis de maior qualidade, sendo os papéis com tal gramatura ideal para a impressão de convites. Os convites normalmente tem a gramatura de 180 g, que permite certa maleabilidade, no entanto, não são tão resistentes como os papéis com gramatura de 240 g, que normalmente são usados para cartões mais resistentes. Alguns exemplos de papéis com essa gramatura usados em convites são: Offset, Vergé, Aspen e Majorca.

As gramaturas mais altas, entre 250 g e 350 g, são papéis bem pesados, normalmente usados para cardápios, cartões de visita e panfletos de alta qualidade, muitas pessoas também escolhem essa gramatura para o seu convite de casamento, sendo ela de alta qualidade e muito resistente. Quanto maior for a gramatura, mais alto também é o custo do papel, sendo necessário analisar o custo benefício quando se trata de gramaturas tão altas, para ver se realmente vale esse investimento no convite do seu casamento. Alguns exemplos de papéis usados para convite de casamento com essas gramaturas são: Duplex, Couché e Design White.

Já as gramaturas acima de 350 g são raras e feitas em impressoras específicas para esse fim, esse tipo de papel é extremamente resistente, sendo escolhido somente no caso de ser uma ideia muito exata e que exija esse tipo de gramatura.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *