Pode Colocar Apelido No Convite De Casamento?

O convite de casamento é um item de suma importância para a realização de tal evento, já que é através dele que os convidados irão saber as informações necessárias para comparecer ao casamento, assim como, se torna o primeiro contato de todos com o evento, os preparando para ele e criando certa expectativa ao seu redor.

Sendo um item tão importante para o casamento, é bem comum que os noivos tenham diversas dúvidas em relação ao convite de casamento, pois no geral, eles irão desejar que tudo seja feito da melhor maneira para que culmine em um evento bem organizado nos mínimos detalhes.

Convite De Casamento

Convite De Casamento

Algumas dúvidas que podem surgir quando se está escolhendo o convite de casamento são: qual modelo de convite usar? Quando os convites de casamento devem ser encomendados e entregues? Pode colocar apelido no convite de casamento?

Para sanar essas dúvidas existem algumas regras simples que podem ajudar todos os casais que estão planejando o seu casamento:

Qual Modelo De Convite Usar?

No mercado atualmente existe infinitos estilos de convite, há modelos que agradam realmente qualquer pessoa, sendo possível encontrar convites mais tradicionais, modernos, minimalistas, rústicos, divertidos, formais, criativos, vintage, dentre outros.

O interessante para entender qual o melhor convite para cada casamento é primeiro ter em mente qual será o estilo do casamento, sendo através dele que serão escolhidos os outros detalhes relacionados a esse evento.

É importante que o modelo do convite de casamento combine com a decoração escolhida pelo casal, dessa forma, cria-se uma identidade visual de toda a cerimônia, dessa forma, os convidados já tem uma noção de como será o casamento. No entanto, nem sempre o convite precisa estar em total acordo com a decoração, esses podem ser elementos que irão se complementar, havendo uma harmonia entre eles.

A papelaria do dia do casamento, como plaquinhas para fotos, menu, tags, convites individuais, dentre outros, devem estar todos em harmonia com o convite de casamento, ou seja, tudo deve ser pensado em conjunto para que fique condizente com o restante do casamento.

Por isso, a dúvida de qual modelo de convite de casamento escolher pode ter respostas diferentes de acordo com o estilo do casamento e a personalidade do casal. Desde que o convite esteja em harmonia com esses itens, é possível escolher qualquer modelo.

Quando Os Convites De Casamento Devem Ser Encomendados E Entregues?

Uma das dúvidas mais comuns em relação aos convites de casamento é na realidade os prazos que estão relacionados a eles. Primeiro surge à dúvida de com quanta antecedência eles devem ser encomendados, depois, qual é o prazo limite para eles serem entregues.

O prazo para a encomenda do convite dos casamentos deve ser pensado analisando o tempo de demora em que eles fiquem prontos, e antecedência que é necessário possuir o convite em mãos antes de começar a sua distribuição. Para aqueles que irão contratar um calígrafo para escrever o nome dos convidados no envelope do convite, o prazo gasto por ele também deve ser levado em consideração.

Sabendo de tudo isso, é importante que haja um bom prazo de antecedência para que os convites sejam encomendados, o ideal é que esse prazo seja de cerca de cinco a seis meses, sendo que em casos de convites especiais com muitos detalhes, esse prazo possa ser até maior. Normalmente o processo de produção dos convites leva em torno de 30 dias, com isso, tendo uma antecedência de ao menos cinco meses, os convites estarão disponíveis para a entregue com quatro meses de antecedência do casamento.

No entanto, não é recomendado que os convites sejam feitos com muita antecedência, como por exemplo, 10 meses. Isso por que os noivos podem passar por alguns contratempos ou até mesmo mudar de opinião sobre algo em relação ao casamento, e isso faria com que os convites se tornassem obsoletos e necessitem de serem feitos novamente.

Já o prazo de entrega dos convites deve estar em concordância com a encomenda dos mesmos. O ideal é que as pessoas que moram em cidades distantes do local que será realizado o casamento recebam o convite com um prazo maior, sendo o recomendo de três meses para os convidados distantes, e dois meses para os convidados que vivem na mesma cidade em que será realizado o casamento.

Convite De Casamento Personalizado

Convite De Casamento Personalizado

A antecedência para a entrega dos convites do casamento é necessário para que as pessoas se planejem para comparecer ao evento não marcando outros compromissos para essa data. Se tratando dos padrinhos, eles devem receber o convite para serem os padrinhos com cerca de cinco meses de antecedência, já os convites físicos, podem ser entregues também com três meses de antecedência, sendo esses bons prazos para que todos se organizem para comparecer ao casamento.

Um fator que interfere nesses dois questionamentos é a quantidade dos convites de casamento, já que o prazo para que eles fiquem prontos pode aumentar ou diminuir de acordo com a quantidade. O ideal é pedir cerca de 20% de convites a mais do que os que serão enviados aos convidados, ou seja, se a lista de convidados contém 100 pessoas inumeradas por convites individuais e familiares que irão receber os convites juntos, o ideal é que seja feita a encomenda de 120 convites.

Esse número a mais é uma folga para que não haja interferência em seu cronograma de entrega dos convites, já que com isso há convites reservas no caso de alguém ter ficado de fora da lista ou caso ocorra algum imprevisto que acabe danificando alguns convites.

Pode Colocar Apelido No Convite De Casamento?

Apelido No Convite De Casamento

Apelido No Convite De Casamento

Essa é outra dúvida bem comum em relação aos convites de casamento, tanto para o nome do casal quanto para o nome em que o convite será direcionado. Muitas pessoas tem intimidade para se tratar por meio de apelidos, sendo na realidade a forma que se conhecem e que são conhecidos, por isso, quando vão criar o convite de casamento, acham mais interessante e até fácil de identificar usar o apelido ao invés do nome comum da pessoa.

Como o casamento é um evento social mais formal, o casal pode se questionar quais são as regras de etiqueta que regem a forma de nomear os convites. As regras de etiqueta, no geral, dizem que o correto é escrever o nome completo dos convidados, e claro, sempre com a grafia certa, sendo por muitas vezes necessário consultar como é escrito o nome de cada pessoa, já que não é muito agradável receber um convite com o seu nome errado.

Segundo as regras de etiqueta, o nome do homem para um casal que receberá o convite, deve vir antes do da mulher. É comum que se use os pronomes de tratamento Sr. e Sra. quando está escrevendo o convite, principalmente quando é direcionado a pessoas mais velhas, mas em muitos casos, os pronomes são usados em todos os convites. Algumas pessoas preferem usar o nome do casal ao invés do sobrenome, ficando ao critério dos noivos.

Os apelidos podem ser usados sim, principalmente para identificar pessoas queridas. Porém, quando o casamento está sendo organizado para ser um evento bem tradicional e formal, o ideal é que use o nome verdadeiro, e completo, da pessoa, usando também o pronome de tratamento Sr./Sra..

No geral, não há uma proibição para o uso de apelidos, isso varia de acordo com o estilo de evento que o casal está realizando, se eles acreditam que o uso do apelido será algo que tornará o convite mais íntimo e pessoal, ou até mesmo por ser divertido e descontraído, eles podem sim escolher usar o apelido. Isso envolve na realidade uma questão simples: o uso do apelido irá afetar na estética do convite e do evento? Se não, não há problema nenhum em ele ser usado.

Algumas pessoas preferem substituir o apelido por um pronome de tratamento, como “querida”, “amada”, dentre outros, sendo essa uma opção ao mesmo tempo, íntima e formal.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *