Os padrinhos de casamento são pessoas as quais o casal mantém uma proximidade afetiva e devem ser escolhidos não por uma questão financeira, mas sim por terem um convívio de carinho e respeito com o casal. Eles irão testemunhar a união dos noivos e, portanto, essa escolha é muito importante, pois o casal deve ter em mente que os seus padrinhos serão uma escolha para a vida toda e dessa forma, deverão ter consciência das pessoas que irão testemunhar o enlace. Os padrinhos ideais estão presentes na vida dos noivos, e após o casamento essa presença será ainda mais constante, pois eles vão se alegrar com as conquistas e auxiliaram em momentos de dificuldades. Eles serão um suporte aos recém-casados.
A Escolha dos Padrinhos
A escolha dos padrinhos pelo casal deve ser feita com muita calma, pois é uma decisão muito importante. Algumas pessoas preferem escolher membros da família, outros preferem escolher amigos, pessoas queridas pelos noivos, mas é importante que essas pessoas tenham conhecimento da história do casal e tenham acompanhado essa história. Mas o que realmente interessa é o casal ter consciência que essa escolha deve ser feita com cautela e precisão, e eles não podem se deixar levar por opiniões externas, porque a escolha tem que ser algo prazeroso, agradável. Alguns casais preferem não convidar pessoas que já foram casadas e se divorciaram, pois elas podem não saber ajudar o casal em um momento de dificuldades.
A Função dos Padrinhos
Os padrinhos tem por função não só aparecerem elegantes na igreja, o papel deles vai muito além da aparência, e ela se concretizará no dia a dia do casal. Por isso os padrinhos escolhidos também devem ter consciência do papel que eles irão representar. Pois os recém-casados desejam começar essa nova etapa da vida com testemunhas, amigos que querem realmente a felicidade do casal. Eles irão testemunhar o momento mais importante da vida do jovem casal e como de costume irão assinar a ata da celebração religiosa ou do civil.
A Quantidade de Padrinhos
Os padrinhos devem ser escolhidos levando em conta alguns aspectos importantes como a afinidade e a relação afetiva que mantém com o casal. Depois de analisar esses aspectos é preciso decidir a quantidade de padrinhos a serem escolhidos. Bem, geralmente fazem-se pares de uma mulher e um homem solteiro e também casais. Em relação à quantidade de padrinhos, não há regras para essa escolha, mas os noivos devem analisar o espaço físico do local do casamento, igreja, cartório, etc., para que possam escolher a quantidade de padrinhos adequados ao local, pois é importante que os padrinhos possam ficar confortáveis e tenham um espaço legal, para que eles não fiquem amontoados, pois é muito deselegante. Dessa forma, os padrinhos devem ser escolhidos com muita calma e tranquilidade, pois essa escolha é muito importante.
Tenho um casamento para ir dia 10/07, a noiva me perguntou se e obrigatorio o padrinho usar terno?? e se ele não usar pode se colocar a Lapela na camisa que o mesmo estiver.
Desde ja agradeço