Para os que gostam de música baiana e estão antenados com as gírias do momento, sabem que vale night se tornou algo comum entre os casais. Mas você que não gosta muito, ou sequer ouviu falar nessa gíria, que está rodando o país, não se desespere, abaixo você verá o que é e como surgiu o tão famoso Vale Night!
Mas Afinal o Que é o Vale Night?
Muitas pessoas coçam a cabeça tentando entender do que se trata o Vale Night, no entanto esta gíria se tornou comum entre as pessoas que gostam de micaretas e música baiana, que estão em algum relacionamento sério, seja namoro, noivado ou até casamento.
Como assim, entre os casais? É isso mesmo o que você leu, vale night só serve para os casais, afinal vale night em uma tradução literal, significa “vale noite”. Então você se pergunta o porquê desse nome, eis a explicação: Vale Night é quando um dos lados do casal, normalmente quem pede é o homem, pede para sair sozinho, seja para uma festa, uma balada, um jantar ou qualquer evento que casais fazem juntos.
E de Onde Saiu Essa Moda?
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=ujvyvOTMX1E[/youtube]
Depois de saber o que significa Vale Night, você fica se perguntando, qual cabeça inventou isso, anteriormente dissemos que o vale é comum entre as pessoas que vão a micaretas e que gostam de música baiana, mais precisamente o axé. Portanto, como você já deve ter pensado, sim surgiu de uma banda, o Asa de Águia, comandado por Durval Lelys tornou o vale night conhecido entre as pessoas.
No dicionário informal encontra-se uma definição para o que é Vale Night, veja:
“Permissão para ir para balada sozinho. Termo utilizado em geral por micareteiros no qual significa a permissão de direitos iguais para ele próprio e seu parceiro de curtir a noite descaracterizando assim a traição.”
Como você pode ver nesse significado, o Vale Night é quando uma das pessoas da relação “libera” o outro para curtir e fazer o que quiser.
A Defesa do Vale Night
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Jg7ktpew2Tc[/youtube]
A música intitulada de “Vale Night” fale claramente do que significa e mostra que o vale night é algo bom. Em um trecho ele diz:
“Vale Night, o passaporte da folia. Encontrei a solução pra essa agonia. Peça o seu vale night caia na folia.”
Ou seja, a música defende claramente que o vale night é o momento de liberação para sair sozinho (a) e poder se divertir com os amigos ou com outra pessoa, sem que a outra pessoa da relação sofra, ou seja traída, afinal aquele momento se pode fazer tudo.
Se quiser conhecer toda a música, abaixo você tem o link para assistir a banda Asa de Águia em uma apresentação durante um dos maiores festivais de música do Brasil, o Festival de Verão de Salvador:
Depois de ver um trecho da música e assistir ao vídeo, você já chegou à sua opinião sobre ser a favor ou contra o Vale Night? Pense com calma, um dia você pode fazer uso de tal artifício.
Ainda defendendo o Vale Night, o que se pode dizer é que ele realmente é válido para as pessoas que como a música diz, está estressada e precisando sair da rotina. Porém, para que se haja essa liberação deve ter uma relação muita boa, tanto para ter essa liberdade de conversar tal assunto, como uma confiança na outra pessoa, pois ao “liberar” se pode acontecer tudo e você nada pode saber.
Quem é Contra o Vale Night?
Quando surgiu o Vale Night se tornou em uma grande polêmica, afinal quem vai liberar seu parceiro ou parceira para ir curtir uma festa da sua presença do lado? E pior, quem vai permitir que ele pudesse “ficar” com outras pessoas sem que isso atrapalhe ou dê um fim no relacionamento?
As primeiras pessoas a ficarem contra foram os ciumentos de plantão. Afinal pessoas muitos ciumentas, jamais conseguiriam suportar, imaginar que o seu companheiro ou companheira estivesse nos braços de um outro alguém. Portanto se você for um ciumento irremediável, nem pensar em dar um Vale Night!
Outro grupo que ficou terminantemente contra foram as pessoas mais velhas, afinal por se tratar de uma liberação para curtir a noite com outro (s), eles não conseguem imaginar isso como alguém comum ou natural.
E por último, os mais religiosos, que afirmam que o Vale Night é a liberação para atos que degredem a imagem da pessoa diante de Deus. Assim, poderia se tratar de fornicação, em outras palavras, tais atos não agradariam a Deus.
E Quem Aprova?
Em contrapartida, muitas pessoas aprovam o Vale Night e não somente os que curtem uma micareta. Afinal, o Vale Night deixou de ser sinônimo de micareta há muito tempo.
Um dos maiores grupos que aprovam essa liberação são os jovens que estão em um relacionamento sério e não querem terminar, mas querem curtir e “pegar” outras e pessoas durante uma festa, sendo ela uma micareta, uma festa comum ou uma balada.
Outro grupo que passou a concordar e a utilizar tal permissão, são os casados mais liberais. Algumas pessoas afirmam que o relacionamento está caindo na monotonia e por isso pedem o Vale Night, para que possam tentar fugir da rotina, mas quando terminar, voltar para casa. Em muitos casos, o amor não acabou e se há um grande respeito, só se quer apimentar mais a relação.
E há ainda as pessoas que levam o Vale Night literalmente no bolso, afinal quem não corre o risco de encontrar um amigo (a) do companheiro (a) e ser interpretado mal? Para isso as pessoas mais liberais, animadas e que encaram o Vale Night bem, criaram a versão “física” da permissão, isso mesmo que você leu. Algumas pessoas criaram um documento, onde o seu parceiro (a) libera e assina para que o Vale Night seja utilizado naquela data, veja um exemplo neste blog:
Portanto, se você acha que precisa de um Vale Night, tente levar um formulário como este, o humor é muito bom. E lembre-se que se seu companheiro (a) for muito ciumento, e você o amar muito, é bom não tentar algo do tipo, sob sérios riscos de término de relacionamento.