Relacionamentos
Relacionamentos realmente não são coisas fáceis, afinal são duas pessoas vivendo ali, são dois mundos diferentes, são pessoas que foram criadas de maneira diferente, por pessoas diferentes e em circunstâncias diferentes, isso pode fazer com que também sejam diferentes muitas concepções entre as pessoas e muitos pensamentos, muitas maneiras de ver as coisas e muitas opiniões, o que em relacionamentos a longo ou curto prazo, podem causar divergências e atritos entre as duas partes envolvidas, afinal a convivência com outras pessoas sempre é desafiadora, pois ninguém é igual a você, com os mesmos defeitos e as mesmas qualidades.
Muitas pessoas pensam que somente o amor sustenta um relacionamento, mas não é bem assim que as coisas acontecem na prática, afinal o amor é importante sim, mas algumas questões de convivência são muito mais, como por exemplo, o respeito. É impossível conviver com uma pessoa que não te respeita, é bem difícil ter uma convivência pacifica nesse caso e se relatos de casais nos mostram alguma coisa, é que o desrespeito ele não muda, pelo contrário ele só piora com o passar do tempo. Algumas pessoas tem a ilusão de que vão mudar os seus parceiros, mas o que mais vemos é o comportamento sempre piorar.
Há casos em que é uma questão de paciência que faz ter um maior equilíbrio entre duas pessoas, assim como há também outros casos em que não vale a pena investir mais em uma relação, o mais importante de tudo é a pessoa que está dentro do relacionamento saber discernir entre essas duas vertentes, é claro que para uma pessoa apaixonada, encantada ou até mesmo acomodada com a situação, torna-se muito difícil definir que o que está acontecendo é uma linha sem retorno, é difícil abrir mão, desapegar, dar o primeiro passo, mas é preciso tentar.
Muitas vezes a pessoa passa anos presa em uma relação achando que vai melhorar, que se ela mudar isso ou aquilo as coisas vão melhorar, mas saiba que anos depois você vai desejar ter saído daquele ciclo vicioso bem antes, quando pôde. Lembre-se também que ninguém vale o sacrifício da sua felicidade, não importante quem seja, qual status social, independente de status religioso, ninguém vale a sua felicidade nunca. Muitas regras sociais foram criadas para fazer as pessoas acreditarem que elas têm que ficar em relação não importa o que aconteça, isso foi inventado, isso foi definido principalmente por homens de poder, na antiguidade reis, padres, pastores e pessoas de altos cargos, enquanto eles mesmos tinham diversas mulheres e amantes, uma frase libertadora é que “Ninguém tem que nada”. Muitas leis que achamos ser de Deus foram inventadas por esses mesmos homens.
No entanto, se o seu relacionamento não está em um ponto sem volta, se não há desrespeitos, agressões ou abusos, é sim possível resolver algumas questões trabalhando a paciência do casal. Não somente de um dos dois, mas dos dois, afinal ninguém é saco de pancada de ninguém para ser um poço de paciência, enquanto o outro despeja todos os seus problemas e inseguranças. Um relacionamento saudável é quando as duas pessoas têm um papel igual dentro da relação, as duas pessoas têm a mesma participação e importância, mas principalmente quando há respeito e admiração mútua e tudo isso vem até mais importante que o sentimento, afinal o sentimento não sustenta uma relação que não tenha nada disso.
Como Ter Mais Paciência Nos Relacionamentos?
Se o seu relacionamento é possível de ser recuperado, há algumas maneiras de treinas a paciência. A primeira delas que vamos indicar é fazer uma terapia de casal, o que a princípio pode parecer bem chato, mas sim pode resolver muita coisa, no entanto, temos que levar em consideração que diante das circunstâncias do mundo atual, sabemos que muitas pessoas não têm condições financeiras para fazer consultas regulares com psicólogos, por esse motivo vamos aqui deixar algumas outras sugestões do que pode ser feito para se trabalhar a calma e a paciência.
A empatia é uma palavra muito usada hoje em dia, mas pouquíssimas pessoas ainda são as que conseguem entender o que ela significa, pois vamos lá, empatia significa basicamente a capacidade de você se colocar no lugar da outra pessoa, tentar verdadeiramente entender o que ela sente, mas não a partir dos seus pensamentos, da sua visão de mundo e das suas experiências, mas a partir da visão de mundo e experiências da outra pessoa, somente pensando dessa forma, olhando tudo que ela já passou e tentando sentir como ela se sente é que criamos uma empatia verdadeira, caso contrário estamos apenas tentando entender a partir do nosso próprio ponto de vista.
A empatia se fosse mais ensinada e praticada, melhoraria a grande maioria dos relacionamentos humanos, não somente os relacionamentos de casal entre duas pessoas, mas também relações de amizade, convivência de trabalho e familiares, pois quando você entende o outro, entende porque ele age como ele age e porque ele é como é, quando você olha para a vida que o outro teve até chegar naquele momento, você para de sentir raiva, irritação e sente muitas vezes compaixão, é claro que não é para aceitar coisas absurdas como abuso ou violência, mas entender certas coisas, como uma pessoa que é muito desorganizada, quando você olha na criação dela, muitas vezes encontra o porquê dela ser assim, entre outras situações, nesse momento entra a compaixão e se instala o diálogo com respeito.
A partir da empatia podemos iniciar alguns outros comportamentos que são fundamentais para um relacionamento com mais paciência, como o ato de pensar antes de falar alguma coisa, já que uma grande falha de caráter do ser humano é querer deixar mal alguém no momento da raiva, para isso muitas vezes as pessoas usam palavras ou situações que sabem que irão ferir a outra, apenas pelo seu prazer do sentimento de “ganhar uma discussão”, no final do dia isso não vale de nada, ninguém ganhou nada, só houveram perdas, por isso pensar antes de falar é fundamental, porque as palavras depois de ditas não podem mais serem “não ditas.
Outro conselho muito importante é não se ofenda com tudo, pois tem pessoas que passam a vida bravas, irritadas e à flor da pele, pois elas acham que tudo tem a ver com elas, que qualquer grosseria é uma ameaça ao ego deles, que qualquer deslize é uma questão de vida ou morte, não leve as coisas tão a sério, pois isso só faz mais mal para você, se ofender e brigar por tudo atinge primeiramente a sua própria paz de espirito, uma coisa importante de saber na vida é que uns 90% do que as outras pessoas fazem não tem a ver com você, mas com ela mesma. As vezes a pessoa teve um dia ruim, foi repreendido pelo chefe e chega em casa querendo espaço, ou as vezes solta uma grosseria e não tem a ver com você, não estamos falando aqui de comportamentos constantes, mas sim de casos esporádicos.
Outra dica é recorrer a técnicas de meditação, o que muda a vida de muitas pessoas, a meditação para alguns ainda é vista com um certo estranhamento, mas é uma prática muito aceita e usada na medicina oriental há milhares de anos, além disso, ela vem sendo cada vez mais incorporada à medicina ocidental. A meditação não é relacionada a religiões ou estados de transe, a meditação pode ser apenas o hábito de fazer um controle da respiração, o hábito de estar concentrada no momento presente, sem pensar no passado ou no futuro, afinal a única coisa que conseguimos controlar é o agora, as técnicas de respiração meditativas ajudam a oxigenar melhor as células, os órgãos e até o nosso cérebro, fazendo com que o seu corpo se acalme e assim você consiga pensar com mais clareza.