Melhor Mês Para Casar

O Mês Das Noivas

Por mais por fora do mundo dos casamentos que uma pessoa esteja, muito provavelmente ela já ouviu falar que maio é o mês das noivas, mas o que  muita gente não sabe é porque esse é o mês considerado e de onde vem toda essa ideia. Mas antes de se falar a respeito de toda a origem dessa história, é importante ressaltar que ainda que isso seja uma coisa bastante clássica, aqui no Brasil, na verdade, os casamentos são realizados com maior frequência entre os meses de dezembro e janeiro, e não em maio, e isso acontece principalmente por questões ligadas à economia, já que é durante esses dois meses que acontecem as férias nas empresas e escolas, juntamente com a liberação do décimo terceiro salário, o que faz com que tudo flua melhor.

Voltando a falar a respeito do mês de maio ser considerado o mês das noivas, existem vários fatores e evidências que apontam para esse ser o mês mais propício para a realização de casamento. A primeira delas é que é em maio que se inicia a primavera no hemisfério norte, ou seja, é a estação mais propícia para as colheitas das flores que estão diretamente ligadas a cerimônia e a festa de casamento, já que grande parte da decoração é feita desses elementos naturais, e assim, essa ideia do exterior chegou até o Brasil e permaneceu dando fama ao mês.

Além disso, também existe a hipótese mais ligada a questões religiosas, já que maio é um mês bastante importante para a Igreja Católica em especial, já que o mês de Maria, a mãe de Jesus Cristo, e também é o mês das mães – data que acontece no segundo domingo de maio – então, mais um ponto positivo para esse mês, já que por muito tempo o casamento era diretamente ligado a maternidade, o que passava um sinal de sorte e felicidade, casamentos realizados nesse mês.

Melhor Mês Para Casar

Ainda que maio tenha sido considerado o mês das noivas, conforme foi apresentado acima, não existe necessariamente um mês que seja de fato o melhor para se realizar um casamento, já que o principal fator que é influenciado por essa escolha é como o clima estará naquela época e essa escolha vai muito do gosto de cada casal, já que alguns têm o sonho de se casar na praia, por exemplo, então é de extrema importância que o casamento não seja realizado em uma época de chuvas, e assim por diante.

Mês Para Casar

Mês Para Casar

Já para casais que querem ter uma festa mais elegante e requintada, um clima mais fresco e ameno – ou até mesmo um friozinho – é muito bem vindo, então é a partir daí que deve se escolher o mês do casamento. Por outro lado, existem casais que não se importam tanto com o clima, e querem somente casar em uma data próxima ao aniversário de um dos dois, para que a comemoração seja em dobro, ou ainda próximo a algum feriado, para que dessa forma todos os amigos e familiares possam estar presentes.

Tendo isso em mente é perceptível que todos os meses são bons para casar, desde que seja compatível com os interesses e as vontades dos noivos. Assim sendo, logo abaixo serão apresentadas as principais características de todos os meses do ano, facilitando assim a escolha de cada casal para escolher o seu melhor mês para casar.

– Casamento em Janeiro:

Ainda que janeiro seja um mês com alta incidência de chuvas, ele é um ótimo mês para casais que querem utilizar seu orçamento da melhor maneira possível, já que como existe uma menor procura pelos fornecedores, eles acabam reajustando seus preços e sendo mais flexíveis a negociações, isso tudo otimiza a questão financeira. Porém, um dos principais problemas desse mês, é que por ser mês de férias, é possível que muitos dos convidados acabem não podendo participar desse lindo dia. Outro ponto negativo é que o orçamento para Lua de Mel tende a ser um pouco mais alto, já que é a alta temporada.

– Casamento em Fevereiro:

Assim como janeiro, fevereiro também é um dos meses com uma menor procura dos noivinhos, então também segue a linha da maior flexibilidade na negociação com os fornecedores de produtos e serviços, o que é muito positivo no que diz respeito à questões financeiras. Porém, vale lembrar que esse é o mês do carnaval, e o mais indicado é que o casamento seja realizado com cerca de duas semanas de distância dessa data, para que nenhum convidado precise faltar. Além disso, também é comum que os preços da Lua de Mel sejam um pouco mais elevados.

– Casamento em Março:

A partir do mês de março a procura por datas para casamento começa a aumentar, principalmente pelo fato de que, ainda que o verão ainda esteja presente, as temperaturas tendem a ficar mais amena. Porém, esse é um mês totalmente contra indicado para casamentos ao ar livre, já que a ideia das “águas de março” é real, e as chuvas são realmente bastante presentes. Por isso, nesse mês, sempre casamentos em salões fechados, ou, caso seja ao ar livre, que se conte com um plano B.

– Casamento em Abril:

Abril já é um mês bastante procurado para noivinhos que desejam se asar ao ar livre, já que é uma época de temperaturas mais baixas e que o clima passa a ficar mais seco. Porém, a questão do orçamento já passa a se complicar um pouco, já que como a procura vai aumentando, os preços dos fornecedores também começam a subir.

– Casamento em Maio:

Como foi dito acima, maio é considerado oficialmente o mês das noivas, porém, hoje em dia ele tem se tornado cada vez menos concorrido, principalmente pelo fato de que com a presença do dia das mães e a proximidade do dia dos namorados, as flores passem a ficar mais caras e isso pode influenciar consideravelmente no orçamento geral do casamento.

– Casamento em Junho:

Esse é um dos meses com mais baixa procura para casamentos, então é bem fácil encontrar datas em igrejas e em salões de festa. A principal questão é que em junho em algumas cidades pode fazer bastante frio, então é muito indicado que o local seja confortável e acolhedor, para que os convidados não passem frio.

– Casamento em Julho:

Casamento em Julho

Casamento em Julho

Os dois principais inconvenientes para o mês de julho é o combo frio + férias, porém, esse pode não ser um problema para muitos casais, muito pelo contrário, pode ser algo bem positivo, principalmente para aqueles que têm amigos ou familiares longe, entre outros fatores.

– Casamento em Agosto:

Existe uma lenda que aponta que agosto é o “mês do desgosto”, e como essa história foi passando de geração em geração, muitos casais ainda acreditam nisso e evitam marcar seus casamentos nesse mês e isso o torna pouquíssimo concorrido. Outros pontos positivos podem ser encontrados nesse mês, já que os gastos tendem a baixar bastante.

– Casamento em Setembro:

Esse é um dos meses mais procurados atualmente, já que é o mês que abre a primavera em nosso país, deixando tudo muito mais colorido e florido. Para quem deseja casar em setembro é importante um planejamento com muita antecedência, para que assim no grande dia não falte nada. É uma ótima época para quem deseja casar ao ar livre, como em praias ou no campo.

– Casamento em Outubro:

Assim como setembro, outubro também é um mês queridinho dos casais, o que pode acarretar falta de datas e aumento dos preços de maneira geral, pois ainda é a época em que a primavera prevalece.

– Casamento em Novembro:

Seguindo a linha dos dois meses anteriores, novembro é um ótimo mês para se casar, contando assim com muita facilidade de encontrar as flores desejadas e coisas do tipo, porém, é um mês com vários feriados, e isso pode acabar influenciando diretamente na possibilidade ou não dos convidados comparecerem, isso varia muito do público, já que pode facilitar ou atrapalhar.

– Casamento em Dezembro:

Casamento em Dezembro

Casamento em Dezembro

Esse já é um mês que conta com um clima de festas no ar, e é claro que começar um novo ano ao lado da pessoa amada é uma coisa incrível. Porém, várias coisas devem ser levadas em consideração, principalmente relacionadas às altas das temperaturas, às várias festas de confraternização e de fim de ano, bem como as férias e a alta temporada. Assim sendo, esse é um mês cheio de atividades, e pode acabar acontecendo de o casamento ficar em segundo plano para algumas pessoas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *