Melhor Idade para Iranianas se Casarem

De acordo com os jornais iranianos, Mahmoud Ahmadinejad presidente do Irã a idade melhor para que as mulheres se casem é entre os 16 e 18 anos. Alguns analistas passaram a considerar que essas declarações podem fazer parte das estratégias usadas para angariar o apoio dos eleitores mais jovens. Antes de 2004 a idade aceitável para que as mulheres se casassem era a de apenas nove anos de idade. Em 2004 o Parlamento alterou esta idade para 15 anos.

Autoridades encorajam casamento

De acordo com o presidente do Irã a melhor idade das meninas para o casamento é entre os 16 e 18 anos enquanto que entre os homens essa faixa fica entre os 19 e 21 anos. Na tentativa de evitar o que eles chamam de imoralidade entre os jovens, as autoridades iranianas tem buscado formas de encorajar os casamentos.

Casamento

Casamento

Críticas as leis

Enquanto as autoridades incentivam os casamentos prematuros, ativistas feministas fazem o outro lado criticando as leis existentes em relação as mulheres como é o caso das leis que as proíbem de trabalhar, as que são restritivas a seus direitos de divórcio e também as leis que proíbem as mulheres de deixarem o país sem a permissão dos maridos.

Casamento por amor

Em agosto deste ano aconteceu no Irã o primeiro casamento por amor quando o publicitário Emir Farshad e a arquiteta Shirin Mahtab se casaram depois de sete anos de relacionamento. É importante salientar que eles foram os primeiros a celebrarem uma união civil não forçada no país. A união foi aprovada pelo pai da noiva que sabia que eles estavam juntos.

Discurso sobre Casamento

Discurso sobre Casamento

Mudanças na lei

O casamento contou com o amparo de lei aprovada há pouco tempo pelo Parlamento e que liberou os casamentos entre pessoas que se amam e não mais com os homens que os pais das noivas escolhem como era até então. A lei é pioneira no Oriente Médio, pois até então os casamentos onde os noivos tivessem demonstração de qualquer tipo de afeto as noivas eram apedrejadas em praça pública como forma de punição. Apesar da lei seu um passo importante ainda é preciso avançar muito. Até hoje não se permite que os casais sejam vistos de mãos dadas em público e o que é pior, as mulheres continuam usando focinheiras para percorrerem as ruas do Irã quando vão as compras.

Mulheres entre 16 e 18

Mulheres entre 16 e 18

Agencias devem facilitar encontro de parceiros

O governo planeja a implantação de redes que possam auxiliar os jovens a encontrar os parceiros ideais para o casamento. Além desses centros de aconselhamento na maneira de achar o par certo, os bancos vão aumentar os empréstimos para o pagamento dos casamentos. As mulheres que são hoje 60% dos alunos das universidades reclamam das dificuldades para encontrarem maridos com seu nível de educação.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *