Como Organizar a Recepção De Um Casamento Perfeita
A realização de um casamento geralmente é uma coisa muito animadora, mas também pode ser bastante estressante, principalmente quando se diz respeito a organização da recepção, que é a festa que acontece depois da realização da cerimônia. Porém, o ideal é que se enxergue esse tipo de comemoração com maior leveza, pois a ideia é que os noivos e os convidados comemorem cada momento, e não que fiquem estressados por causa do mesmo. É por isso que no artigo de hoje serão apresentadas algumas dicas a respeito desse assunto, visando sempre facilitar todo o processo.
Uma das primeiras dicas que devem ser levadas em consideração é buscar referências e boa ideias e um bom jeito de fazer isso pensar nos eventos de mais qualidade que já se viu ou que já se esteve presente, sejam eles festas de casamento, aniversários, eventos profissionais ou outras cosias do tipo. Pois assim, tudo o que agradou um dia irá ser repetido para os convidados do novo evento, sendo até mesmo aprimorados.
Porém, ainda que o gosto individual seja algo muito importante, também é interessante que se analise a realização da recepção sob o olhar e a perspectiva dos convidados, pensando no que realmente eles irão gostar, o que irá satisfazê-los, ou seja, o ideal é unir o agrado as pessoas queridas, mas também o agrado aos próprios noivos.
É de extrema importância que um dos primeiros pontos a serem levados em consideração é o local onde essa recepção será realizada, e para escolhê-lo de modo adequado é importante pensar se o local possui capacidade e mesas suficientes para acomodar todos os convidados de maneira confortável e se lá possui tudo o que é necessário, como pista de dança, banheiros o suficiente e locais adequados para o buffet.
A partir do momento que se escolhe o local onde a recepção do casamento será realizada, já é possível começar a pensar nos próximos detalhes, como é o caso da decoração. Ela é importante por vários aspectos, mas principalmente porque com certeza o local da recepção será cenário para muitas fotos, então é necessário que ele esteja belíssimo. Quando se pensa em decoração é possível optar pela contratação de um profissional da área, ou ainda contar com a ajuda de pessoas próximas para a confecção dos itens decorativos. A decisão vai tanto do gosto pessoal, quanto do orçamento disponível para cada etapa do casamento.
Outros itens que não podem ser deixados de ser providenciados são as mesas e as cadeiras para acomodar os convidados, isso caso o local não ofereça esses objetos, bem como toalhas de mesa, pratos, copos, talheres, bandejas, etc. Por todos esses fatores as vezes compensa mais – tanto financeiramente, quanto em relação a comodidade – fazer a contratação de uma equipe especializada, como um buffet ou algum outro prestador de serviço do tipo.
Após já acertar todos esses detalhes é necessário fazer uma espécie de cronograma, principalmente em situações onde não existe um serviço de assessoria. O ideal é que esse cronograma seja entregado para as pessoas chaves do casamento, como os responsáveis pela alimentação, os fotógrafos, os responsáveis pelo som e iluminação, deixando todos em harmonia com a timeline da recepção.
Essas são as principais dicas gerais para a realização de uma recepção, mas existem algumas dicas extras que são voltadas principalmente para pessoas que querem ter realizar um evento lindo, mas que ainda assim consigam economizar um valor considerável, e elas serão apresentadas logo abaixo.
Primeiramente é interessante pontuar qual estilo de recepção sai mais em conta, se é um jantar / almoço, um coquetel ou um buffet. Não há uma resposta totalmente direta, principalmente porque isso varia muito em relação ao que se quer oferecer para os convidados, a quantidade dos mesmos, a cidade onde tudo isso está sendo cotado, etc. Inicialmente é comum pensar que um buffet sairia mais barato, porém isso não é sempre verdade. Outros fatores que podem vir a influenciar é a hora do dia em que o casamento será realizado, bem como a data escolhida. Coquetel também pode sair mais em conta, já que a quantidade de comida servida é menor, mas é comum que exista a tendência de os convidados beberem mais.
Outra forma de economizar é escolher um dia fora do comum que se espera para um casamento, como é o caso da sexta feira ou no domingo, que são dias diferentes, mas que ainda assim não atrapalham os convidados nem os noivos e só essa mudança de data pode acarretar em uma economia de quase cinquenta por cento no orçamento.
Outra coisa mais óbvia, mas que ainda assim pode ser uma grande dificuldade é a redução na quantidade de convidados, já que isso pode possibilitar o uso de um espaço menor e também a economia com comidas e bebidas. De maneira geral a conta feita para cada convidado é de aproximadamente cem reais, ou seja, se for possível cortar dez convidados, já existirá uma redução de mil reais.
Recepção de Casamento em Curitiba
Curitiba é uma cidade localizada no sul do país e que conta com belos pontos turísticos e também locais muito interessantes para se realizar a recepção de um casamento. Algumas dicas já foram apresentadas, principalmente ligadas a economia, e agora serão apresentadas ideias de locais em Curitiba para a realização de uma recepção de casamento.
- – Belloni Eventos;
- – Bistrô Duchamp;
- – Buffet Espaço Vip.
- – Buffet Nuvem de Coco;
- – Buffet Original;
- – Buffet Terra Pampeana;
- – Casa Lia Eventos;
- – Central Hall Espaço e Gastronomia para Eventos;
- – Espaço Hipica Eventos e Gastronomia;
- – Espaço Klaine;
- – Espaço Nova Curitiba – Gastronomia e Eventos/
- – Garden Hall Recepções – Espaço para eventos;
- – Indra Catering;
- – Mariato Eventos;
- – Piu José Eventos;
- – Salão de Eventos de Curitiba;
- – Ses Salines;
- – Spazio Di Festa Nichele;
- – Taboo Eventos – Batel Curitiba;
- – Verona Eventos;