Todos os anos depois de terminada a colheita, a planície de Ait Hamar se transforma em um povoado de tendas da tribo Ait Hdidu que durante três dias recebem criadores de cordeiros e dromedários, artesãos e vendedores de todos os tipos e uma multidão de curiosos visitantes que vem se abastecer para passar o inverno.
Tradição Valorizada
É um festival que costuma se realizar nas montanhas do Alto Atlas a mai de 2 mil metros de altitude, ocasião em que os noivos aproveitam a oportunidade para tornarem formais as uniões nessa ocasião em que as tribos de pastores fazem um ultimo encontro antes que o período de frio e neves os mantenham totalmente isolados em suas próprias aldeias.
Na verdade festival e casamentos é tradição em Marrocos e em 1960 depois de sua independência as autoridades e em especial o Ministério do Turismo passaram a intervir com o objetivo de dar mais valor a essa tradição.
Festival de Musica Faz Parte dos Festejos
De acordo com Hru Abucharif que é o diretor da associação local de desenvolvimento, dede o ano de 2003 esses tradicionais festejos estão sendo acompanhados de um festival de música que até já passou a ser incluído em circuitos de agencias de viagens.
Abucharif se diz contente com esse tipo de iniciativa que segundo ele da uma contribuição importante no que se refere ao desenvolvimento da região de um modo geral. Entretanto não são todos os Ait Hdidu que aceitam as mudanças, pois se tratando de pessoas muito tradicionais, a cultura rejeita muitas coisas que hoje já seriam aceitas como é o caso de se deixar fotografar.
A Festa Deste Ano
Este ano a festa aconteceu entre os dias 23 e 25 de setembro sendo que esta é uma festa que nasceu do costume nômade de realizarem casamentos coletivos porque assim as famílias poderiam dividir as despesas da cerimônia que eram realizadas pelos Ait Hdidu na planície de Ait Hamar porque segundo a tradição ali vivia um santo de quem os noivos desejavam ter a benção.
A cerimônia continua sendo realizada até hoje no mesmo local, embora tenha sido reduzida e atualmente se resuma a colocar a assinatura ou as impressões digitais em ata diante de autoridades locais.
Lugar Ideal para Encontro de Jovens
Este é sem duvidas um lugar ideal para que os jovens se encontrem e paquerem as escondidas enquanto os instrumentistas vão e preparando para o festival de musica, os vendedores se esforçam muito para mostrar seus produtos e os recém-casados se preparam para retornar em lombo de burros ou em caminhões para suas aldeias onde irão fazer a celebração do casamento já que a festa coletiva não acontece mais desde 1966, infelizmente essa é uma parte da tradição que já se perdeu. .