Erros na Hora de Pedir Demissão do Emprego

O mercado de trabalho é um ambiente muito dinâmico, e que a todo o momento passa por transformações inovadoras.

Por isso mesmo, há um grande contingente de profissionais que saem e entram na empresa constantemente, uns almejando apenas ter um emprego e pagar suas contas, outros tentando crescer profissionalmente através de uma promoção.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=ovhqyWTGReA[/youtube]

Nesse contexto há um momento em que o profissional tem de pedir demissão, ou por não estar de acordo com as normas da empresa, ou porque arranjou um emprego melhor.

Nos dois casos, o momento do desligamento da organização empresarial deve ser feito de tal modo, que se esse mesmo profissional decidir voltar para a empresa encontrará as “portas abertas” para ele.

Nesse artigo veremos os principais erros cometidos pelas pessoas na hora de pedir demissão do emprego, e como isso poderá afetar sua vida profissional futura.

Construindo um Perfil Profissional

Cada funcionário quando entra em uma organização empresarial tem um longo período até construir uma imagem profissional que passe solidez e credibilidade aos seus gestores.

Por isso, que tomar a atitude certa dentro do ambiente corporativo é fundamental para que as pessoas consigam atingir seus objetivos profissionais.

Essas ações passam desde o comportamento pessoal do funcionário ate seu desempenho profissional.

Dentro de uma empresa, o que os indivíduos devem realmente se preocupar é com o trabalho que deverão desenvolver.

Mas, embora isso pareça uma coisa normal, em grande parte das companhias, existe o que é chamado popularmente “de falar da vida alheia”, ou seja, os funcionários acabam criando conflitos desnecessários ao se preocuparem e comentarem a vida dos colegas de trabalho.

Com isso sua promoção, credibilidade e confiança perante seus gestores acabam por ficar abalada.

E sem a crença de que seu trabalho será proveitoso para a empresa o funcionário pode se sentir desprestigiado e optar por pedir demissão ao seu chefe.

Essa tomada de decisão deve ser muito bem pensada, pois grande parte dos que a tomaram, acabaram se arrependendo depois e pedindo para voltar à empresa, pois não tinham conseguido outro emprego ou trabalho equivalente.

Por isso, os funcionários devem evitar alguns erros cometidos no momento do pedido de demissão, para que possam sempre encontrar uma “porta aberta”, se algum dia decidirem ou tiverem que voltar ao antigo emprego.

Principais Erros Cometidos No Momento de Pedir Demissão

1. Briga ou  discussão com o gerente. Esse é um dos piores problemas que um funcionário deve evitar enfrentar quando tiver que pedir demissão da empresa em que trabalha.

Embora muitos líderes ou chefes não sejam exatamente exemplos de profissionalismo, o momento do desligamento da empresa não é apropriado para dizer-lhes tal coisa, pois, como já foi visto acima, a pessoa nunca poderá saber se algum dia se arrependerá e tentará ocupar o antigo cargo.

Por isso, ao pedir demissão da organização empresarial na qual trabalha, deve ser gentil com todos os colegas de trabalho, mesmo os que ele não tinha um bom relacionamento, e principalmente deve ser educado com seu chefe.

Deve agradecer-lhe a oportunidade do emprego e mostrar-se sempre apto a contribuir com a empresa, mesmo não fazendo mais parte do seu quadro de funcionários.  Isso na prática se chama deixar sempre as “portas abertas” ao sair de um lugar.

2. Pedir demissão por estar sendo investigado por algo ilegal. Quando você tiver algum tipo de comportamento duvidoso que envolva parte financeira da empresa, procure esclarecê-la muito bem antes de decidir pedir demissão.

Nesses casos o pedido de demissão poderá soar como uma confissão de algo errado, que porventura o profissional em questão possa ter cometido.

Esclarecer dúvidas e comportamento, aliás, deve ser uma prática constante do funcionário para com seus gestores, e em alguns casos para com seus colegas de trabalho também.

Quem não precisa se desculpar por nada de errado que tenha feito quem desempenhou de maneira brilhante e impecável seu papel enquanto profissional poderá pedir demissão de uma maneira que todos na organização empresarial sintam falta dele quando for embora.

3. Não Crie Problemas Desnecessários com o Departamento De Pessoal.

Muitas pessoas que estão insatisfeitas na organização empresarial na qual trabalham e decidem pedir demissão, acreditam que todos os seus problemas de rescisão devem ser resolvidos no mesmo momento em que saírem da empresa pelo departamento de pessoal.

Na grande maioria das vezes, isso nunca acontece, pois a demissão exige uma série de burocracias e receber o dinheiro da rescisão do contrato pode demorar um pouco (mas não muito).

Por isso, tente ser paciente com os antigos colegas de trabalho.

4. Ao Pedir demissão Não fique procurando Na Empresa os Antigos Colegas. Como a própria situação já diz seus colegas eram da empresa que você acabou de pedir demissão.

Portanto, se você conseguiu estabelecer um bom vínculo de amizade com alguns deles, procure se relacionar com eles fora da empresa na qual você trabalhou.

Muitas pessoas usam essa desculpa (de procurar antigos colegas no local de trabalho) somente para afrontar seus chefes e dizerem que estão muito melhor do que quando trabalhavam na empresa.

E há ainda os que falam mal do chefe dentro da própria companhia, comprometendo inclusive a pessoa que ele diz ser seu amigo, pois o gerente com certeza ficará sabendo do fato.

Esse comportamento infantil é totalmente desnecessário, e muitas vezes, acaba em conflitos para o funcionário que ficou na empresa e que mantém esse vínculo com o que pediu demissão.

Isso não é amizade, é na verdade provocação de uma pessoa imatura que poderia utilizar seu tempo fazendo algo melhor, como procurar um novo emprego, por exemplo.

Considerações Finais

Sempre que um funcionário decidir pedir demissão da empresa em que trabalha, deve fazer isso de forma que não crie nenhum tipo de atrito ou conflito com o antigo gerente ou com os colegas de trabalho.

O desligamento de uma empresa, nem sempre é uma coisa fácil de fazer, principalmente se o funcionário trabalhava há muito tempo nela. Por isso, o profissional deve tentar ser o mais educado possível com seu antigo chefe, mesmo não gostando dele, e deve sempre agradecer-lhe a oportunidade que lhe foi dada.

Dessa forma poderá sair da organização na qual trabalhou de uma maneira elegante que demonstrará que a pessoa tem um bom caráter, e a empresa perdeu um bom funcionário.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *