Dicas para Fazer um Casamento Duplo

Normalmente durante um casamento encontra-se no altar somente um casal. Porém, têm acontecido casamentos de dois ou mais casais ao mesmo tempo, no mesmo altar.

Geralmente, quando isso acontece as noivas são da mesma família e, em menor proporção os noivos. Já entre amigos, embora seja um pouco mais difícil, tem acontecido também. A cerimônia de um casamento duplo é bonita. Não perde nada em encantamento para uma cerimônia tradicional (somente um casal no altar) é até emocionante. Porém, um pouco complicada. São muitas providências para serem tomadas, muitas coisas para serem discutidas, muitas coisas para serem decididas antes do dia da cerimônia, para nada dar errado.

Entre todas as coisas que devem ser discutidas e combinadas para a realização de um casamento duplo está a despesa. A despesa de um casamento geralmente é muito alta. Se dois casais decidiram subir ao altar  no mesmo momento para que não aconteça nenhum conflito depois, o ideal é que os quatro envolvidos conversem e decidam quanto podem gastar e como será feito esse gasto.

Além das despesas que serão divididas a questão relacionada à recepção também precisa ser muito conversada. Afinal de contas as duas noivas (principalmente) deverão chegar a um acordo quanto a: músicas, decoração da igreja, quantidade de convidados, convites, bufê, etc. Geralmente, em uma situação assim, uma das noivas tem que estar preparada para ceder.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=kOLJu1R2RXk[/youtube]

Depois que os dois casais entrarem em acordo sobre as despesas principais do casamento, é hora de se preocuparem com o local onde será realizada a cerimônia. Seja em uma igreja ou em outro local, um espaço, por exemplo. Essa decisão também é muito importante e tem que ser muito bem pensada. Porque, se serão quatro noivos no altar em um casamento duplo é importante lembrar que estarão presentes os convidados dos quatro. Das duas noivas e dos dois noivos. Portanto, não deve ser escolhida uma igreja pequena ou espaço pequeno. O local deve ter tamanho suficiente para que esse tipo de casamento aconteça sem nenhum tipo de problema.

Na hora de escolher o modelo de convite a ser feito, o melhor é que os quatro noivos decidam pelo modelo e que depois optem por um convite único, com os nomes dos dois casais. Assim fica esclarecido como será realizado o casamento, ou seja, um casamento duplo. E, os convidados ficarão sabendo que estarão participando dos dois casamentos.

Na hora de fazer a lista de convidados, se há parentesco entre as noivas (se são da mesma família) não será muito complicado. Porque os convidados dentro da família serão quase os mesmos. Pelo menos os das noivas. Porém, se os quatro noivos, os dois casais são somente amigos, essa hora da lista não é muito fácil. Para começar, o ideal é que façam a lista juntos. Uma dica para ajudar nesse momento é primeiro listar as pessoas  que são amigas  dos quatro noivos. Depois que estiverem na lista todos os amigos comuns dos quatro, separe-os em dois grupos. Coloque um grupo na lista de um casal e o outro grupo na lista do outro. Resolvida essa parte, precisam pensar nos familiares. Vamos pensar com as duas hipóteses:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=pizRfdMXnM8[/youtube]

– Na primeira as noivas são da mesma família

Sendo as duas noivas da mesma família, os familiares que serão convidados serão os mesmos. Bastando somente resolver a questão dos familiares dos noivos. Como em se tratando de família não se deve deixar de fora, cada noivo fará a sua lista com os convidados de sua respectiva família.

-Na segunda as noivas são de famílias diferentes

Nesse caso, cada casal fará a sua lista e depois juntos decidirão juntos como ficará a lista definitiva. Essa parte, sobre a lista de convidados é importante porque toda a despesa será dividida entre eles. E, para que não aconteça nenhum desconforto depois, tudo tem que ser muito pensado e decidido antes.

Depois de tudo resolvido, com relação aos gastos com o casamento duplo, hora de pensar em como será a cerimônia em si. Exemplo, a entrada na igreja de que maneira acontecerá? Como será a ordem para entrar na igreja? Bem, no caso das noivas serem irmãs, O noivo a entrar primeiro deve ser o noivo da irmã mais velha, logo depois que ele se posicionar no altar deve entrar o segundo noivo. Quanto a entrada das noivas, se elas forem entrar com padrinhos diferentes primeiro deve entrar a irmã mais velha,  com o seu padrinho, a sua dama e pajem e assim que ela for recebida pelo noivo, no altar deve entrar a outra irmã, também com o seu padrinho, dama e pajem.

No caso de serem irmãs e terem escolhido entrar com o pai, ele deve entrar entre as duas noivas. Nesse caso, damas de honra, pajens e padrinhos serão os mesmos para os dois casais.

E, se forem os noivos irmãos, a ordem de entrada na igreja é a mesma que foi passada para o caso das noivas.

Se as noivas forem simplesmente amigas, elas devem decidir qual das duas deve entrar primeiro. Nesses casos, a mais velha, geralmente entra primeiro na igreja. Mesmo sendo um casamento duplo, com dois casais no altar, o ideal é que a entrada na igreja até a chegada ao altar seja com cada noiva curtindo o seu momento. Porém, nos momentos marcantes durante a cerimônia, nos momentos tradicionais e em todos os momentos de um casamento onde a noiva fica em evidência, as duas noivas devem estar juntas, inclusive na hora de jogar o buquê. Essa observação serve também para os noivos.

Para não criar confusão na hora da compra dos presentes a lista deve ser separada e no caso de serem deixadas em algum local para o acesso dos convidados, deve ser devidamente nomeada.

Preparar uma cerimônia desse porte, como é o caso de um casamento duplo, não é tarefa fácil. Principalmente se o tempo dos noivos é pouco para resolver tantas coisas. Se surgir alguma dúvida quanto a dar tudo certo na realização, o ideal é contratar um cerimonial. Afinal é um dia muito importante para correr riscos.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *