Decoração de Casamento na Praia Simples

Tudo Sobre Casamento Na Praia

Um cenário muito lindo e muitas vezes desejado por vários casais para realizarem o casamento é a praia. Casar ao ar livre e com uma paisagem lindíssima é o sonho de muitas pessoas e todas essas circunstâncias dão ao casamento um ar mais despojado e descontraído.

O que embeleza todo o casamento é a paisagem maravilhosa que o litoral proporciona, como, por exemplo, um belíssimo por do sol. Isso é um fator que encanta todas as pessoas, tanto os próprios noivos quanto os convidados. Nós brasileiros somos ainda mais privilegiados nesse aspecto, já que o Brasil é um país tropical e conta com deslumbrantes praias, sendo que várias são indicadas para fazer a realização da cerimônia desse momento tão especial.

Muitas pessoas que desejam casar na praia acabam não tendo nem ideia de como e por onde começar a organizar esse tipo de casamento, mas existem algumas coisas importantes que não podem deixar de ser feitas. A partir do momento que o casal toma a decisão de realmente se casar na praia, uma das primeiras coisas a serem feitas é buscar contato com a prefeitura da cidade, já que se trata de um local público. As autorizações necessárias podem variar de cidade para cidade, então é importante que se verifique corretamente a regulamentação.

É possível também que seja necessário um alvará, e esse documento pode levar um tempo para ficar pronto, portanto é fundamental que tudo isso seja feita com uma grande antecedência. Além disso, na maior parte das vezes é necessário pagar uma taxa para se utilizar da praia para um casamento, e esse valor geralmente é calculado baseado na área que for usada. Algo importante a ser considerado é que por mais que se tenha uma autorização, as pessoas podem circular pela praia normalmente, então talvez a contratação de uma equipe de segurança se faça necessária, evitando assim qualquer tipo de problema nesse local aberto.

Outro ponto que deve ser analisado cuidadosamente é o horário que o casamento será realizado, principalmente pelo fato de que ficar embaixo do sol quente por horas não é nada agradável. Por isso, o horário mais indicado para a realização de casamentos desse tipo é o fim da tarde, já que o sol está mais fraco, o que proporciona mais conforto para todas as pessoas. Além disso, esse é o momento que a paisagem ganha todo um toque especial com o pôr do sol, garantindo até mesmo fotos lindíssimas. A festa fica ótima realizada logo a seguir, podendo até mesmo ir noite a fora.

Por ser um local muito amplo, é muito importante que se escolha uma região adequada da praia para realizar o casamento e para isso vários fatores devem ser levados em conta. O ideal é que se visite a praia com antecedência, e se possível em duas situações diferentes: com um casamento sendo realizado e sem nenhum evento, para que assim já se tenha noção de como tudo fica quando decorado. Isso também pode acabar servindo de inspiração, pra entender como tudo fica pronto e se as outras pessoas utilizaram algum tipo de tenda ou outras coisas ligadas a infraestrutura, já que como todo casamento realizado ao ar livre, é necessário que os noivos contem com um plano B, para problemas relacionados a fenômenos da natureza.

Casamento Na Praia Com Chuva

Casamento Na Praia Com Chuva

Ainda que o casamento na praia tenha todo um ar mais despojado, o conforto não pode ser dispensado em nenhum momento. Isso pode ser construído nos menores detalhes, como, por exemplo, sugerindo um estilo de traje para os convidados no próprio convite, especificando que o casamento será na praia e que eles devem usar alguma roupa mais leve. Além disso, também é interessante que se faça um espacinho de boas vindas para os convidados na cerimonia, para que eles possam deixar os sapatos. Lembrancinhas que são muito úteis nessa ocasião e também contribuem  para o conforto dos convidados são lencinhos umedecidos, leques, protetor solar, chapéus e outras coisas do tipo.

Já sobre a festa, uma das coisas que mais merecem a atenção é o que será servido. Quando se fala em casamento na praia as primeiras coisas que vem a mente são frutos do mar e bebidas refrescantes, e realmente elas são uma ótima pedida. Porém, caso realmente pratos com frutos do mar sejam servidos, é interessante que também exista pelo menos uma outra opção, agradando assim pessoas que tenham alguma restrição alimentar ou que simplesmente não goste. Outra dica interessante para se servir em casamentos na praia são as finger foods, que são aquelas comidas servidas em porções individuais, como petiscos.

Finger Foods

Finger Foods

Outra coisa que o casamento na praia acaba exigindo mais severamente é a questão de logística, principalmente com fornecedores, já que muitos deles precisarão deslocar seus aparelhos e móveis para que o casamento seja realizado na praia, principalmente se for em uma cidade pequena e que existam poucas opções de serviços para serem contratados. Tudo deve ser muito bem conversado e acordado entre as duas partes, pois podem acabar existindo profissionais que não topem colocar seus produtos na areia.

A decoração desse tipo de casamento é algo muito fácil e até mesmo simples, já que a própria natureza é o plano de fundo perfeito para esse evento e dessa forma é preciso pouca coisa para deixar tudo lindo. Inclusive esse é o foco do artigo de hoje e logo abaixo serão apresentadas algumas dicas a respeito desse assunto.

Com tudo isso que foi citado é possível perceber que, por mais que o casamento na praia tenha uma vibe mais tranquila, ele pode acabar sendo tão caro quanto – ou até mais – que um casamento tradicional. Porém, caso somente a cerimônia seja realizada na praia e não a festa, tudo pode ficar bem mais barato. Um ponto que se torna possível de se economizar é a decoração, pelo motivo que já foi citado anteriormente: a natureza já cumpre muito bem esse papel.

Dicas De Decoração Para Casamento Na Praia

Decoração Para Casamento Na Praia

Decoração Para Casamento Na Praia

Depois de totalmente definida a praia é possível passar a pensar na decoração, já que ela depende bastante das condições do local e também do espaço que se tem disponível – que foi aquele resolvido juntamente com a prefeitura. – Além disso, as condições climáticas são muito importantes nesse aspecto e sempre é válido deixar um salão fechado (ou algo do tipo) próximo reservado como um plano B. Ou pelo menos uma tenda que possa abrigar os convidados no caso de acontecer qualquer imprevisto.

Outro fator que funciona como um condutor das decisões em relação ao casamento – que também é o caso da decoração – é o número de convidados. Já que é isso que faz com que o tamanho da área seja resolvido e consequentemente o que será preciso decorar. O que mais acontece nos casamentos praianos é que as cadeiras dos convidados sejam dispostas de  forma a montar um corredor no meio, para que assim os noivos possam se locomover. Porém, caso o número de convidados seja muito grande, também é possível substituir as cadeiras por bancos, pois eles acomodam mais pessoas e podem acabar saindo mais em conta.

O estilo de decoração varia muito no gosto de cada pessoa, mas de maneira geral, o que mais se utiliza nesse tipo de casamento são tecidos mais leves e fluidos, flores e cores claras e neutras, como o off white. Porém, caso os noivos queira um casamento mais descontraído e informal, utilizar itens bem coloridos dão um ar mais tropical ao evento.

Existem muitas referências e inspirações de casamentos do tipo e analisa-las pode ser muito válido. Elas podem ser encontradas tanto na internet, como em revistas e programas de TV que tenham essa temática.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *