Como Subscrever Um Convite De Casamento?

Todo o processo que envolve o convite do casamento é algo trabalhoso, já que são necessárias várias etapas até que tudo esteja concluído com êxito e possa ser entregue aos convidados – no tempo certo!

O primeiro passo para a criação do convite de casamento é logo no início dos planejamentos desse evento, já que é necessário saber qual vai ser o estilo de casamento para que o convite siga uma linha parecido. Depois, o casal deve dar início a sua lista de convidados, pois ela será a base para saber quantos convites encomendar.

Também é necessário prestar bastante atenção em todos os prazos que envolvem a produção dos convites, já que eles devem ser escolhidos e feitos com antecedência para serem entregues com antecedência, já que os convidados devem se preparar para comparecer ao casamento.

Outro fator que é muito relevante durante a escolha do casamento é a caligrafia que estará presente nos convites. Essa é a arte de subscrever os convites, ou seja, adicionar a cada um o nome dos convidados, tornando os mesmos algo pessoal e único, destinado para aquela pessoa. Muita gente não se preocupa tanto com a subscrição do convite, no entanto, essa é uma etapa muito importante.

Como Subscrever Um Convite De Casamento?

O calígrafo é a pessoa que irá subscrever o convite do casamento, esse profissional possui uma caligrafia elegante, escrevendo cada nome a mão, com uma incrível riqueza de detalhes que torna o convite único.

É ainda esse profissional que saberá a forma correta de subscrever um convite de casamento, ou seja, os pronomes de tratamento, fontes e formalidades que envolvam esse momento. Essas formalidades são baseadas em regras de etiqueta, e normalmente são seguidas a risca para que o convite permaneça sendo algo bem formal.

Apesar de o calígrafo ser um profissional treinado para a subscrição dos convites, esse não é um serviço extremamente barato, o que faz com que alguns casais decidam escrever em seus convites sozinhos, principalmente quando um deles, ou até mesmo um conhecido, tem uma boa caligrafia que irá combinar com o convite.

Subscrever Um Convite De Casamento

Subscrever Um Convite De Casamento

Nesse caso, é necessário saber as regras para subscrever um convite de casamento, pois dessa forma ele estará de acordo com o que é imposto e seguido normalmente. Abaixo é possível entender melhor quais são as nomenclaturas usadas caso o casal escolha subscrever os convites de casamento em casa:

Quais as Nomenclaturas Usadas Para Subscrever O Convite De Casamento?

  • Quando um casal é casado e possui o mesmo sobrenome, é usado o nome do marido mais o sobrenome, acompanhado de Sra. Por exemplo: Sr. e Sra. João Silva ou Sr. João Silva e Sra.
  • Quando o casal é casado ou mora junto, mas não compartilha o mesmo sobrenome, é necessário usar o nome de ambos os membros da família. Por exemplo: Sr. João Silva e Sra. Maria Santos.
  • Quando o convite é endereçado para um casal de amigos que está noivo, ou em relacionamento já muito duradouro, a subscrição é a do nome de ambos os membros do casal, sendo que o nome que começa é o da pessoa que os noivos conhecem. Por exemplo: João Silva e Maria Santos ou Maria Santos e João Silva, caso a mulher seja mais íntima do casal.
  • Quando o convite é feito para um casal gay, as mesmas regras são aplicadas, no entanto, se eles não moram na mesma casa, o ideal é que seja enviado um convite para cada um. É possível usar o pronome de tratamento Sr. ou somente o nome dos convidados.
  • Caso o convidado seja um amigo que iniciou um relacionamento há pouco tempo, o convite deve conter somente o nome desse amigo, e na hora dele ser entregue convida-se verbalmente o companheiro da pessoa. Caso seja um amigo especial, ao invés de usar somente o nome no convite, é possível acrescentar “À Querida Amiga”, tornando o convite mais íntimo.
  • Para os casais que possuem filhos ou outros membros da família que moram na mesma casa é enviado um mesmo convite, nesse caso estende-se ele a família. Por exemplo: Sr. João Silva e Família. Se esse casal possui filhos que já não moram na mesma casa, o ideal é que o convite deles seja enviado separado.
  • Se o convite for endereçado para um amigo que se divorciou recentemente, é importante que sejam enviados convites separados, caso eles tenham filhos deve-se estender o convite a família para aquele que os filhos moram juntos.
  • Quando a pessoa convidada é solteira não é necessário que se use Srta., sendo o ideal usar somente o nome ou acrescentar “À Querida Amiga”.
  • Quando o convite é para duas pessoas solteiras que moram na mesma casa, como irmãos, ele deve conter o nome de ambos.
  • Caso o convidado tenha títulos, como doutorado, pode ser usado o título para manter a formalidade. Porém, é importante lembrar que um casamento é um evento social onde estão presentes amigos e familiares, portanto, essa formalidade em muitos casos pode ser dispensada.

Nomenclaturas Para Convidados Especiais

Os convites que serão enviados para convidados especiais, tais quais os padrinhos, pais e avôs ou parentes mais íntimos, também devem ser subscritos com mais atenção e carinho, usando um tratamento diferente dos demais, já que essas são pessoas especiais.

  • Quando se está preparando um convite para um casal de padrinhos que sejam noivos ou namorados, é muito importante que destaque o fato de que eles serão padrinhos no próprio convite, já que essa será uma lembrança que eles poderão guardar para sempre. Por exemplo: Aos Queridos Padrinhos Maria Santos e João Silva. Caso eles tenham filhos, o convite deve ser estendido à família.
  • Caso o padrinho convidado seja solteiro, o tratamento é o mesmo, porém, esse será um convite individual.
  • Já quando os convites são para parentes próximos e os noivos desejam demonstrar afeto, o ideal é que sejam usados pronomes de tratamento como: “À Minha Amada Avó/Tia/Irmã”.

Dicas Gerais Para Subscrever Um Convite De Casamento

Caneta Em Cima do Convite De Casamento

Caneta Em Cima do Convite De Casamento

  • Se o casamento tem um estilo mais informal, as regras de nomenclatura podem ser alteradas para se adaptar ao seu estilo, como usar somente o primeiro nome dos convidados, pronomes de tratamento diferentes, ou outras adaptações que o casal achar que combinará mais o convite.
  • É preciso saber a forma correta de escrever os nomes dos convidados, pois nunca é agradável receber algo com o seu nome escrito errado. Uma boa dica é digitar a lista com o nome dos convidados da forma que ela irá sair no convite, assim fica fácil de acompanhar quais já foram feitos.
  • Para proteger os convites normalmente é usado papel vegetal, ainda é possível pedir para o local que os produziu plastificar as unidades, deixando somente um lado aberto. Quando chegar a hora de entregar o plástico pode ser retido, já que ele é uma proteção somente para o manuseio.
  • O ideal é que a cor da tinta da caligrafia seja a mesma ou próxima da cor da impressão do convite, no entanto, em casamento informais ela pode ser diferente.
  • Também é possível seguir a mesma fonte impressa no convite, principalmente se ela for cursiva.
  • É importante fazer alguns convites a mais, cerca de 10% do que será entregue, já que durante a subscrição podem acontecer diversos erros.
  • Quando for escolher o envelope, deve-se ter atenção para que haja um espaço onde o nome do convite será escrito. O ideal é que o envelope não seja assim tão enfeitado, para que não polua visualmente o convite.
  • Alguns casais escolhem usar uma tag com o nome dos convidados ao invés de escrever ele no envelope, essa é anexada ao convite por meio de um clipe ou uma fita, sendo uma forma inovadora de enviar os convites.
  • Se o casamento for ocorrer em época de férias, comece a produção dos convites com antecedência, já que eles devem ser entregues com no mínimo 3 meses, para que os convidados se planejem nesse período onde muitos já criam compromissos.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *