Ao entrarmos em contato com os inúmeros e complexos desafios que nos são oferecidos através do dia a dia, que não são coisas tão fáceis, podemos colocar em risco a harmonia e a equilíbrio que tentamos buscar diariamente. Diversas boas pessoas estão a todo o momento se empenhando o máximo que podem na manutenção do equilíbrio, entretanto às vezes se mostram derrotadas e sobrecarregadas com a carga excessiva que são obrigadas a carregar.
Mantendo o Equilíbrio na Vida
Para buscar manter o equilíbrio na vida, há determinadas posições que precisam ser tomadas para que a carga imposta pelo cotidiano seja muito mais proveitosa do que um fardo na vida de cada um, mas o sucesso disso está embasado no equilíbrio. As sugestões que serão dadas no decorrer do texto são bem básicas e suas podem ser deixadas de lado com facilidade se não forem tomados os cuidados necessários.
Para mudar o lado ruim da vida é preciso que tenha um compromisso forte que requer uma disciplina total, para que a nova postura seja incorporada na vida. Para que o sucesso seja garantido é preciso que haja um Controle Emocional, ou seja, aquela habilidade de entrar em contato com os próprios sentimentos, fazendo adaptação de acordo com a situação e agindo de forma saudável consigo mesmo e com as pessoas à sua volta.
Como Transformar a Vida Através do Equilíbrio
O equilíbrio existente e necessário entre emoção e razão é, sem sombra de dúvida, o caminho mais correto a ser trilhado. Todo o excesso costuma acarretar consequências negativas às pessoas. Da mesma forma, o excesso de razão faz com que a pessoa usufrua e expresse muito pouco as suas emoções, sobrecarregando dentro de si sua carga emotiva.
A pessoa que possui um maior nível de sensibilidade, que demonstra seus sentimentos com maior facilidade, acaba agindo por impulso, o que culmina em desconfortáveis situações sociais. O entendimento dos sentimentos e emoções de si próprio, bem como, do quanto se pode suportar é o primeiro passo para encontrar o equilíbrio emocional.
Razão X Emoção
Conseguir cuidar da razão e da emoção em quantidades que ajudem a pessoa a postar-se de forma saudável frente às circunstâncias da vida poderá trazer um jeito de viver mais estruturado e ainda que esteja de acordo com a sociedade e, especialmente, saudável e feliz.
Todas as pessoas que são levadas pelas emoções, agem de forma impulsiva, e quase sempre, acabam se envolvendo em conflituosos relacionamentos, deixam de conquistar um trabalho prazeroso, arrepende-se com frequência de suas atitudes exageradas, e, com isso têm um modo de vida tumultuado e inconstante.
Em contrapartida, uma pessoa que segura suas emoções, não estará necessariamente usando apenas a razão para procurar a solução de suas questões pessoais. As emoções acabam por afetar sua forma de decidir e ainda diversos posicionamentos perante a vida, entretanto os sentimentos mais positivos não são expressos.
A pouca manifestação da parte emotiva e ainda dos pensamentos acaba causando dificuldades na maneira de se comunicar com as demais pessoas, tomar atitudes e decisões pouco efetivas, complicações nos relacionamentos sociais e pessoais, e especialmente, a probabilidade de se somar toda a carga emotiva dentro de si.
Mudando os Rumos
a) Estabeleça Prioridades
Pense em sua existência e defina quais devam ser suas maiores prioridades. Deixe um tempo reservado para refletir profundamente sobre o caminho que está tomando e o que deve fazer para alcançar o objetivo almejado. Todas as grandes personalidades da história dedicaram um tempo a si próprias, para refletirem sobre seu modo de viver, até mesmo Jesus vivia com essa prática.
Outra parte importante é anotar as tarefas que pretendem fazer ao longo do dia e, além disso, ter sempre em mente que ninguém pode ser feliz sozinho, as pessoas ao seu redor também precisam de um tempo de dedicação.
b) Trace Metas que Sejam Passiveis de Serem Alcançadas
Esse ponto é tremendamente importante, pois de nada vale você almejar coisas grandiosas demais, que estejam totalmente fora de seu alcance. Busque metas que tenham equilíbrio, tanto a curto, médio ou ao longo prazo. Permita-se objetivos ousados, não seja simplista demais em seus alcances. Além disso, delimite também todas elas de acordo com suas prioridades.
c) Tenha um Orçamento Que Seja Seguro
Num mundo onde é privilegiado o consumismo, muitas pessoas acabam por enfrentar inúmeros desafios financeiros. Por isso, é importante que se mantenha os orçamentos de maneira bastante equilibrada, ter o controle das necessidades reais e compará-las aos diversos desejos de consumo na vida. Adequai o que ganha para sempre poder alcançar seus objetivos, já que grande parte deles certamente está interligada às condições financeiras.
d) Fortaleça Suas Relações
Pessoas que têm boas relações, tanto amorosas quanto familiares ou de amizade, costumam ser bem mais equilibradas e felizes. Tudo o que é saudável faz bem ao ser humano e a amizade e o amor estão inclusos nisso. A força dos relacionamentos pode nos levar mais longe e nos incentivar a tomar as decisões mais ponderadas possíveis.
e) Cuide de Si Próprio
Não adianta traçar metas, procurar relacionamentos saudáveis se não cuidar de si. É preciso que separe um tempo para seu descanso ou somente um momento de não fazer nada, ficar parado olhando o tempo passar. Interessante ainda é buscar momentos de lazer para ver um bom filme, ler um livro legal, andar de bicicleta, entrar em contato com a natureza. Enfim, fazer algo lhe dê prazer e que seja uma coisa espontânea, livre, sem a pressão de horários e tudo o mais.
Além disso, é importante cuidar também do corpo, procurar uma higiene adequada, exercícios que lhe garantam uma maior saúde e bem estar.
f) Mantenha Sempre o Foco e Procure Sempre Corresponder às Suas Expectativas
Há ainda a possibilidade de se acrescentar outras sugestões para melhorar seu bem estar. Entretanto, bem sabemos que quando estamos concentrados em nossos objetivos básicos, se torna mais fácil a caminhada. É importante salientar que o exagero de qualquer coisa em nossa vida pode causar um desequilíbrio. Assim como a escassez de coisas importantes pode também vir a trazer o efeito negativo.
Em muitos casos, a falta de uma meta ou direção que sejam certeiras podem nos fazer desperdiçar uma preciosa energia e um importante tempo de nossas vidas. Uma vida em desequilíbrio é bastante semelhante a um pneu desbalanceado, acaba pendendo para um lado, e, muitas vezes, não é aquele lado que queremos seguir, por isso, tenha cuidado!