Se Puder, Não Lide!
Bem, em primeiro lugar vamos entender o que significa preconceito. Palavra que tem muita gente falando, mas nem todos sabem o que ela realmente significa.
Preconceito vem de conceito pré estabelecido. Ou seja, alguém forma um conceito sobre determinada coisa, situação ou pessoa sem conhecer de fato nenhuma das três coisas.
Algumas pessoas que mantinham esse tipo de atitude depois de analisarem a fundo o motivo pelo qual agiam com esse comportamento, reconheceram a grande bobagem que faziam. Porém em outras é um pensamento completamente enraizado, nelas uma conversa não vai resolver nada.
Vivemos em um momento onde existem Leis para punir pessoas preconceituosas. Mas a pergunta é, até onde isso funciona? O fato de existir uma Lei que proíbe com punição que algumas palavras sejam ditas, que algumas ações sejam feitas ou atitudes sejam tomadas não retira de dentro de ninguém o que ela pensa ou o que ela sente.
Infelizmente, algumas pessoas humilham, maltratam, colocam outra pessoa em situação de total constrangimento somente por causa de alguma diferença que elas não aceitam.
Mas como resolver isso? Fazer com que alguém se cale para não ser punido não é a solução. Imagine, se existisse um local para receber pessoas preconceituosas e escutá-las. Deixar que elas colocassem pra fora toda a sua forma de pensar, Talvez, ao final de uma exposição de sua forma de pensar publicamente e, sem o receio de ser punido, fizesse com que a pessoa preconceituosa visse o quanto é ridículo o seu modo de pensar.
Em primeiro, a melhor solução é ignorar. Principalmente se a pessoa não foi profundamente constrangida. Se quiser deixar o preconceituoso com cara de idiota, basta que após ouvir a expressão preconceituosa consiga disposição para abrir um grande sorriso. Com certeza, a pessoa que ofendeu não vai entender nada. E, enquanto você se afasta por cima, deixará o ofensor ficar pensando no papel ridículo que acabou de fazer. Não existe uma melhor solução do que essa. Agora, tem uma coisa. Como é que anda a sua autoestima? Geralmente o preconceituoso encontra terreno fértil quando destila o seu preconceito sobre pessoas com problemas de autoestima baixa. Porque, se uma pessoa se gosta, independente de cor, opção sexual, corpo (magra ou gorda), qualquer coisa que ela escute nesse sentido não vai encontrar eco em seus ouvidos. Porém, se ela mesma não se aceita vira uma vítima certeira.
Bem, se você for vítima de preconceito em um local onde possa se afastar. É melhor fazê-lo. Se você estiver dentro de uma loja ou em algum local onde espera ser atendido (a), você sempre tem a opção de recorrer à Lei e denunciar a pessoa que te ofendeu. Se a atitude preconceituosa ocorrer em seu local de trabalho, você também pode recorrer à justiça e provavelmente sairá vitorioso (a) nessa questão. Porém, até que ponto você está disposto (a) a resolver esse tipo de situação com reclamações, ações na justiça, etc.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Ogxlg3iowPk[/youtube]
Lógico que existem situações em que a Lei deve ser acionada imediatamente, mas saiba perceber em que situações é melhor usar a Lei e em que hora é melhor você usar a sua criatividade, a sua inteligência e uma boa dose de deboche.
Agora veja, se você pertence a raça afro descendente, qual é o motivo de se sentir dimunuído (a) quando alguém lhe lembra isso? Olhe bem à sua volta e verá quantos negros e negras belíssimos (a), famosos, ricos, bem sucedidos, inteligentes. Eles estão em todos os setores brilhando. E, certamente, não têm nenhum problema com a cor de sua pele. Muito pelo contrário, por que teriam? É somente uma cor, mais nada.
Quanto a opção sexual. Quem faz uma escolha tem que responder por ela. Ou vai ficar se escondendo o tempo todo? Pense bem, quando você fez uma opção diferente daquela que a sociedade determinou que é a correta, você sabia o que estava fazendo. É a sua opção. Não é a escolha de todas as pessoas. Porém é lógico que deve ser respeitada. Assim como deve ser respeitada qualquer outra escolha, desde que esteja dentro da Lei. A partir do momento que você fez uma escolha consciente e vive a sua vida sem prejudicar a ninguém, não deve aceitar que sua opção vire motivo para que você seja constrangido. Por outro lado não resolve nada sair agredindo também querendo impor as suas escolhas para outras pessoas.
No caso de a pessoa estar acima do peso. Em princípio, se ela sofrer qualquer prejuízo (emprego) por conta do corpo é um bom motivo para entrar com uma ação judicial. Se for constrangida em qualquer local de maneira preconceituosa, também. Mas, fora isso, a sugestão é a questão da autoestima que precisa ser trabalhada. Algumas pessoas gordinhas estão vivendo super felizes e não estão nem um pouco preocupadas com os quilos a mais. Porque elas se gostam do modo que são. Mas, se alguém está com o peso acima do ideal ou abaixo e não está satisfeito (a) com isso, o ideal é procurar ajuda profissional para solucionar a situação.
O mais importante é o seguinte: Ninguém gosta de se sentir constrangido, ofendido, insultado. A atitude preconceituosa de algumas pessoas às vezes ferem como armas. Porém, a melhor solução é ignorar sempre que for possível. Seja maior, melhor, não se curve ao preconceituoso. Se uma pessoa preconceituosa fala algo que te ofende e se você consegue não revidar, esteja certo (a) que você acabou com essa pessoa. Porque o prazer do ofensor é a revolta da vítima. E, na verdade, a Lei não vai acabar com esse tipo de mentes doentias. Porque se punição funcionasse o preso viraria santo.
Quando as escolas conseguirem arrancar de dentro de todas as crianças os preconceitos que elas trazem consigo, de casa, as coisas começarão a tomar novo rumo. Quem sabe nas futuras gerações não exista nenhuma pessoa com esse tipo de deficiência. Sim, porque preconceito acaba sendo um tipo de deficiência.
Não se curve! Não se deixe abater por nenhum tipo de atitude preconceituosa. Ame-se.