O casamento envolve uma grande gama de sentimentos. Quando pensamos que o amor sustenta tudo, vêm alguns deles para nos dizer que não é bem assim. O ciúme é uma das principais queixas de homens e mulheres que estão em um relacionamento, já que ele nem sempre é moderado e pode se tornar um grande vilão. Na maior parte dos casos e que já foram comprovados por meio de de estudos, os homens são os principais donos deste sentimento tão temido. Muitos deles chegam a consequências drásticas apenas por sentir aquela pontada de ciúme. Portanto, se o seu marido é ciumento, aprenda a lidar com ele lendo este artigo aqui no Cultura Mix!
O que é o Ciúme?
Para entender bem do que se trata esse sentimento, vamos explicar todos os detalhes de como ele surge e como pode se tornar fatal para o relacionamento ou para a própria pessoa. Na verdade, o ciúme se manifesta por causa de uma auto insegurança. Pode até ser uma característica natural do indivíduo em muitos filósofos antigos defendiam esta tese. Mesmo assim, o ciúme surge basicamente da insegurança ou do chamado “medo de perder”. Quando temos medo de perde alguém, nos sentimos ameaçados e acuados e manifestamos tudo isso através das atitudes proporcionadas pelo ciúme.
Os Tipos de Ciúme
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=y0vdjwAutEA[/youtube]
Existem diversos tipos de ciúmes que podem se manifestar de forma positiva ou negativa, dependendo da sua intensidade e das consequências que ele pode causar. Abaixo, indicaremos todos os tipos:
Ciúme leve: Este pode ser bastante saudável para a relação. Afinal, quem não gosta de se sentir um pouco protegido de vez em quando. O ciúme saudável causa uma sensação de que o seu parceiro se importa com você.
Ciúme mediano: Não é bom e nem é ruim. Na verdade, pode ser bom somente em algumas ocasiões. Quando o ciúme começa a invadir o seu espaço e deixa o seu parceiro incomodado chegou a hora de se controlar e começar a agir de acordo com o estágio mais leve.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=0viBQDy83Vc[/youtube]
Ciúme exagerado: Este é o começo das consequências ruins. Se o seu companheiro se torna agressivo e principalmente possessivo, a relação na irá nada bem e pode acarretar em consequências bastante pesadas, ou até mesmo, evoluir para um ciúme ainda mais doentio. Neste estágio, a pessoa ciumenta muda o comportamento e não se preocupa nem um pouco com o seu controle.
Ciúme fatal: Leva a consequências graves, que acaba muitas vezes em desastre. Neste estágio, o ciúme leva ao descontrole total e o seu parceiro nem terá noções de suas atitudes. Neste caso, um tratamento seria o mais adequado, já que as condições para o controle do mesmo serão limitadoras.
Agora, é a vez de você mulheres saberem em qual desses estágios de ciúme o seu marido se encontra. Se você acha que está no nível exagerado, procure um profissional que possa ajuda-lo. Afinal, o amor livre é que é de verdade.
O Medo da Infidelidade
no images were found
Um dos principais causadores do ciúme é o medo pela infidelidade do outro. Atualmente, o número de traições aumentou consideravelmente. Afinal, quem nunca teve medo de ser enganado pelo seu amor? Com isso, o ciúme se torna mais frequente, ainda que por motivos banais.
Em Prol da Liberdade
As vitimas dos maridos ciumentos possuem um sintoma incomum: o sufocamento diante da relação. Quando não há espaço para si porque o ciúme está tomando conta de tudo, elas tendem a se sentir sufocadas e prezam pela sua liberdade. Com isso, a relação vai se destruindo aos poucos e se tornando bastante desgastada. Portanto, maridos, controlem os seus ciúmes se quiserem manter o amor de suas vidas do seu lado!
Ciúme X Imaturidade
Muitos especialistas atrelam ciúmes à falta de maturidade por parte dos homens. Estudos comprovam que as mulheres amadurecem mais rápido do que os homens, comprovando também o alto índice de ciumentos no mundo masculino. Portanto, ciúme e imaturidade podem ter tudo a ver, até porque o ciúme também é um sentimento que vem da insegurança e este, por sua vez, pode ser fruto da falta de maturidade.
O Ciúme Patológico
Ainda existe mais um tipo de ciúme e que pode ser o mais problemático de todos: o ciúme patológico. Este tipo ocorre quando o sentimento já virou doença e pode ter diversos sintomas graves:
- Não suporta qualquer exclusão de algum programa que a mulher faça, seja ele um compromisso do dia a dia ou do trabalho.
- Vasculha as coisas pessoais, buscando provar a traição
- Promove perseguições à esposa
- Tenta sempre querer dar o flagra na mulher ligando, checando informações com os outros ou indo até os lugares onde ela está
- Prepara armadilhas para pega-lo com um suposto amante
- Vive desconfiando e nunca acredita em bada do que ela diz ou faz
- Cobra roteiros e horários
- Faz proibições constantes, até com roupas e não deixa a mulher nem olhar para os lados
- Possuem um sentimento de posse super exagerado, se considerando donos das mulheres
Quem tem a tendencia a desenvolver a doença ou qualquer outro tipo de ciúme, ainda que seja o mais leve?
Independente do ciúme que o seu marido possa ter, a solução é calma e tratamento. Quando o sentimento vira doença, o mais indicado é mesmo procurar um especialista que possa tratar do caso para que as consequências não se agravem.
Nas outras ocasiões, procure conversar com o seu parceiro para saber os seus motivos e razões. A conversa as vezes é o melhor remédio para tudo. Fale para o seu companheiro que ele terá que se controlar e aprender como lidar com o ciúme, ou não terá mais como consertar a relação. Se ele estiver realmente empenhado, tudo vai acabar se solucionando. Se não resolver, a melhor saída é o tratamento com um profissional. Com certeza, com muita ajuda e dedicação, o seu marido vai eliminar a insegurança e ter uma relação bastante saudável com a sua esposa.
Escrito por Jéssica Monteiro da Silva